Educação Itaguaí: GREVE SUSPENSA - Governo cede pressão popular e ACEITA as REIVINDICAÇÕES da categoria - Próxima assembleia para março - Confira ATA assinada entre o COMANDO DE GREVE e a PREFEITURA
Toda a categoria presente na votação do retorno as aulas em estado de GREVE na Quadra Municipal
Dia histórico para o funcionalismo municipal! O Blog Cidadania do Porto foi testemunha ocular da história itaguaiense e cobriu a Assembléia do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE) ocorrida nesta quinta-feira (13/02). A decisão final dos mais de 1000 funcionários públicos municipais foi pela suspensão da greve em curso e volta da decretação de "estado de greve". Com isso, voltamos nessa sexta-feira (14/02) as nossas atividades normais nas unidades escolares, porém, com possibilidade de retornar a greve se as propostas oferecidas pela prefeitura e aceitas pela categoria não forem implementadas.
Categoria se deslocando da Catedral para a Quadra Municipal
Espaço maior para o funcionalismo da Educação
O funcionalismo começou a lotar o salão da Catedral São Francisco Xavier uma hora antes do início da reunião. Servidores municipais apareciam por todos os lados e exatamente 40 minutos antes do início da reunião, o salão já tinha cerca de 300 pessoas e do lado de fora havia mais 200 funcionários querendo entrar. Depois de um momento de negociações, todos seguiram para a Quadra Municipal, onde ocorreu a assembleia, no final foram mais de 1000 presentes, lotando as dependências esportivas.
A todo momento o microfone estava passando de mão em mão,
todos reclamando do governo municipal
Após um período de discursos inflamados contra o Prefeito Luciano Mota e a Secretária de Educação Célia Tavares, iniciou-se a leitura da ATA onde estavam escritos as conquistas do funcionalismo, numa reunião ocorrida na Prefeitura de Itaguaí ontem (12/02). A citação de cada uma das conquistas foi recebida com festa mas também alguns itens, as respostas foram recebidas com vaias. Apesar da assembleia ter tido momentos bem tensos, todos agiram de forma bem ordeira.
Seguem aos leitores as principais conquistas e avanços propostos na negociação:
1) Retorno de todo ordenamento jurídico e administrativo existente até 2013.
Grade curricular, 6 tempos por turno, tempos de 45 minutos, mesmos tempos por disciplina....
1º Turno - DE-1: das 7h 20min às 11h 50min - DE-4: 1° turno 7h30min às 12h30min
2º Turno - DE-1: das 13 as 17h30min - DE-4: 12h 45min às 17h 30min
3º Turno das 18h às 21h 40min;
O recreio dos alunos passam para 30min diários;
2) Manutenção dos desvios.
3) Redução do tempo de trabalho do apoio do funcionalismo da educação para 30 horas semanais / 6 horas por dia.
4) Mudança da denominação de merendeira para cozinheira
Nos casos onde a profissional é a preparadora de refeições na escola.
5) Direito ao VALE-REFEIÇÃO para todo o funcionalismo da educação = 20% do salário mínimo.
6) Implementação do PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS em maio.
7) Formação de comissão PARITÁRIA para continuar com as negociações em relação a vários itens
- Implementação da legislação específica para eleição de diretores nas unidades escolares.
- Dar prosseguimento as negociações já estabelecidas.
8) Compromisso de resolver os problemas de infraestrutura com a garantia de que os editais de licitação já estão em andamento
9) O cumprimento dos tempos de planejamento dos professores será discutido num momento posterior.
10) Garantido o não-corte de ponto dos grevistas no período da greve, entre outras conquistas...
Discussão da continuidade da greve ou não permaneceu em debate até o último momento
Exatamente às 15:40 horas, os funcionários públicos da educação após ouvirem as propostas negociadas, entre o comando de greve e a Prefeitura de Itaguaí, iniciaram a votação sobre a continuidade ou não da greve. Depois de intensos e fervorosos debates, votou-se pela suspensão da greve e volta do "estado de greve". Com isso, todo o funcionalismo volta ao trabalho nas unidades escolares amanhã, sexta-feira (14/02) às 7:20 horas.
