Funcionalismo Itaguaí - opinião: A HORA DA VERDADE para o governo de Luciano Mota (por Danilo Aguiar) - RECADO AOS CONTRATADOS DA PREFEITURA - A GREVE dessa vez é para todos!

A Hora da Verdade está chegando - Seu prazo termina em maio!

A partir de segunda-feira (10/03), entra em pleno vigor os prazos estabelecidos pelo acordo entre o governo municipal e o funcionalismo da educação. Muita coisa mudou nesse mês de fevereiro, porém, muito ainda precisa mudar ainda. E o acordo não deve, sob forma nenhuma, ser cumprido parcialmente, saímos da greve pelo compromisso de cumprimento integral do que foi acordado, e devidamente comprovado por ata, nas dependências da Prefeitura de Itaguaí.

A grande problemática do governo atual é a ausência de um prefeito que esteja, de fato, no comando! É visível que, atualmente, a prefeitura está funcionando no piloto automático. Muitos desses gatilhos, ainda montados no tempo do Charlinho. A medida que os gatilhos vão se desarmando, e sem comando, tudo tende a ir parando, lentamente. Há hoje alguma coisa funcionando. Os aplausos? Se é que existem, deve-se a ação de personagens isolados, em outros setores da administração pública, não do "prefeito" em si. 

Mas começamos 2014 na Educação com vários problemas em curso: De um lado, um "prefeito" não honrando sua palavra em apresentar o Plano de Cargos e Salários, protelando ao máximo. De outro lado, temos a secretária Célia Tavares baixando, de uma só canetada, resoluções prejudicando a vida profissional de boa parte do funcionalismo. Nesse caso, desconsidero completamente o argumento de adequação pedagógica. O efeito final foi o PREJUÍZO PROFISSIONAL da categoria.

Chegamos na greve, em fevereiro, durando exatamente sete (7) dias. O governo, na figura da secretária de educação e o secretário de administração, aceitou as reivindicações da categoria. Formou-se uma comissão paritária para discutir os por menores. Muito do que foi reivindicado será implementado até dia 10/03, já outras questões ficaram para mais adiante, como o Plano de Cargos e Salários, acordado para ser apresentado até o mês de maio, daqui a menos de 60 dias.

Se realmente tivéssemos um prefeito, certamente mobilizaria toda equipe de administração e finanças para a montagem de um Plano de Cargos e Salários viável para benefício de todos, não concordam? O que vemos hoje é o retorno da velha comissão nomeada por ele mesmo, para março, nada além disso por enquanto. Mas como o prefeito não governa "de fato", ainda há muitas perguntas a serem respondidas e, com isso, muitas dúvidas. Porém, só o tempo dará as respostas.

O que será dito em maio caso o prefeito não apresente o plano? Velhas desculpas, argumentos infundados ou o velho e batido discurso que a magnífica FGV analisará melhor o plano, para entregar a proposta, quem sabe, em 2145? De nossa parte, a greve é automática, com todo funcionalismo da educação novamente paralisados. Seja lá, quem esteja de fato governando a cidade, o recado é simples e direto, sem o plano, de verdade, a greve é fato, não só na educação, mas em todo funcionalismo.

Ou o PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS sai em MAIO, ou é GREVE até o PLANO sair do papel!

Amigos, colegas funcionários contratados da Prefeitura de Itaguaí, sei que vocês trabalham duro e na maioria das vezes trabalham mais por salários menores que os servidores efetivos. Estou percebendo que a cada ano, o salário dos contratados é cada vez menor. Hoje, boa parte de vocês ganham exatamente um salário mínimo, com menos disso em dinheiro no bolso. Ano passado, o prefeito esqueceu de vocês, nesse ano, tudo leva a crer que ocorrerá o mesmo.

Apesar de acreditar que o funcionalismo deve ser formado por profissionais de carreira, não acho justo os servidores contratados estarem sendo nivelados, ano a ano. E aos poucos, todos os 3000 funcionários contratados receberão o mesmo salário, ou seja, o salário mínimo nacional. Não importa a função, não importa a atividade, nesse ritmo, todos acabarão recebendo apenas um único salário mínimo. Você, caro funcionário contratado estará satisfeito com isso? 

Ao morador de Itaguaí, base de quase a totalidade dos contratos da Prefeitura, para manter seus contratos, deverá aceitar nunca receber aumento nenhum? Ter que trabalhar mais e não receber, no caso das escolas, nem o auxílio-alimentação? Amigos, se essa greve irromper novamente em maio, será pela não-apresentação do Plano de Cargos e Salários e também da não apresentação do aumento dos servidores efetivos. Ano passado, o governo deu aumento para vocês, funcionários contratados?

Por isso, apelo aos mais de 3000 funcionários contratados da Prefeitura de Itaguaí, muitos destes eleitores do atual "prefeito" da cidade. A greve é para todos, todos os servidores! Não tenham medo de serem demitidos. Hoje, qualquer político da cidade precisa de votos para se eleger e reeleger, o "Senhor Prefeito" não terá coragem de assumir o ônus de demitir itaguaienses na impossibilidade de demitir os funcionários estatutários. Vocês não concordam com isso?

