Educação Itaguaí: Recursos do FUNDEB - EU QUERO TAMBÉM! (Escrito pelo Prof°. Ronaldo Victor)

Nós somos professores da prefeitura municipal de Itaguaí, cidade que recebeu em 2013 o valor de R$ 60 milhões de reais do FUNDEB, para serem investidos na educação. Na proporção de 60 % para salário dos profissionais do magistério e 40% para a melhoria da educação básica, o fundo é a principal fonte de renda da educação no país. 

Além do FUNDEB, também é obrigação dos municípios investirem 25 % dos impostos na área de Educação (art. 212 CF). O que parece, é que na cidade de Itaguaí, ou não estão sendo investidos os 25 %, ou não está sendo repassada a verba do FUNDEB, ou o que parece mais provável, está saldando a folha da educação, exclusivamente, como os recursos do fundo, impedindo assim, o real avanço salarial da categoria. 

Todo município que recebe o recurso tem um conselho de fiscalização do FUNDEB, mas sua atuação e transparência ficam a cargo das particularidades políticas de cada município. Em um país coronelista e corrupto como o Brasil é nossa obrigação fiscalizar. É muita grana e pouca fiscalização,quando se fala de FUNDEB, até o professor mais politizado não sabe direito como funciona. 

O pior, é que o fundo esta previsto para durar só até 2020, faltando apenas cinco anos para perdermos esse importante recurso. Precisamos de muita, muita, transparência desta bolada. Vão alegar que recebemos 20 % de aumento, uma coisa não tem nada a ver com a outra, o que queremos é uma transparência, bem transparente, sobre o destino do recurso destinado para a valorização dos professores e melhoria da educação básica. 

Queremos saber quem são os membros do conselho de fiscalização, queremos ampla divulgação do destino dos recursos, queremos participar das eleições de composição do conselho. Queremos que o dinheiro que foi destinado aos nossos bolsos chegue intacto ao seu destino.

IMPOSTOS DE ITAGUAÍ EM 2013 = X
25 % DE X = DEVERÃO POR LEI SER INVESTIDO NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO
ESSE DINHEIRO ESTÁ SENDO IVESTIDO NA EDUCAÇÃO?

FUNDEB
60 % MELHORIA SALÁRIO DOS PROFISSIONAIS DE MAGISTÉRIO
40 % INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ESSE DINHEIRO, PRINCIPALMENTE A MELHORIA SALARIAL, QUE É MAIOR PARTE DO FUNDO, ESTÁ SENDO INTEGRALMENTE REPASSADADO PARA OS PROFESSORES?
EM 2013 ITAGUAÍ RECEBEU 60 MILHÕES.
O FUNDEB NÃO SOBRA – O QUE SOBRA SÃO OS 25%.

Prof. Ronaldo Victor

5 comentários:

  1. Concordo plenamente ,onde está indo este dinheiro que não se fez creches e nem escolas e muito menos reformas que algumas como a Vinte seis de Dezembro que precisa de reforma geral e até hoje está largada,cadê a fiscalização,cadê os deputados para fiscalizar os Vereadores para cobrar???????????

    ResponderExcluir
  2. Também concordo. Estamos sendo enganados.

    ResponderExcluir
  3. EU QUERO TAMBÉM QUERO ESCOLA CLIMATIZADA.

    ResponderExcluir
  4. nunca se sabe para onde realmente vai esse dinheiro???

    ResponderExcluir
  5. Vai para o luxo e conforto de poucos do esquemao ,que vivem só para o luxo a pior preocupação deles é como gastar essa bolada investir enquanto isso Gastão com,roupas ,comidas mais caras,eletrodomesticos ,carros etc... é muita ostentação. Tão na moda!!!!.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!