Opinião Itaguaí: VITÓRIA TOTAL na aprovação do Plano de Cargos e Salários da EDUCAÇÃO? Bem amigos, precisamos ter CAUTELA - É hora de avaliar o movimento até aqui! (Escrito por Danilo Aguiar)


"Muita comemoração, final feliz para o movimento do Plano de Cargos e Salários, todos os objetivos foram alcançados, a categoria está feliz e radiante nos corredores das unidades escolares, o prefeito cedeu na totalidade de todos os pontos reivindicados pela categoria...todos estão comemorando..."  

Bem, como autor deste Blog tenho uma opinião distinta do que é colocado pelo sindicato da categoria, alardeada pelo site da Prefeitura e jornais. Espero que os leitores leiam esta postagem e prestem a atenção em alguns pontos que serão apresentados a seguir.

Mesmo com todo clima de festa na última assembleia da categoria, no Cochicho ontem (20/08), preferi ir, solicitar a palavra e expor minha opinião sobre o que foi aprovado, mesmo sabendo que ao final, seria completamente desqualificado pelos que estavam ali presentes. Mesmo sabendo que o clima alardeado, quase ufanista, de festa impossibilitaria os presentes de compreender na totalidade os motivos para levar ao meu posicionamento naquele momento, preferi correr o risco e dizer agora o que entendo ser o fato ali corrente.

Ponderei, ao pedir a palavra que o Plano possui avanços, citando-os como a redução de 30 horas para técnicos administrativos, as novas tabelas de adicional por mérito, com valores maiores pagos, concordei com a luta por manter o direito a progressão aos professores DE-1/2, entre outros avanços que foram resultados da luta de toda categoria ao longo destes últimos meses.



Por outro lado, também com a presença do Vereador Professor Willian Cezar, também ponderei que o plano aprovado possui algumas "pontas soltas", como propor apenas 40-50 reais de aumento para 2015 para alguns cargos técnicos-administrativos de 30 horas, a retirada de um item do plano anterior (Como a previsão de auxílio financeiro para estudos) e a redação evasiva do artigo 21 - X referente a quais cursos serão autorizados a licença remunerada do servidor público, ainda neste momento, perguntei aos presentes por qual motivo não está incluído os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Ao final da minha fala, questionei a postura do Prefeito em ir a câmara na terça (19/08) quase escondido, para fazer um discurso de surpresa, com o objetivo claro de capitalizar para ele mesmo o bônus de ter aprovado o Plano e não a categoria pelo movimento realizado nos últimos meses. Por fim, falei claramente: "O Plano possui avanços, mas também precisam consertar lá na frente as pontas soltas". Em resumo, preferi a cautela ao invés da euforia gratuita proposta na assembleia.

Apesar de precisar ir trabalhar, naquele momento, em outra escola da rede, preferi ficar, sentar em uma das cadeiras e ouvir a resposta de cada um dos líderes do SEPE. Ouvi cada palavra dos líderes do SEPE e não mudo de opinião. O plano possui avanços mais possui algumas pontas soltas. A tabela de salários aprovada , ao meu ver, não passa de um aumento anual, muito longe de uma realocação salarial, os problemas nas unidades escolares continuam, o verão vem ai e os aparelhos de ar-condicionado continuam do mesmo jeito.


Para onde a categoria quer ir a partir de agora? A jornada continua!

Esse clima de fim de novela, com um final feliz não me convence, não convence boa parte da categoria, principalmente quando o assunto é levantado pelos amigos em todos os cantos. Pelo visto, essa conversa de "vitória total e final feliz" só convence a liderança do SEPE de Itaguaí. Não existe final feliz, existe luta permanente por melhores condições. A APROVAÇÃO DO PLANO NÃO É O FIM DE UMA JORNADA, pode ser apenas o início de uma nova luta. Ontem mesmo já obtivemos uma outra vitória importante, que é o retorno da merenda escolar para os servidores das unidades escolares. Isso mostra que momento é histórico, mas sem mobilização permanente, a categoria perde militância e a longo prazo, força.

A luta continua! Eu aproveito para dizer aqui nesta postagem que sou a favor da reforma no quadro do Conselho Municipal de Educação, com a inclusão de novos representantes, com vagas para todos os segmentos de servidores de carreira da categoria: Professores DE-1/2 e Professores DE-3/4, Pedagogos, Técnicos-Administrativos, o pessoal da Educação Infantil e Assistência Educacional. Sou a favor da institucionalização da comissão paritária permanente através de lei municipal. O movimento não pode esvaziar, a aprovação desta lei não pode colocar por terra todo um movimento que foi vitorioso até aqui.

Por último, não posso deixar de expor que tenho bastante cautela em relação ao assunto "Plano de Cargos e Salários". Espero que os leitores do Blog Cidadania do Porto entendam meu posicionamento. Não estou desqualificando as pessoas que ficaram envolvidas nas negociações nem o sindicato, mas apenas ponderando que a luta não termina aqui mas continua agora mesmo com mais força. Esse é o meu posicionamento, assim como na assembleia de ontem, aceitarei com humildade as respostas distintas a minha opinião.

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

  1. Prof. Danilo,boa tarde
    Como é a nova tabela do adicional por mérito?
    Como o servidor consegue receber esse adicional?
    Certa vez solicitei o adicional a responsável pela unidade a qual sou lotado e ela negou, afirmando que a secretaria não quer saber disso. Depois eu entendi o motivo. Ela é cargo comissionado, jamais faria para beneficiar um efetivo, com o risco de perder o cargo. O que fazer quando um servidor exerce 2 funções e só recebe por uma?

    ResponderExcluir
  2. O Plano não convence. E não esqueçamos que estamos em ano eleitoral; por isso, os politiqueiros das diversas categorias e instâncias precisam de holofotes.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!