Não aderir a uma possível futura greve, junto com os funcionários efetivos, também significará aceitar viver trabalhando por um salário, que cada vez mais, nivelando-se no salário mínimo nacional. Pensem nisso: Ter medo de ser demitido e aceitar um baixíssimo salário, trabalhar mais que os colegas, sem nenhum adicional, e para piorar, sendo vítimas constantes de assédio moral, isso é vida? Por isso, apelo a todos os funcionários contratados da Prefeitura de Itaguaí, venham com a gente nessa nessa futura jornada pela nossa dignidade.

Pensem nisso, em maio, teremos a HORA DA VERDADE no governo de Luciano Mota, quem sairá vencedor? A cidade de Itaguaí e seu funcionalismo ou LUCIANO MOTA e seu grupo político?

12 comentários:

  1. a greve deve ser legítima e aderida por todo o funcionalismo publico e não somente pelos funcionários da Educação

    ResponderExcluir
  2. Os contratados trabalham tanto ou ate mais do que os efetivos, achei isso ridículo deles não receberem o benefício ou nem poderem comer na unidade de trabalho.
    Esse nosso conjunto de governantes só se importam com o dinheirinho deles q cai na conta e nada mais.

    ResponderExcluir
  3. VAMOS A GREVE NA SAÚDE.A HORA É ESSA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu quero um comunicado escrito e confirmado pelo sindicato da Saude , caso nao tenha , não vou me organizar pra coisa nenhuma

    ResponderExcluir
  5. A minha diretora disse que funcionários contratados não podem fazer a greve, pq o Sepe só atende e ampara os EFETIVOS e q nós contratados se fizermos greve seremos cortados pq nem acesso ao contrato temos.

    ResponderExcluir
  6. Então no dia 13/03 iremos saber se a greve continua ou não?
    Será que esse governo não fez o trabalho de casa e não planejou nosso plano de carreira? É o fim !!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda acho que maio é muito tempo... Se o tal plano ja ficou pronto ano passado, pra que reunir tudo de novo para um "review"? A comissão não teve competência para criar um PCS em conformidade com o orçamento e com outros salários do estado depois de mais de 6 meses? O que ficaram fazendo nas reuniões (se é que teve alguma), ficaram jogando no PokerStars? Interessante também que ninguém tocou mais no nome da FGV... Como eu sinceramente já sabia #fake.

    Eu me assusto mais ainda com a total submissão dos contratados, que não lutam para melhorarem as condições de trabalho e salário que estão. Porque não lutam para terem pelo menos carteira assinada? Porque não lutam para terem o adicional de insalubridade? Porque não lutam por vale-transporte e vale-alimentação? Porque não lutam para terem cópias de seus contratos no ato da assinatura, e com vigência do ano corrente?

    Acredito que, só com a união de todo o funcionalismo pra melhor, Itaguaí (realmente) vai vencer. o/

    ResponderExcluir
  8. Prof. Danilo, no início do texto está a data de 10/02. Não seria 10/03? ;) Abraço.

    ResponderExcluir
  9. 80% dos funcionários da SMAS foram exonerados. O cuidado básico que uma gestão precisa ter é Promover uma dissolução harmoniosa do contrato de trabalho com seus empregados. Assim, a gestão fica com a imagem preservada junto ao público interno e o demitido sai com sua dignidade e auto-estima preservadas.

    ResponderExcluir
  10. $$$$$$$ POR FAVOR $$$$$$$$

    VAMOS ACABAR COM A OBRIGATORIEDADE DOS PROFESSORES PARTICIPAR DAS FESTAS JUNINAS E LEVAR DOCES, SALGADOS, REFRIGERANTE PARA SEREM VENDIDOS E TEM QUE ASSINAR LISTA DE PRESENÇA NO LOCAL, MAIS A GENTE NÃO É OBRIGADO A TRABALHAR A NOITE. MUITAS ESCOLAS NÃO OBRIGAM ISSO. QUEREMOS QUE SEJA POR OPÇÃO. &&&& VAMOS COBRAR A FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS&&&& TEM ESCOLA QUE COLOCA PULA PULA, ANIMAÇÃO , MAIS A MAIORIA NÃO É ASSIM. ONDE VAI PARAR O DINHEIRO DA FESTA JUNINA? POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.

    ResponderExcluir
  11. Não tem como tirar os contratados!!!!!!

    O concurso não foi prorrogado. Se quizerem tirar os contratados, os efetivos reivindicam o retorno deles. Gente, o povo está unido. Uns ajudando os outros.Ninguém exonerado e ninguém sem contrato ou a greve continuará. Essa é a nossa meta. Não queremos guerra, queremos apenas nossos direitos e a cidade mas digna, mas humana.

    ResponderExcluir
  12. Cuidado,o povo vem de fora para fazer ditadura,porém,é a populaçao que fica padecendo.Fora Uberlandia e toda tropa.........

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!