CEFET-RJ abre 982 vagas em diversas áreas para cursos de ENSINO TÉCNICO - Vagas para ITAGUAÍ - Encerramento das inscrições em 28/09 - CONFIRA o edital e faça sua inscrição!

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental - completo ou em curso - interessados em ingressar na Educação Profissional Técnica de Nível médio em diversas áreas, têm até o próximo domingo dia 28, para se inscrever no concurso de admissão 2015 do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

INSCRIÇÕES E EDITAIS PELO SITE:


No total, o Cefet/RJ oferta 982 vagas nos 15 cursos técnicos distribuídos pelas áreas de Ambiente, Saúde e Segurança, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação,
Infraestrutura, Produção Alimentícia e Turismo, Hospitalidade e Lazer. 

As oportunidade incluem, além do Rio de Janeiro, municípios como Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença.

A inscrição deve ser feita no site do Cefet/RJ ou no da Fundação Bio-Rio, organizadora do concurso. Nestas páginas, o candidato deverá preencher o pedido de inscrição e imprimir o boleto no valor de R$60, para pagamento da taxa até o dia 29 de setembro. Na inscrição, o candidato informa se concorrerá pela reserva de vagas. 

De acordo com a lei de cotas, 50% das vagas em cada curso é destinada a ex-alunos da rede pública. Destas vagas reservadas, metade é para aqueles que possuem renda familiar, bruta, per capta de até 1,5 salário mínimo e a outra metade para os que possuem patamar de renda acima deste. Parte das vagas das cotas são destinadas, ainda, a candidatos negros, pardos e indígenas (veja quadro).

Há dois tipos de cursos. No integrado, o aluno estuda no Cefet/RJ tanto as matérias do ensino médio tradicional como as referentes à formação profissional. Já nos cursos de concomitância externa, o estudante cursa só o ensino técnico no Cefet/RJ. Ele precisará estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. No final da inscrição, será disponibilizado o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que constará o nome, número da inscrição, campus e curso escolhido pelo candidato no ato da inscrição. A partir do dia 7 de novembro, a Fundação Bio-Rio divulgará os endereços dos locais da realização da primeira etapa.

As provas serão realizadas em duas fases. A primeira, no dia 16 de novembro, terá 40 questões de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Estudos Sociais (História e Geografia). A segunda fase é composta por uma redação, com tema determinado e texto em prosa, que será realizada no dia 7 de dezembro. O resultado final das duas etapas está previsto para o dia 9 de janeiro de 2015.

Divulgação: Folha Dirigida

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!