Categoria votando a aprovação das negociações e a suspensão da greve (1) e
a comemoração dos colegas do apoio quanto a mudança do regime para 6 horas diárias (2)
Marcou-se nova assembleia no mês de março, dia 13 às 14 horas. O tema da nova reunião é a avaliação do que foi discutido, se o mesmo está sendo cumprido. Vale lembrar que o "estado de greve" está de pé. Caso o governo não cumpra com o que prometeu, a volta a greve pode ser votada nessa assembleia marcada para o mês que vem. Amanhã, o Blog Cidadania do Porto irá lançar sua última postagem referente a cobertura da greve na rede municipal de educação, até lá amigos!
Segue na íntegra a ATA onde a Prefeitura de Itaguaí e o Comando de Greve fecham negociação para apresentação na assembleia dos profissionais da educação
O GOVERNO MUNICIPAL assinou a ata!
O GOVERNO MUNICIPAL assinou a ata!
O Blog Cidadania do Porto deixa um forte abraço ao COMANDO DE GREVE e ao SEPE. Todos foram brilhantes nessa jornada, seja na visita as unidades escolares e nas negociações na prefeitura. Também deixo um forte abraço a todos os grevistas que participaram do movimento e ao funcionalismo do município. Fomos fortes durante essa semana e vencemos! Continuaremos vigilantes, essa só foi uma vitória de muitas que virão! Abraço a todos! Até a próxima! Sempre avante!
Danilo Aguiar
Cargo indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa e o conjunto de atribuições a ela conferidas. É aquele cargo registrado no contrato de trabalho.
ResponderExcluirChega de contratos o concurso deve ser validado!
É Injusto conosco que fizemos estamos na espera, depois o concurso é abolido não é dito nada é CONTRATADOS ATUANDO QUE DESCASO PREFEITO
que merda de governo que só faz INJUSTIÇA! se tivesse em nossa pele ia saber o descaso que estamos passando. TEMPORÁRIOS ... mais e mais ...
ResponderExcluirNo Plano de cargo e salários deve constar a substituição dos funcionários contratados para os concursados que se encontram na espera já que TODOS tiveram a oportunidade de prestar o concurso. Integridade no governo é fundamental para permanecer. TEMPORÁRIOS ainda atuando, são pessoas que devem ser respeitadas mais como diz Temporário agir num determinado tempo somente. Dói muito ver que vc podia está atuando mais nada é FEITO. Há um SILÊNCIO TOTAL a respeito
ResponderExcluira carga horária de 30 h para apoio inclui os secretários escolares ?
ResponderExcluirNao,secretarios escolares sao administraçao e nao apoio,voces participaram da greve? Ou a secretaria funcionou?
Excluiro que seria: Retorno de todo ordenamento jurídico e administrativo existente até 2013?
ResponderExcluiranônimo das 13:56 , os secretários do ultimo concurso recebem o mesmo que o agente administrativo e a mesma carga horária, por isso a dúvida. a secretaria funcionou com funcionários reduzidos e muitas vezes com a direção atendendo.
ResponderExcluirSou professor DE1 fui aprovado com 41 pontos mas nao me chamaram pra entregar titulos dizem que estou na reserva ,será que eu ainda tenho chance de entrar? Pessoal me ajudem pq sei que a SMEC está oferecendo DOBRAS para professores DE1 sendo que tem gente como eu na reserva isso é correto? oque devo fazer? me respondam...Obrigado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, concordo com a carol, 30 horas já para a enfermagem.Chega da escravidão de 40 horas. Se ele não assinar,é só entrar em greve também, pois é o único meio de conseguir alguma coisa
ResponderExcluirATENÇÂO: vamos entrar em greve também, pessoal. A enfermagem merece as 30 horas. Na prefeitura do RIO já tem essa carga horaria, São Gonçalo,e outras prefeituras. Isso é muita falta de respeito com o funcionário. Será que o prefeito está com pena de gastar a carga da caneta numa simples assinatura. kkkkkkkk
ResponderExcluirÉ isso ai galera, 30 horas para o administrativo da saúde também!!! Vamos galera!!!!!!!!!
