Educação Itaguaí: CONFUSÃO À VISTA NA SMEC - Em algumas escolas, PROFISSIONAIS RECÉM LOTADOS estão tendo que DEVOLVER posto de trabalho a DESVIADOS DE FUNÇÃO!


O Blog Cidadania do Porto está recebendo mensagens a todo momento de profissionais da educação, de diferentes setores da educação. As reclamações, inúmeras, estão dando conta de profissionais, recém lotados nas unidades escolares, no processo que ocorreu em dezembro último, sendo realocados e até devolvidos, em detrimento da recolocação dos profissionais anteriormente desviados da função. Cada escola está usando diferentes critérios, porém, as reclamações estão chegando ao blog de todos os cantos da educação.

Entenda o que está ocorrendo...

Em dezembro de 2013, no bojo das mudanças determinadas pela secretária de educação, Professora Célia Tavares, foi decretado o fim do desvio de função para toda rede. Os profissionais foram enviados de volta para suas funções de origem e seus postos de trabalho foram considerados vagos. No fim de dezembro, nas datas de remanejamento, centenas de profissionais concursados foram ao CEI no Bairro do Engenho finalizar seus processos de remanejamento.

OCORRE que junto com as vagas em carência oferecidas, foram misturadas as carências provocadas pela saída dos profissionais em desvio de função. Estamos falando de professores, inspetores, merendeiras, agentes administrativos escolares dentre outras funções. Cada um escolheu a vaga em carência e tomou posse dela. Não sabendo se a vaga assumida era carência de ausência de profissional na função ou pela saída de um desviado de função.

CONTUDO, na última assembléia do SEPE, o acordo de que os desvios de função voltariam, foi uma proposta ampla. Esperava-se da secretaria de educação uma publicação de normatização do assunto, mas novamente optaram pela ação sem norma específica. Pois tanto o desviado de função obteve o direito de continuar desviado na função, quanto também tem o direito o concursado já lotado, desde dezembro, ocupando uma vaga da qual fez (e foi aprovado) para tal. Passamos a ter em dezenas (ou centenas) de casos, dois profissionais com direito a ocupar aquele posto de trabalho.

RESULTADO - Em várias unidades escolares, segundo reclamações que chegam sem parar no blog, existem diretores estão realocando os funcionários em desvio de função a suas antigas vagas e postos de trabalho, e realocando  para outro horário (geralmente em piores condições), até podendo devolver, os profissionais concursados que são daquela função de origem. Usando o critério do tempo de serviço em detrimento do critério da função de origem. No final, teremos a qualquer momento novamente dezenas (ou centenas) de profissionais na porta da SMEC sem lotação.

Posicionamento do BLOG

O BLOG CIDADANIA DO PORTO apoiou integralmente o movimento grevista, sendo canal de comunicação importante no movimento da última semana, apoiamos integralmente as reivindicações da categoria, inclusive referente a volta do desvio de função. PORÉM, cabe ressalvas importantes sobre essa questão. Quem tornou as lotações dos desvios de função por vagas em carência foi a secretária de educação no final de 2012. 

Os profissionais recém-lotados que ocuparam essas vagas não podem ser responsabilizados, e PENALIZADOS, por causa do posicionamento acertado da categoria em reinstituição do direitos ao desvio dos antigos funcionários. Cabe o bom censo, para reconhecer ambos os direitos, das duas partes. Do funcionário recém-lotado, por ter feito concurso para ocupar aquela específica função, e do antigo funcionário por já está naquela função a um bom tempo.

Fico preocupado com tudo isso. Essa insegurança jurídica e administrativa na PREFEITURA DE ITAGUAÍ e na Secretaria de Educação. Provocada pelo contexto dos acontecimentos. Não acho justo um profissional que fez o concurso para tal sendo devolvido para o DEPARTAMENTO PESSOAL em detrimento de um desviado de função ocupar a vaga. MAS TAMBÉM NÃO ACHO JUSTO um desviado de função ser arrancado da função exercida a anos, sem maiores explicações.

Acredito que a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO também é responsável por esse assunto, mesmo que o retorno dos desviados foi decisão da categoria na assembléia do SEPE. A SMEC criou o problema tocando em um consenso de anos, tornando as vagas ocupadas em carência, e locando os profissionais nas escolas. Nesse momento, muitos estruturaram suas vidas nos horários de trabalho e agora se veem assaltados tendo que devolver suas lotações ou aceitar restos de horários vagos. A categoria votou a volta do desvio, caberia uma análise caso a caso, até onde o direito do desvio de função supera do direito do profissional de origem naquele posto de trabalho? 

Sei que com essa postagem, não estarei agradando a todo mundo, mas entendam que estamos trabalhando com vidas humanas, com direitos e responsabilidades individuais. Cada caso deveria ser estudado, pelo visto isto não está ocorrendo. Mais uma vez temos um assunto que entra em pauta do blog, sem necessidade para tal. Existem muita carência na rede, tanto para desviados quanto para profissionais de origem na função, cabe sempre o BOM CENSO.

