Cultura Itaguaí - Opinião: Uma cidade sem cultura não se levanta, se ajoelha! (de Gil Del Carmo)


Uma coisa que muito me chamou a atenção nesse governo, logo que ganhou as eleições o atual prefeito Luciano Mota, saiu pela cidade em sua picape dando presentes para crianças, muitos acharam aquilo lindo, nossa que gentil, muito bom. Porém, pragmático como sempre, lembrei logo dos reinados romanos onde a população era controlada com grandes espetáculos e baquetes a beira dos jogos.

Soube logo dentro de mim que aquilo não iria terminar bem, mas mesmo assim pensei, a população escolheu, que seja feita a vontade da vox Populi. Bem faziam os gregos com seu ostracismo. Hoje, nossa cidade esta entregue ao marasmo e ao oportunismo, porém nossa esta nunca foi um exemplo de cultura intelectual, afinal uma cidade que nem livraria vinga, poderia votar bem?

Pensando dessa forma, fico me perguntando sobre a cultura dessa cidade, como alimentar esses cidadãos sedentos por cultura? Carentes da mais simples manifestação do belo e do literário, e pensar que aqui temos muitos artistas porém esses não encontram trabalhos a não ser na gestão municipal. Não foi concedido a eles o direito de aprender e descobrir que a arte é um veiculo que pode ser manifestado e utilizado nas mais diversas esferas sócias. Hoje, temos incentivos governamentais que poderiam tornar nossa cidade em um grande apogeu artístico sem menos se quer precisarmos do poder municipal(verbalmente e claro).

Mas convenhamos que já estamos nessa cultura café com leite faz tempo, uma cultura voltada para bem eleitoreiro, como um cantor da noite em um domingo de eleição, apenas ciceroniano o ator principal a “maquina publica”, afinal mente ocupada não protesta! Porém antes assim fosse pelo menos estaríamos agregando algo e não teríamos tanta audiência na globo, nos finais de semana, talvez o “BEIJO GAY” que nem foi tão gay assim, não fosse tão falado.

Se tivéssemos pelo menos uma secretaria de cultura deixaríamos de ser o capacho da educação (o patinho feio do ministério), e ainda por cima com uma verba própria de 10% da arrecadação municipal (quanto mesmo que Itaguaí arrecada anualmente?) em seu fundo cultural para projetos, teríamos uma agenda cultural, uma motivação para o artista local. Com iniciativas, fóruns, festivais, editais de arte (cinema, artes visuais, patrimônio, intervenções, teatro, musica e dança), essa cidade iria fervilhar com projetos e sonhos.

Estaríamos talvez falando de uma peça ou do teatro mambembe que alegrou nossa tarde na praça, da apresentação de chorinho em algum ponto cultural, do Sampa, da bossa, MPB, repente, com exposições, saraus, folia de reis e muitas outras manifestações culturais. Talvez o trabalho de nosso filho na escola versaria sobre Elis, ou Gal e Caetano, Vinicius, Tom, Buarque, Suassuna, Amado e tanto outros em vez de passos tremulantes e monossílabas, oxítonas de uma sensualidade precoce decadente. 

Se nossa administração realmente pensa-se em cultura, não inutilizaria nossos veículos culturais, não fecharia nosso teatro onde mal ou bem ainda bebíamos de alguma culturalização, não estaria a porta de fechar nossa Casa de Cultura ultimo respirar de arte em Itaguaí, donde se formaram vários alunos que hoje com orgulho estudam arte na Rural, eu sendo um deles, tira-nos historias e riquezas imateriais, momentos de interdependência cultural social, afinal aprendemos com o convívio, sem os veículos de cultura, o que iremos aprender? 

Só nos restaram os bares, as biroscas, os botecos as cabeças de porco. Depois hipócritas que somos, cobraremos padrões inexistentes, xingaremos, iremos para as mídias sócias, elegeremos culpados, xingaremos as mães e os pais, escreveremos textos, culparemos a gestão municipal... em fim seremos o fruto da decadência de nossa sociedade, e a roda de "shanara" rodará novamente em seu ciclo infinito.

Vejo com tristeza que nossa cidade, cada vez mais se afunda no véu da incurabilidade, e como questionar esse filho da terra? Não podemos culpa-lo, “Uma cidade sem cultura, não se levanta se ajoelha” a culpa e do ciclo, desse ciclo vicioso que corrompe todo o Brasil, enquanto politica, religião e futebol não for objeto de discussão estaremos nessa situação uma massa de inertes que ira atrasar o “Ordem e progresso” por mais uns 40 anos.

Antes de os excelentíssimos falarem que eu apenas reclamo e que sou um pessimista e que o governo ainda esta novo e que a casa vai ser arrumada e outras baboseiras empurra barrigas: UM GOVERNANTE SABIO, é aquele que respeita o seu povo e qual o melhor jeito de respeitar o seu povo? 3 palavras, 3 iniciativas, 3 pilares, e sem eles não há sociedade o que é apenas holocausto.

SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA!

Ambos são interdependentes, é como a tríade sagrada da boa administração. Um cidadão com SAÚDE trabalha, um cidadão com EDUCAÇÃO faz escolhas saudáveis e viáveis, Um cidadão com CULTURA, agrega os dois anteriores e transmite aos seus semelhantes.

Os três pilares tornam um cidadão consciente, incorruptível e leal as suas ideias, por isso Platão dizia que “apenas os sábios podiam governar”, pois os 3 pilares deixam as pessoas mais criticas, mais observadoras e estas não aceitam imposições somente um igual pode governa-las... será que respondi o porque essas três áreas na minha cidade não são respeitadas?

Penso, logo incomodo...”

4 comentários:

  1. Funcionários são impedidos de entrarem em ônibus escolar, onde está o documento que proíbe e quem assinou esse disparate?

    ResponderExcluir
  2. Funcionários da Escola de Vila Geni Amauri Ferreira terão que levar sua comida...viraram bóias-frias.

    ResponderExcluir
  3. " Gente...a EXPO de Itaguaí logo...logo..chega, e aí todos cantores serão muito bem pagos e dinheiro vai aparecer embora dizem que a Prefeitura está sem capital, dinheiro esperem a EXPO de 2014!!!

    ResponderExcluir
  4. Cada povo tem o governo que merece,já dizia minha avó,entao,façam uma reflexao e nao acreditem em quem promete.O cara nao tem perfil para nada que dirá para ocupar um cargo de prefeito.Acorda povo........

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!