ResponderExcluir################ ATENÇÃO ###################
ResponderExcluirVAMOS ELEGER PARA NOSSOS DIRETORES ESCOLARES SOMENTE QUEM...
APOIOU OS SEUS FUNCIONÁRIOS DURANTE A GREVE;
QUEM SUPRE AS NECESSIDADES DA ESCOLA COM O DINHEIRO DAS FESTAS JUNINAS: PAPEL HIGIÊNICO, BEDOURO COM ÁGUA GELADA, VENTILADOR NAS SALAS , ETC.
PASSAVA TODAS AS INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO , CIRCULAVA PELA ESCOLA PARA DAR ""APOIO"" A QUALQUER FUNCIONÁRIO / ALUNO QUE PRECISASSE, ETC.
´"""NÃO PODEM MAIS TRABALHAR SENDO HUMILHADOS, IGNORADOS ETC.""""
A GREVE AGORA É DA NAÇÃO !
VENCE QUEM FOI BOM DIRETOR , DIRETORA!
NÃO ACEITEM PROMESSAS!
QUEM FEZ PERMANECERÁ...
QUEM NÃO FEZ MUDANÇA JÁ!
NOSSOS FILHOS MERECEM O MELHOR...COMUNIDADE UNIDA AOS PROFESSORES JÁ!!!!!!!!!!!
Pessoal, vamos fazer greve na saúde também. Diminuição da carga horária para 30 horas JÁ. Quem estiver interessado, faça comunicação por esse canal. Podemos até marcar o local para a manifestação. "O povo unido jamais será vencido". Que tal?
ResponderExcluirA saúde merece respeito as auxiliares de saúde bucal NÃO consegue receber insalubridade,isto é uma falta de respeito!!!!!
ResponderExcluirSaúde Informa: A união faz a força! Saúde em greve, já!!!!!!
ResponderExcluirO pessoal da saúde está tentando se organizar também... Deixa eu perguntar: EXISTE SINDICATO DA SAÚDE?! Porque eu não vejo nada acontecendo por lá...
ResponderExcluirAté q enfim os servidores da saúde começaram a abrir a boca. HMSFX em risco de ser fechado a qualquer momento, postos de saúde fechados por uma obra q não termina nunca, os que estão funcionando estão caindo aos pedaços (vide posto centro). Se o único meio de se conseguir alguma coisa nessa prefeitura ridícula é decretar uma greve, vamos em frente então. Já passou e mt da hora de termos uma solução para tanto descaso com os sevidores e com a população.
ResponderExcluirGostaria de um esclarecimento! Esse plano de cargos e salários aceito pelo prefeito é só para o pessoal da saúde ou para todo o funcionalismo público de itaguaí? Obrigado!
ResponderExcluirGostaria de um esclarecimento! Esse plano de cargos e salários aceito pelo prefeito é só para o pessoal da saúde ou para todo o funcionalismo público de itaguaí? Obrigado!
ResponderExcluirE ai pessoal onde será marcada a 1ª reunião para discutirmos sobre a greve da saúde?
ResponderExcluirAssuntos: 30 horas para enfermagem, acd e administrativo,
auxílio educação para os dependentes de funcionários,
plano de cargos e salarios.
Se alguém lembrar de outro assunto, favor publicar.
A primeira reunião para falarmos da greve da saúde,pode ser na frente da prefeitura, tipo manifestação, ok. O dia e hora é só marcar que eu estarei lá
ResponderExcluirA saúde deve se unir Dentista,ASB,ASG,Enfermagem (tec e SUP),ADM da saúde,vamos nos mobilizar o CEO foi o começo!!Greve Já!!!!
ResponderExcluirAo Anônimo de 12:44 - O PCS é para todos. Amenos que a prefeitura deseje que todas as outras repartições também entrem em greve em seguida...
ResponderExcluir