Confira TUDO o que rolou na GREVE da Educação em Itaguaí! CRONOGRAMA dos acontecimentos - Entenda o que rolou nessa semana!


Neste sábado, dois dias após a suspensão da greve que movimentou todo funcionalismo da educação, com repercussão em todo funcionalismo municipal, o Blog Cidadania do Porto está reservando essa postagem para fazer um balanço do movimento da última semana. Faremos a seguir breves considerações sobre pontos importantes que nortearam os sete (7) dias de duração da greve. Tentaremos montar um mini-diário com os principais pontos em cada dia. Cabe lembrar que esta postagem não irá esgotar todos os lances e nuances envolvidos. Apenas iremos citar de forma cronológica os acontecimentos. 

...Antes da Assembleia do SEPE

Cabe lembrar que desde dezembro de 2013, a categoria já estava em "estado de greve". Ao longo do mês de janeiro, o SEPE tentou audiência com o governo municipal, porém, o governo demonstrou que não tinha interesse nenhum em discutir com a categoria qualquer ponto apresentado. Com a aproximação do dia da assembléia, alguns integrantes do governo tentaram articular uma reunião paralela para simular que o governo teria algum interesse em discutir com a categoria.

Com a ação decisiva deste Blog (clique aqui) e das redes sociais, todas as tentativas oficiais para formação de reuniões paralelas foram anuladas. Nesta mesma semana, houve o escândalo das devoluções de funcionários excedentes, onde várias direções devolveram funcionários de forma irregular (clique Aqui). Esse episódio somente serviu para ampliar enormemente a insatisfação da categoria, já completamente irritada com as novas determinações da, então, secretária Célia Tavares, mudando a rotina do funcionalismo.

Quinta, 6 de Fevereiro de 2014

Intensos debates sobre a viabilidade da greve marcaram assembléia do SEPE nesse dia

Antes do início da reunião, o governo municipal enviou um representante, com uma nota em mãos. Após a leitura da mesma, uma coisa era evidente, o que estava escrito era uma mensagem completamente evasiva e de caráter protelatória (clique aqui). A assembléia estava lotada e o público presente estava dividido. A grande pergunta era se era ou não o momento de decretar a greve. Nunca na história sindical em Itaguaí uma decisão foi tão aguardada e tão esperada. 

Após grandes embates, decidiu-se pela DECRETAÇÃO DE GREVE e a formação de um Comando de Greve. As cartas estavam sendo colocadas na mesa. Também foram marcados a manifestação do dia 11, no centro de Itaguaí e a próxima assembléia, no dia 13. Imediatamente o Blog Cidadania do Porto passou a publicar suas postagens em regime de comunicação de greve. Informar com qualidade e com informações seguras era fundamental para o sucesso do movimento. Por volta das 19:30 horas publicávamos a primeira postagem comunicando sobre a greve em curso (clique aqui).


Sexta, 7 de Fevereiro de 2014

Capa do Jornal Atual no primeiro dia da greve

O dia começa com o Jornal Atual estampando em sua capa o fato: Greve nas escolas de Itaguaí! Ainda durante aquela manhã, os funcionários de várias escolas e creches entraram em greve. Escolas importantes estavam aderindo ao movimento. O governo municipal limitava-se ao silêncio pois esperava-se que o movimento não alcançaria maior volume. Por volta do meio-dia, os números eram impressionantes, com boa parte das escolas com previsão de entrarem em greve naquela tarde e na segunda-feira.

Naquele dia também começaram a chegar ao comando de greve denúncias de ações por parte de direções para neutralizar o movimento grevista. As denúncias relatadas davam conta de perseguições, ameaças e assédio moral. Além disso, as refeições dos grevistas foram cortadas em toda rede e houve até ameaça de corte de dobras. O governo ainda não tinha se dado conta da gravidade do que estava acontecendo. Cabe registro o trabalho fantástico do Comando de Greve, com visita a todas as escolas possíveis, sempre bem recebidos onde quer que chegavam (clique aqui).

Fim de semana, 8 e 9 de Fevereiro de 2014

Dentistas e Auxiliares publicaram nota de apoio a greve 
e também com indicativo de greve da categoria

Com toda a galera se movimentando para a paralisação total na rede, na segunda-feira (10/02), todos os membros do Comando de Greve, o Blog Cidadania do Porto, Blog Política de Itaguaí e o SEPE revesaram-se ao telefone ou em frente ao computador, procurando informar, responder as dúvidas e acalmar os ânimos. O blog publicou postagem orientando os grevistas (clique aqui). A greve era algo novo para os novos concursados e os velhos funcionários efetivos da prefeitura. Ao longo desse fim de semana, o medo deu lugar a esperança. 

