Opinião: E COMO VAI A CULTURA DE ITAGUAÍ? (Escrito por Eduardo Teffé)

Recentemente escrevi no Blog fala Itaguaí (http://www.falaitaguai.blogspot.com.br/) um pequeno comentário sobre como andava o Teatro em Itaguaí. Para esta postagem, Vou tentar ampliar um pouquinho mais o horizonte e falar sobre a Arte e Cultura em Geral na cidade. Mas primeiro vamos refazer o percurso da questão do Teatro na cidade. Em minha postagem no Blog Fala Itaguaí apontei algumas questões: Itaguaí vê emergir de tempos em tempos grupo guerreiros, capazes e muito interessados em fazer arte. 

Do outro lado a política pública (desse governo e de outros), os gestores preferem a mão-de-obra não qualificada – e muita vezes de fora da cidade - a ausência de distribuição de aparelhos culturais e a falta de dialogo com os grupos locais bem como a existência de uma política de balcão em detrimento de editais públicos transparentes. Quando ampliamos para a cultura em geral vemos o mesmo cenário, só que agora expandido.

Já faz alguns governos que os procedimentos artísticos e os bens materiais e imateriais de Itaguaí não são valorizados.

- Itaguaí já teve um grande carnaval com grandes blocos... que foram relegados a segundo plano;

- Itaguaí tem alguns (poucos) imóveis de uma importância histórica incrível – tipo a Igreja Matriz ...que parecem que vão deixar cair;

- Itaguaí tem diversos estudantes que estão entrando em cursos de arte em nível superior – principalmente na Rural... a prefeitura continua colocando pessoas sem qualificação técnica para ocupar os cargos de comando.

O problema não é de hoje, mas a prefeitura tem que perceber que a Arte e a Cultura são instrumentos libertadores do ser humano e com grande potencial social. E é vital o bom funcionamento do serviço em Itaguaí com aparelhos culturais em diversos bairros, um conselho de cultura atuante, editais públicos e cargos ocupados por artistas, gestores ou formandos em artes.

Nota: o segundo plano da cultura é evidenciado pela verba destinada a ela. Segundo o Jornal Atual Edição 1185 a verba anual da mesma é de 135,5 mil para o ano todo – inferior a verba de 300 mil do showball que durou um final de semana ou do lote de pães para o hospital que foi mais de 177 mil.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!