Opinião: O funcionário municipal de Itaguaí precisa ser respeitado! (Escrito por Danilo Aguiar)


Ao ver as últimas reportagens de jornais e postagens nas redes sociais sobre o péssimo estado dos aparelhos públicos municipais, notadamente da educação e saúde, notei que além dos moradores de Itaguaí, o servidor público também é um grande prejudicado. Prejudicado por não receber instrumentos adequados para servir melhor a população, prejudicado também por não ser reconhecido pelo governo municipal como um ator importante nesse processo

Ao invés de ser prestigiado, todo funcionalismo de nosso município vem sendo desprestigiado de diversas maneiras, que tem como resultado final a ineficiência do serviço prestado. O funcionalismo não é obrigado a comprar o material de trabalho, seja na saúde ou na educação, ou mesmo em qualquer setor público. De outra forma, recebo reclamações diversas todos os dias, como de assédio moral, práticas que aparentemente contaminou todos os órgãos da administração atualmente. 

Num momento de ineficiência da atual gestão do município, existe um movimento se formando com o objetivo claro de tentar responsabilizar os servidores da cidade pela ineficiência dos serviços prestados. O funcionalismo da cidade não é responsável pela falta de material, nem pela falta de coordenação e comando e também não é responsável pela falta de gestão do governo. Os responsáveis pela péssima gestão da cidade estão nos gabinetes da administração pública municipal.

Por isso, digo com todos os tons, repudiando qualquer iniciativa que tem como objetivo prejudicar o servidor municipal. Acredito que o servidor público municipal precisa ser respeitado. O administrador atual da cidade, aparentemente, tem uma visão de que seu funcionalismo seja um grande problema político, quando espera-se que o chefe do executivo deveria ter em seu funcionalismo um parceiro fundamental no processo.

Por isso me posiciono: Espero que esse plano de cargos e salários torne-se de verdade uma prioridade para o governo, sem novas artimanhas para prejudicar o funcionalismo. Espero também que o governo comece a respeitar o funcionalismo disponibilizando material de apoio adequado. Espero que acabe, de verdade, o assédio moral, tantas vezes comentado nas redes sociais, principalmente usando o estágio probatório como fator de coação. Sinceramente, BASTA, o funcionalismo municipal merece o respeito dos gestores da cidade!

Prof. Danilo Aguiar

5 comentários:

  1. estou sofrendo assedio moral atraves da avaliação do estagio probatorio...mas alguem esta passando por isso?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que os concursados em sua maioria estão sofrendo de alguma forma.
    Eu escuto a todo momento, "olha você está em Estágio Probatório!", como se fosse um crime o fato de passarmos num concurso público e sermos chamados para tomar posse de nossa vaga.
    Se não há vagas para atender as necessidades políticas da cidade a culpa não é nossa!
    Existe sim uma falta de respeito para com o Servidor Público!
    Nunca havia visto um governo tão despreparado, totalmente desnorteado, com tantas irregularidades visíveis e absurdas no que se refere a Administração Pública de forma generalizada.
    Se existisse Justiça, essa pessoa que comanda está cidade, o chefe do Poder Executivo vulgo Prefeito, já estaria fora. Mas infelizmente, Justiça só existe para os pobres que não tem condições de burlar as Leis e aqueles que detém o Poder de executá-las.

    ResponderExcluir
  3. Eu também venho sofrendo assédio moral atraves do estágio probatório. A perseguição é explícita e covarde...Tá difícil.

    ResponderExcluir
  4. Basta acionar o Ministério Público, que em um instante o assédio acaba!

    ResponderExcluir
  5. se quiser mover uma ação conjunta vamos juntar o maximo de concursados que passão pelo mesmo e vamos que facilita,não queremos nada alem do minimo basico possivel.respeito.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!