MULTAS aplicadas por GUARDAS MUNICIPAIS da BAIXADA podem ser ANULADAS! (Blog elizeupires.com)

Nada mais e nada menos que 753 agentes da guarda municipal de Itaguaí não poderiam nem estar fardados nas ruas e muito menos atuar na fiscalização do trânsito na cidade, pois não são concursados e não têm poder para isso, mas essa corporação, que tem apenas nove funcionários efetivos, é uma das que mais multam no estado. 

A mesma irregularidade, embora em menor proporção, é verificada na guarda municipal de Nilópolis, que até blitz na Via Light, uma estrada estadual que sequer passa por dentro daquela cidade, costuma fazer. É por essas e outras que o Ministério Público está marcando em cima, cobrando dos prefeitos a realização de concursos públicos para contratar agentes e acabar com o que o cidadão vem classificando como abuso de autoridade.

Agentes mal orientados e sem a mínima noção da legislação de trânsito, ganham uma farda e, munidos de talão, caneta e apito são colocados nas ruas para gerar receita. Em algumas cidades, denunciam agentes, as chefias chegam estipular uma meta.

Em São João de Meriti, por exemplo, dependendo da via em que o agente estiver trabalhando, a meta, denunciam, é de no mínimo cinco autos de infração por dia por cada agente. A legalidade das multas aplicadas por agentes municipais tem sido objeto de várias ações judiciais. Em 2004 todas as infrações lavradas pelos agentes de trânsito de Nova Iguaçu no período de 2000 a 2004 foram anuladas por decisão judicial, uma vez que nenhum os agentes da então Coordenadoria de Trânsito (Cositran), os "laranjinhas", como eram chamados por causa da cor do uniforme, era concursado.

No caso de Itaguaí a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (núcleo Angra dos Reis), ajuizou uma ação de improbidade administrativa e está pedindo no processo a demissão de todos os agentes contratados irregularmente e a realização de um concurso público.

Divulgação: ElizeuPires.com
Título original da postagem: Multas aplicadas por GMs da Baixada podem ser anuladas 

7 comentários:

  1. Boa tarde!
    São os agentes de trânsito e não a guarda municipal q notificam as irregularidades, e as notificações ocorrem devido às irregularidades cometidas( sabemos que é vdd). Cinto de segurança é de uso obrigatório e os condutores não usam, avanço de sinal, estacionar no passeio,etc...

    ResponderExcluir
  2. Isso é um descaso e pura improbidade Administrativa, qualquer estudante que tenha noção de Direito Administrativo sabe que o "Poder de Polícia do Estado" - poder para multar e reprimir infrações - não pode ser delegado à particulares, neste caso nunca poderia ser delegado a pessoas contratadas.

    ResponderExcluir
  3. A Guarda Municipal nunca fez autuações. Quem aplica as autuações são os agentes de trânsito da secretaria de transporte e trânsito. Todos os agentes são estatutarios e com portaria do Detran RJ.

    ResponderExcluir
  4. só para lembrar guarda municipal não é agente de transito e em ítaguai somos agentes de transito estatutários temos sim o poder de orientar e fiscalizar antes de falar que os 753 guardas municipais não poderiam nem estar fardados deveria saber o que é guarda e o que é agente de transito e só para lembrar farda é de uso das forças armadas o da guarda municipal é uniforme assim como o nosso ,procure se informar antes de soltar uma matéria e causar um alarde nos contribuintes. desde já agradeço a publicação

    ResponderExcluir
  5. Fui multado em Nilópolis em Fevereiro de 2015 não chegou notificação e não tem data para vencimento eu descobrir pela internet Será que eu devo pagar

    ResponderExcluir
  6. Onde se faz recurso de multa aplicada pelo orgão PMIG?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Os guardas de Itaguaí abusam de autoridade,pra multar e pedir dinheiro em troca de ñ multar a pessoa.Q na maioria das vezes ñ estão errados. E ainda falam com palavrar grossas impondo autoridade com arrogancia

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!