Notas do ENEM 2012 mostram que o nível da educação em Itaguaí é uma tragédia (Escolas Particulares e Públicas) - OBS: Se a solução é pela educação, Itaguaí deve continuar mal por muitas décadas se nada for feito para mudar - VAMOS DEBATER ISSO?

Saiu no dia 25 de novembro, as notas do ENEM 2012 por escola, no site do INEP. As notas consideram apenas as escolas que tiveram mais de dez participantes no Enem e com taxa de adesão dos alunos concluintes do ensino médio acima de 50%.

As médias levam em conta a nota na redação e as notas de cada uma das quatro competências do exame: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza. As escolas privadas aparecem com 577,39 pontos de MÉDIA NACIONAL e tiveram 31,51% dos que fizeram a prova. As escolas da rede estadual tem a maior parte dos estudantes concluintes do ensino médio participantes do exame com 65,53% dos inscritos. A rede estadual obteve uma MÉDIA NACIONAL geral de 485,64 pontos. A rede Federal, com 2% dos estudantes que fizeram o ENEM 2012, obteve MÉDIA NACIONAL de 584,23 pontos em uma escala que vai até 1 mil. 

As médias das escolas de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica que foram avaliadas são apresentadas no quadro, em ordem decrescente. Percebam que nenhuma escola particular de Itaguaí avaliada, alcançou a média nacional, que é uma média baixa. Enquanto as públicas, só o C. E. Piranema alcança a média nacional mas é muito ruim em pontos:
No próximo quadro, podemos ver as médias por área:

Fonte dos dados: INEP
SEROPÉDICA:
MANGARATIBA:

Com a divulgação desses dados, percebemos que em nossa região tem 1 colégio federal (CTUR) que conseguiu ficar acima da média das escolas federais no Brasil e isso merece muitos elogios. Não seguindo esse mesmo sentido, as escolas particulares e estaduais da nossa região, não conseguiram alcançar a média nacional. As escolas particulares precisam refletir sobre os números e apresentar melhoras emergenciais. 

Quanto as escolas estaduais da região, somente 1 em Itaguaí (Piranema) e 1 em Mangaratiba (Montebello) conseguiram ficar acima da média nacional. Em Seropédica, nenhuma escola estadual conseguiu alcançar a média nacional e isso é preocupante e contraditório pois em Seropédica fica a UFRuralRJ.


A nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada, que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior. A nota é referência para os estudantes que concorrem a bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos. Além de ser pré-requisito para o Programa de Financiamento Estudantil, a nota do Enem também serve para o intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e para a obtenção do diploma de ensino médio.

NÃO QUEREMOS PREJUDICAR NENHUMA ESCOLA EM ITAGUAÍ DIVULGANDO TAIS DADOS. NOSSO OBJETIVO É MOSTRAR UMA TRISTE REALIDADE E GERAR UM DEBATE QUE POSSA VIR A MELHORAR ESSES ÍNDICES. SE NADA FIZEREM QUANTO A ESSES NÚMEROS VERGONHOSOS, POUCOS SAEM GANHANDO E A MAIORIA CONTINUARÁ SOFRENDO.

Prof° Fabiano Bastos

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!