O governo continuava em silêncio, talvez não levando a sério tais acontecimentos. Ainda durante esse fim de semana, não poderíamos deixar de registrar o apoio institucional de outras classes do funcionalismo público municipal como os dentistas e auxiliares de saúde bucal, os colegas agentes do trânsito, vários setores do funcionalismo da saúde e transporte, dentre outros. A essa altura, a greve já estava na boca do povo. Todos na cidade só falavam na greve da educação.

Segunda, 10 de Fevereiro de 2014

Arrogância, ações protelatórias e evasivas, marcaram primeira reunião.
Objetivo do governo era claro: Não poderia haver o ATO de terça-feira!

A greve estava na rua, todas as escolas do Centro e periferia próxima aderiram a greve ou estavam com parcialmente funcionando. O comando de greve estava visitando todas as escolas principais e também averiguando denúncias e reclamações. Muitas direções estavam tocando o terror dentre os funcionários. O perfil do Blog no Facebook publicou em tempo real cada uma das denúncias. Mesmo assim, cada vez mais e mais escolas estavam aderindo a greve ao longo do dia.

Com a greve sendo um fato consumado, finalmente a ficha começava a cair para o governo municipal e a secretaria de educação. Números atribuídos a secretaria de educação davam conta de cerca de 40 escolas e creches paralisadas ou parcialmente paralisadas. O Blog publicou o informe da greve (clique aqui). Naquela mesma noite, as pressas, o governo convocou o comando de greve, porém o tom da reunião continuava sendo protelatório e evasivo. A única coisa que o governo queria era, mesmo, o cancelamento do ato do dia seguinte, sem dar nada, rigorosamente nada, em troca. segundo informações recebidas, reunião termina sem avanços.

Nota - Nesse dia, o site da prefeitura emitia sua primeira nota sobre o evento. Para variar, fizeram a comunicação ao modo deles. Culpando os funcionários da educação pelos problemas, chamando a greve de intempestiva, idolatrando o prefeito e sua secretária, com a arrogância de que, pasmem, eles ainda tinham o controle da situação e tentando passar a sensação que tudo está dando certo no governo de Luciano Mota (clique aqui). A história provaria que a realidade seria outra, bem diferente.

Terça, 11 de Fevereiro de 2014

Funcionalismo da Educação toma por inteiro a General Bocaiúva

Com  o movimento de greve em pleno andamento, o número de escolas que paralisavam suas atividades completamente somente crescia. A crise administrativa no governo Mota era real: Escândalo dos recursos dos Royalties do petróleo, Escândalo da licitação da Tri Star, o drama das verbas federais, dos automóveis alugados, dentre outros. Uma greve no funcionalismo seria a gota d'água e o ATO das 16 horas demonstrou que o prefeito não tem mais o prestígio dos cidadãos nem de seu funcionalismo. No caso específico da secretária de educação, o recado foi bem claro: A Dona Célia Tavares é persona non grata da categoria.

Foram centenas de funcionários públicos. Gente da educação, mas também políticos, moradores da cidade, funcionários de outras categorias profissionais da prefeitura, encontramos até mesmo funcionários contratados e comissionados dentro do manifesto. Todos estão insatisfeitos com o governo de Luciano Mota. O momento mais importante foi quando a passeata parou na portaria da prefeitura. O prefeito encastelado em seu gabinete foi obrigado a assistir perplexo seu funcionalismo gritar FORA LUCIANO MOTA! (clique aqui). O comércio manteve as portas abertas, por onde a galera passava, todos os comerciantes saudavam os manifestantes.

Quarta, 12 de Fevereiro de 2014

Segunda rodada de negociações, a conversa foi outra...

Com cerca de 80% das escolas e creches paradas, totalmente ou parcialmente, o governo agendou uma segunda reunião neste dia, durando aproximadamente o dia todo. Ao contrário da primeira reunião, nessa reunião, o papo mudou, foram aceitas a maioria das reivindicações. Era visível que a ficha governista tinha caído. O governo agora sabia, que se não houvesse acordo, a greve na educação continuaria e na semana seguinte, a greve poderia chegar a todo funcionalismo.

Nota - Novamente nesse dia, a máquina de comunicação governista, aquela que tem um orçamento anual superior a R$ 1 milhão, apresentou sua versão dos acontecimentos: No site, já de noite e digitando tudo as pressas, com aquela qualidade característica do governo Luciano Mota, preferiram exaltar as qualidades do governo e sua preocupação com a nossa cidade (clique aqui), dá até pra se emocionar, o prefeito é um "santo" homem(!).