Prof. Danilo Aguiar

10 comentários:

  1. na verdade é que a smec está tentando desacreditar o movimento.
    n motivos
    tais vagas estavam sendo utilizadas para lotação de contratados;
    a prefeitura continua contratando;
    cabe ao ministério público averiguar.
    contamos com este blog para a denuncia.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, eu me encontro em posição parecida pois trabalho em um unidade há quase um ano e perdi meu horário para uma desviada que veio de outra unidade na qual exercia seu desvio, vindo para sua função de origem, qual não foi minha surpresa em saber que perdi meu horário para ela, nada contra a pessoa mas não acho justo pois sou concursada na função.

    ResponderExcluir
  3. Desvio de função deveria acontecer apenas para os professores. Tem funcionários de outros cargos que não estão aptos ao desvio,acabam atrapalhando muitas vezes o bom andamento dos trabalhos. Tem pessoas que se engrandecem e ainda humilham os que não conseguiram tais desvios.

    ResponderExcluir
  4. Pq so pra professor?
    O certo e pra ninguem,
    Affz sou obrigada a ver professor alienado achando que é a ultima bolacha do pacote
    rofi rofi

    ResponderExcluir
  5. Gente, sinceramente, não entendo como foi aceito essa história de desvio de função. Isso é contra a a LEI e pronto. São permitidas readaptações de casos que pessoas com problemas de saúde que não podem cumprir suas funções, isso é legal. Qualquer desvio é ilegal.

    ResponderExcluir
  6. Mas na verdade que critério está sendo usado? Pois na minha escola estou a 8 anos em desvio e um concursado chegou em dezembro e agora eu tenho que ir lá para o cacha prego? Quando entre na prefeitura em 98 trabalhava em Raiz da Serra, demorou para chegar na escola que estou, de ótimo acesso. Como foi bem explicado no texto do blog, foram misturadas as carencias de professores junto com os que estavam no desvio. O que não será justo se cada escola adotar um critério. Temos que falar a mesma língua. Ambos temos direitos, mas na minha opinião tempo na unidade escolar deve prevalecer. Pois vaga na disciplina tem em muitas escolas, inclusive de contrato. Mas tem que prevalecer UMA SÓ DECISÃO, E DEVEMOS TOMAR CUIDADO PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COM ESSAS ATITUDES NÃO COLOCAR NÓS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UM CONTRA O OUTRO. Juntos somos mais fortes!

    Fiquem de olho nas estratégias da prefeitura de desarticular a força que conquistamos na educação!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o colega acima, quando diz que eles acabam jogando uns contra os outros. Em minha unidade uma pessoa em desvio quis retomar seu lugar e horário de uma concursada e quase que conseguiu. Se minha amiga não lutasse acabaria perdendo para ela pois alegou "já estar acostumada com o horário e função!. Tomara que acabem logo com essa confusão. Aff.

    ResponderExcluir
  8. Fico muito triste com tudo isso, na minha escola os melhores horarios estavam com os desvios, pois a volta deles a seus cargos de origem surgiu a oportunidade de um horario melhor ( a qual eu estava esperando desde que tomei posse). Mas como tudo foi voltado atrás, me restou voltar ao meu antigo horario.... Sei que todos tem os seus problemas, inclusive eu, moro longe do municipio e fico nessa situação pensando, mas eu fiz a prova para o meu cargo, será que por mais que essas pessoas tem tanto tempo de serviço, faz o direito de ter preferencias de um cargo que nao é de origem... fico pensando também aqueles que forem remanejados de suas escolas pois estavam excedentes, indo para uma outra que outrora existia vagas, mas era as vagas dos desvios, que agora voltando os desvios, como ficará a situação dessas pessoas sem saber para onde ir, sendo devolvido para a secretaria podendo mandar para qualquer lugar...mas eles estão no cargos deles. E ai como fica tudo isso? É um obsurdo os desvios terem preferencias, podendo até ter 20 anos de serviço, pois estao ocupando a vaga de um concursado da área. Não sou contra eles, mas sim eles se adequar aos horarios e necessidades da função aqual eles irão exercer...

    ResponderExcluir
  9. Da mesma forma que o concursado tem que ocupar vaga ocupada por contratado quem fez o concurso para a vaga tem que ocupar as vagas ocupadas por desviados, se eles querem as vagas,faz concurso p/ o cargo.

    ResponderExcluir
  10. Não tem essa gente ... Desvio de função é ilegal, sou recém chegada à Prefeitura de Itaguaí, fiz um concurso, fui aprovada, convocada e tomei posse em dezembro de 2012 e NÃO abro mão do meu cargo, do meu horário e de tudo o que legalmente me for concedido ... tentaram me induzir a solicitar o remanejamento dizendo que EU estava como excedente, o que não concordei, já que, na escola onde estou lotada existem contratados e desviados, então fui bem clara que excedentes estavam estas pessoas, que me desculpem, mas se não fizeram o último concurso o problema não foi nosso e sim deles ... Problema resolvido, estou ocupando o MEU CARGO, no MEU HORÁRIO e na ESCOLA que fui lotada desde então.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!