Educação Itaguaí: Câmara define para agosto votação do plano de cargos e salários


Segue aos leitores a postagem publicada pela Câmara Municipal de Itaguaí em seu site em 25/06/2014:

Ficou definido para o mês de agosto, a votação do plano de cargos e salários dos profissionais da educação de Itaguaí. A questão foi um dos principais assuntos debatidos na Câmara Municipal durante a sessão legislativa desta terça-feira, 24 de junho, quando o vereador Eliezer Lage Bento (Zezé) ocupou a tribuna para justificar a que estágio segue os trabalhos de análises do projeto; tanto no que cabe a função da câmara e a parte da Prefeitura de Itaguaí.

O vereador Zezé iniciou seu discurso para lembrar que o plano de cargos e salários chegou à câmara no dia 30 de maio, mas que apresentava erros. Ele citou, por exemplo, que o projeto não estava no papel timbrado da prefeitura, e que o mesmo não constava à assinatura do prefeito. “É esse e outros motivos que nós não votamos. Foi dito na internet, na mídia que a câmara votou contra. O que aconteceu, nós detectamos por meio da minha comissão que é de Finanças, a do vereador Silas, junto com o vereador Márcio Pinto, que havia alguns erros no plano e a gente optou por corrigi-los para podermos fazer uma coisa certa”, assegurou.

Seguindo a linha de raciocínio, o vereador Zezé destacou que a câmara tem feito reuniões para agilizar os trabalhos. O parlamentar garantiu que a Casa tem interesse em votar logo o plano da educação, bem como do funcionalismo geral. “Nós cobramos em uma reunião que tivemos com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o plano do funcionalismo. A fundação se comprometeu de trazer esse restante para votarmos. Gostaria de informar que está muito bem encaminhado, as conversas tem sido boas. Estamos chegando a denominadores comuns”, afirmou, e completou: “Há algumas divergências, inconstitucionalidades, coisas que estamos discutindo com a Procuradoria desta Casa, que está nos auxiliando para podermos fazer certo. Senão, vamos votar uma coisa errada e depois seremos questionados”, afirmou. 

Ainda sobre o plano da educação, Zezé diz que a câmara solicitou a folha de pagamento dos profissionais de 2014 e 2015 para se ter a ideia do impacto. “De quanto vai ser, a gente não sabe? Precisamos saber disso, o município precisa saber”, explicou o vereador lembrando que por essa razão ainda não foi votado o projeto. 

Interesse x celeridade

O vereador Willian Cezar também foi à tribuna para pedir celeridade no andamento das atividades parlamentares referente ao plano de cargos e salários da educação. Ele se embasou de argumentos que tem muito interesse no plano em questão já que também é professor. “Vou acompanhar e fazer de tudo pela categoria. Sou professor, continuo lecionando e estou na luta”, disse. “Espero que essa Casa possa agilizar o mais rápido possível para votarmos realmente esse plano e levar para a categoria vê se isso é realmente que ela quer", comenta. "Acho que o plano não vai ter serventia se não for atender as necessidades dos profissionais”, emendou Willian. 

Elogios às comissões 

O vereador Jailson Barboza fez um discurso inflamado também para fazer um apelo aos colegas de bancada. “Vereadores acelerem isso, por favor! Não é somente o plano de cargos e salários dos professores é de todo funcionalismo público. Não é só a geladeira dos grandões que deve estar ser cheia não, a do pequeno também. Tragam logo esse plano para votarmos, porque não aguentamos mais isso”.

Mais adiante, Jailson fez questão de elogiar o trabalho das comissões. “Não poderia deixar de parabenizar os colegas das referidas comissões. Entendi que essas comissões estão fazendo hoje, na verdade, é encurtar o que deveria ser encurtado há muito tempo. Para que contratar a Fundação Getúlio Vargas, gastar uma R$ 1,3 milhão do munícipe. Esse um R$ 1,3 milhão que foi gasto com a FGV poderia estar inserido nos contracheques dos professores ou não poderia?", questionou. 

Quase ao final da sessão desta terça, o vereador Zezé foi mais uma vez a tribuna para dar resposta aos colegas que pediram celeridade. “Eu e o vereador Márcio Pinto combinamos que vamos trabalhar no recesso. Quando acabar esse recesso nós estaremos com esse trabalho pronto para ir para votação. Se for necessário pedir dispensa de interstício, dentro da legalidade para que seja votado, nós vamos pedir. Essa Casa não é contra nenhum funcionário da educação, nenhum funcionário da prefeitura”, finalizou.

Um comentário:

  1. Todos preocupados com inconstitucionalidades...mas eu acho engraçado..uma piada, pois falam de impacto na folha de pagamento porém ninguém comenta os gastos exorbitantes com os carros alugados.. mais ou menos 7 milhões..dos quase 4 milhões gastos no convênio com São João de Meriti e não se tem nem os nomes dos pacientes..ração para porcos...funcionários fantasmas...auxiliar de serv. escolares ganhando 8 mil pelo fato de ser parente do executivo. O desrespeito pela Lei a qual proíbe eventos no centro de Itaguaí, da autoria do ex vereador Beto da Reta.............alguém está preocupado em seguir a LEI NESTA CIDADE DE MALBORO?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!