Enquanto isso, no jornal "Dia a Dia", a reportagem que mostrou o ATO foi completamente distorcida, inventaram que haviam vândalos tentando se infiltrar no manifesto, que a galera estaria reclamando do governo anterior e não do atual, que o atual governo nada tem haver com o assunto, por pouco não afirmaram que o Câmera da BAND morreu ("na verdade") no ATO ocorrido na terça em Itaguaí. Resumo: A forçação de barra é visível, mas como quem paga tem direito de ver ali publicado o que quer, compreensível.

Quinta, 13 de Fevereiro de 2014


Quadra lotada de profissionais da educação deliberam suspensão da greve

Com certeza, essa assembléia do SEPE foi maior de todos os tempos na educação e no funcionalismo municipal como um todo. Com a presença de mais de 1000 funcionários públicos. Inicialmente a assembléia seria marcada para o salão da Catedral São Francisco Xavier para as 14 horas. Porém, por volta das 13:30 horas já haviam mais de 500 pessoas nas dependências ou dentro do salão. Na impossibilidade de fazer o mesmo ali, o sindicato conseguiu as pressas o empréstimo da Quadra Municipal. 

Depois de muitas discussões, e de análise, decidiu-se pela suspensão da greve por enquanto (clique aqui). Assim, voltamos ao estado de greve, que é apenas um passo para a volta do movimento grevista. A próxima assembléia do SEPE foi marcada para o dia 13/03 às 14 horas. A pauta de análise é o cumprimento do acordo realizado. Com a suspensão da greve, no dia 14/02 voltaram para sala de aula todo o funcionalismo. O recado foi dado ao governo, se não levar a sério o funcionalismo, a prefeitura vai parar de novo! 

Nota - Com um discurso de "bom censo", que o governo está preocupado com as crianças, indiretamente colocando a culpa no funcionalismo da greve (aff). É evidente que o governo tentou abafar, desmoralizar, desorganizar o movimento. No final, o governo só conseguiu uma coisa: Unir o funcionalismo em torno da greve, o apoio da cidade a causa grevista, o apoio da comunidade escolar aos manifestantes nas unidades escolares, e também conseguiu se queimar perante a sociedade em geral.


Término da GRAVE.....sei......kkkkkkkkkkkkkkkk

Ahhh, para terminar, peço a secretaria de comunicação que o certo é GREVE e não GRAVE, ok? Pega mal uma secretaria que recebe mais de R$ 1 milhão de orçamento, com todos os seus membros recebendo salário para tal, ter erros tão grotescos publicados. Quando o blogueiro erra, é um problema pessoal, pois o trabalho voluntário, não recebo pra isso (!), agora quando um comissionado erra assim, é um escândalo, pois recebem para tal, e muito bem, diga-se de passagem! Fica a dica!

Bem amigos, espero ter digitado aqui um pouco de tudo que ocorreu nesses sete (7) dias. O blog Cidadania do Porto está a disposição do funcionalismo municipal para publicar tudo que for necessário para apoiar os servidores. Estamos encerrando aqui a cobertura especial da Greve na Educação em Itaguaí. Juntos fomos fortes! Deixamos esse recado às outras categorias! Abraço a todos! Até a próxima!


Prof. Danilo Aguiar

4 comentários:

  1. se for preciso voltaremos as ruas novamente......

    ResponderExcluir
  2. ################ ATENÇÃO ###################

    VAMOS ELEGER PARA NOSSOS DIRETORES ESCOLARES SOMENTE QUEM...

    APOIOU OS SEUS FUNCIONÁRIOS DURANTE A GREVE;

    QUEM SUPRE AS NECESSIDADES DA ESCOLA COM O DINHEIRO DAS FESTAS JUNINAS: PAPEL HIGIÊNICO, BEDOURO COM ÁGUA GELADA, VENTILADOR NAS SALAS , ETC.

    PASSAVA TODAS AS INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO , CIRCULAVA PELA ESCOLA PARA DAR ""APOIO"" A QUALQUER FUNCIONÁRIO / ALUNO QUE PRECISASSE, ETC.

    ´"""NÃO PODEM MAIS TRABALHAR SENDO HUMILHADOS, IGNORADOS ETC.""""

    A GREVE AGORA É DA NAÇÃO !
    VENCE QUEM FOI BOM DIRETOR , DIRETORA!
    NÃO ACEITEM PROMESSAS!
    QUEM FEZ PERMANECERÁ...
    QUEM NÃO FEZ MUDANÇA JÁ!


    NOSSOS FILHOS MERECEM O MELHOR...COMUNIDADE UNIDA AOS PROFESSORES JÁ!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Depois do que vi do trabalho da atual prefeitura em 2013 (aliás, não vi... Não houve nada sendo feito) eu não acredito no cumprimento das obrigações acordadas por parte da prefeitura. Não deixem de acompanhar. Nosso Olho está em vocês.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!