Educação em Seropédica: MARTINAZZO declara GUERRA ao funcionalismo - GOLPE no Plano de Cargos e Salários e no CONCURSO PÚBLICO - CATEGORIA quer NOVA ELEIÇÃO para SEPE local IMEDIATAMENTE!


O Blog Cidadania do Porto está acompanhando também o drama do funcionalismo em Seropédica. O prefeito Alcir Fernando Martinazzo mudou radicalmente seu posicionamento de apoio e prestígio ao funcionalismo, sobretudo da educação. Tal postura refletiu-se também no andamento das convocações do Concurso público de Seropédica, ocorrido em 2012. Nesse momento em Seropédica, os funcionários da Educação estão cada vez mais perto de uma declaração de greve.

Até o início deste ano, o prefeito de Seropédica e sua esposa, a atual secretária de educação, Professora Lúcia Baroni, flertavam com avanços e democratização do processo relativo a montagem e apresentação do plano de cargos e salários. Anunciaram um calendário de novas convocações, ampliação do número de vagas, nomeação de uma comissão para estudar o novo plano de cargos e salários, surgindo inclusive nas redes sociais um anteprojeto do novo plano (Clique aqui).

De uma hora para outra, tudo desandou. Estranhamente, o jurídico da prefeitura declinou a proposta de criação de novas vagas para o magistério, mesmo com carência e recursos em caixa, o prefeito não moveu uma palha para intervir nisso. Depois, a secretária de educação faz convocação de aprovados para oferecer contrato temporário. Por fim, o prefeito exonera representantes da categoria (Clique aqui), em uma das principais comissões municipais da área da educação (FUNDEB), por motivo de seus posicionamentos em favor da categoria, entre outras ações que visam prejudicar possíveis avanços no Plano de Carreira da categoria.

 Posicionamento do SEPE Seropédica-Paracambi

Segundo informações recebidas pelo Blog Cidadania do Porto, o posicionamento do núcleo do SEPE Seropédica-Paracambi é de um mero espectador, não defendendo os interesses da categoria, e pior, seus líderes sendo vistos frequentemente em eventos da Prefeitura declarando abertamente apoio e prestígio aos mandatários do município, ignorando completamente seus papeis de luta ao lado da classe que os representa. 

Além disso, segundo informações recebidas, a atual direção do SEPE Seropédica-Paracambi estaria negando aos profissionais da educação do município o direito a convocação de assembleias para discutir a questão ou mesmo declarar logo a greve. A situação sindical é tão grave que os profissionais da educação de Paracambi, não aguentando mais tais posicionamentos, já declararam ser necessário a criação de um núcleo local, desvinculado do núcleo de Seropédica. Já o funcionalismo de Seropédica não se vê mais representado pela atual liderança local.

Categoria convoca reunião para discutir a questão

Um grupo de funcionários da categoria decidiu, por conta própria, marcar uma reunião para discutir sobre a atual conjuntura do funcionalismo municipal da educação, notadamente referente ao andamento da revisão do Plano de Cargos e Salários. Amanhã (04/07), às 10 horas em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal em Seropédica, com termino das 12 horas, todos os funcionários municipais da educação estão convidados a estarem presentes.

Alguns temas importantes serão debatidos nessa reunião, inclusive o que poderá ser feito para afastar a atual liderança do SEPE Seropédica-Paracambi. Também soma-se a essa questão, qual posicionamento será tomado em relação ao conjunto de ações tomadas pelo prefeito Martinazzo em prejuízo ao funcionalismo público municipal, notadamente na educação e a questão da infraestrutura das escolas da rede, dentre outros. O Blog Cidadania do Porto está acompanhando o desenrolar dos fatos em Seropédica.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!