Série Especial: PREFEITURA DE ITAGUAÍ - Sinal vermelho! 2° PARTE A Folha de Pagamento da Prefeitura de Itaguaí - Como está dividido o funcionalismo

Comissionados e contratados ainda correspondem a quase 40% da folha salarial da prefeitura

Nessa primeira postagem da Série especial: PREFEITURA DE ITAGUAÍ - Sinal vermelho S.O.S. funcionalismo emergência abordaremos A Folha de Pagamento da Prefeitura de Itaguaí - Como está divido o funcionalismo, abaixo iremos discriminar em uma listagem a classificação dos servidores de Itaguaí. Em média, em cada dez (10) habitantes do município, um (1) é funcionário público municipal, incrível né? A seguir, mostraremos como se divide o funcionalismo:

5,60 mil - Funcionários Efetivos
3,02 mil - Contratados
1,02 mil - Comissionados
1,31 mil - Concursados Chamados em 2013

500 - Ainda esperam ser chamados 
(Convocação de dezembro de 2012)

Total = 11,45 mil 
Atuam no serviço público de Itaguaí

Fonte: Jornal Atual

Posicionamento do Blog

É visível que o número de funcionários comissionados e contratados chega a 40% do número total de servidores da Prefeitura de Itaguaí. Segundo a Lei Orgânica e o Estatuto do Servidor vigente, se o Prefeitura posicionar-se pelo enxugamento da folha, deverá começar por essas funções. Em várias prefeituras e em governos estaduais, existe leis que priorizam o servidor público estatutário para promoção e nomeação dentro do serviço público, evitando a nomeação e contratação de nova mão-de-obra.

Os governos estaduais de São Paulo e Minas Gerais, e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a uns anos, delimitaram diminuir em 30% o número de cargos comissionados. Em 2013, a Prefeitura de Itaguaí criou várias secretarias, ampliando provavelmente o número de cargos comissionados. Em relação as convocações de dezembro de 2012, até onde sabemos, todos os os novos servidores entraram (ou entrariam) para substituição aos servidores contratados, mas isso é assunto para as próximas postagens.

Na próxima postagem da Série especial: PREFEITURA DE ITAGUAÍ - Sinal vermelho S.O.S. funcionalismo emergência abordaremos Entenda o que levou Itaguaí ter uma CRISE DE ARRECADAÇÃO em 2013!, até lá amigos!

12 comentários:

  1. Parabéns por mais uma reportagem esclarecedora, Danilo!

    ResponderExcluir
  2. quero saber onde está o prefeito que comunicou que faria mas nomeações e o TAC que foi assinado para substituição dos contratados para nos q nos encontramos em reserva há mt gente no cargo de D1 chega de tanta hipocrisia de descaso o que queremos e justiça e exercer nossa profissão pelo qual conquistamos.No fundo espero que este quadro mude!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou funcionário estatutário a +-- 11 anos, estou de férias, porém só vou receber 1/3 referente às férias quando retornar ao trabalho, daqui a trinta dias! É brincadeira!! A CIDADE É MUITO INTELIGENTE vocês não acham? ......ITAGUAÍ É QUE VENCEU???????

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Danilo pelos esclarecimentos e peço que seja o mais detalhado possível. Outra coisa que eu não entendo, ou finjo que não entendo. Como tem pessoas totalmente despreparadas, sem estudos, desprovidas de inteligência, completamente ignorantes e sem noção a frente de algumas secretarias em Itaguaí e do próprio gestor do município. Isso é caso de investigação policial.

    ResponderExcluir
  5. Isso tem que ser informado ao Ministério Público para que caiam matando em cima da Prefeitura. Respeito as Leis deste País!!!!

    ResponderExcluir
  6. Funcionário de Itaguaí3 de janeiro de 2014 às 22:22

    Cadê o pessoal da saúde de Itaguaí para brigar pelos seus direiro? Esqueci. o pessoal da saúde de Itaguaí ganha bem, não precisa brigar. Que vergonha!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de informações sobre o 1/3 das férias que não foi pago ainda. Alguém sabe de alguma coisa?

    ResponderExcluir
  8. Não, o pessoal da saúde não ganha bem. O Sr Funcionário aqui de cima está com informações erradas sobre a saúde. Diversos dos "posts" desse blog são feitos pela saúde, eu mesmo sou médico estatutário do hospital e posto quase semanalmente aqui.

    Nós estamos igualmente na luta por direitos e deveres!

    ResponderExcluir
  9. Sou professora concursada, ingressei no início de 2013 na rede, mas fiquei distribuída em várias escolas! Por que os contratados que já atuavam nas escolas tem preferência na escolha das turmas? Quero trabalhar em apenas uma escola, Sr. Prefeito! Chame os concursados e retire os contratados, o nosso trabalho precisa ser digno com todos os direitos.

    ResponderExcluir
  10. Como disse o colega da saúde, nosso pessoal não ganha bem pelo contrário, além de não possuir uma remuneração decente ainda convive com falta de infraestrutura adequada para prestar um atendimento decente a população.
    Meu amigo Funcionário de Itaguaí, bater de frente um com o outro aqui é sair do foco.
    O foco do funcionalismo hoje: a luta por nossos direitos e deveres!!!
    Essa luta sim, é nossa!!!

    ResponderExcluir
  11. o Roberta sempre foi assim em Itaguaí,somos lotados em uma escola só que são as pequenas que ficam longe, zona rural ou comunidades,ou onde tem carência da disciplina sempre abrem vagas mas depende do professor se vai querer ou não, contratado ou efetivo, isso não é preferência pra eles é pq a maioria dos Efetivos querem ficar em escolas perto ou no centro aí não tem como ficar só em uma escola, Eu sou Efetiva 2011 Hist. e trabalho com outros professores contratados de outras disciplinas que aceitaram dar aula lá. A escola fica bem longe mas tem o ônibus escolar. Se quiser ficar em uma escola só não olhe a distância....Eu tenho amigos(as) contratados trabalham super bem por isso eu quero que eles continuem, a maioria dos Efetivos são cheios de querer...

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria de saber porque em Itaguaí não pagou as sobras do fundeb assim como seropedica e rj fazem?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!