SÉRIE ESPECIAL: Mudanças na Educação em Itaguaí para 2014 - 7° PARTE CLIMA PESADO na EDUCAÇÃO INFANTIL, profissionais precisam de valorização!


Na penúltima postagem da SÉRIE ESPECIAL: Mudanças na Educação municipal de Itaguaí para 2014 e seus impactos para o funcionalismo! Abordaremos o clima pesado enfrentado pelos nossos colegas nas creches, nos setores de apoio das creches e escolas. Diante de muitas indefinições, orientações ainda mal explicadas e uma luta constante por melhores condições de salário. Muitos professores, de modo geral, ainda não entenderam que a Educação é "um todo" e não apenas o magistério.

E relação aos auxiliares de creche e os auxiliares de berçário, o grande problema envolvido é que, na prática, esses auxiliares acabam fazendo o mesmo trabalho dos professores DE-1. Exercendo assim, o mesmo papel, porém com tratamento diferenciado, tanto no ordenamento das férias, responsabilidades e quanto no pagamento e vantagens. Não adianta dizer que não vai acontecer isso, que o trabalho envolvido será outro e tal. Na prática, a realidade pode ser outra, o auxiliar acaba fazendo o mesmo serviço dos professores nas creches.

Outra informação corrente nos corredores das creches é uma interessante curiosidade: Boa parte dos auxiliares possui formação superior ou formação pedagógica. Mesmo que o discurso implique contra esses funcionários, pelo excesso de formação em detrimento do concurso realizado. O fato é que eles estão ali, trabalhando e colaborando enormemente com as atividades nas creches. A secretaria de educação poderia fazer um trabalho especial com esses profissionais da rede.

Esse é um problema que deveria ser melhor analisado pela secretaria de educação, talvez buscando a valorização e a capacitação adequada e uniforme desses profissionais. Em relação ao período de férias nas creches: Esses profissionais estarão a disposição da secretaria de educação. Nas creches que houver alunos nesse período, segundo informações recebidas pelo blog, haverá uma escala de serviço nesses dias. Outra informação recebida pelo blog dá conta de que somente haverá férias, para esses cargos, que assumiram seus cargos até janeiro de 2012. 

Os professores DE-1 das creches não entrarão de férias (os que possuem menos de 1 ano na rede). Em relação a outros grupos, uma pergunta poderia ser aplicada aqui: Por qual motivo não dar férias coincidentes em janeiro para os setores que não são vitais nesse período? Poderíamos citar vários casos! Infelizmente o blog teve pouco tempo para fazer uma pesquisa mais profunda sobre esses casos devido a falta de tempo por causa desse fim de ano conturbado, mais deixo o espaço aberto para o debate entre os leitores amigos do blog.

Na última postagem da série, falaremos sobre o Plano de Cargos e Salários - CONFIRA os VALORES dos salários propostos!. Até lá amigos!

3 comentários:

  1. Sou professora e trabalho na creche como auxiliar,tenho vários cursos de capacitação na área,inclusive o de coordenação Pedagógica,Noções de Psicologia da Aprendizagem,Introdução á Educação,PNL Aplicado á Educação,Gestão da Educação Infantil,Gestão de Projetos,Pedagogia Empresarial e Arquivologia.E alguns professores e até mesmo a Direção ,nos descrimina achando que somos ignorantes em certos assuntos,que chega ao nosso conhecimento,não pelas reuniões ao qual somos excluídas,as dos professores,mas pelos borburrinho que fica pela creche.

    ResponderExcluir
  2. também sou profa. e trabalho como auxiliar,temos que fazer cuidar das criancas, controlar as crianças, fazer os trabalhinhos que as profas tem que trazer já prontos de casa,ajuda las pois muitas não tem nenhum tipo de experiência em ed infantil, somos sobrecarregadas de serviço, e as profs passam muito tempo fora da sala e em reuniões, seus cadernos tem atividades sem fim mas na real as crianças não fazem nada.Depois elas tem que tirar fotos pra no final apresentar o que foi ensinado.Pura encenacao
    Não entendo a importância de profs nas creches se as crianças passam a maior parte do tempo assistindo dvds, o que elas tem que aprender nos e que ensinamos, falar pedir por favor , obrigada, desfralde, amor e carinho.
    Fora isso nossa jornada e de 8 hrs e levaremos mais temo pra nos aposentar mos, vivemos cansadas, doentes e desmotivadas,No dia dos profs presentinhos pra elas.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o pq que mesmo as auxiliares que tem mais de 1 ano de creche que foram remanejadas ficaram sem direito as férias pois as creches que foram transferidas funcionarão normalmente.Que lei e essa serva pra uns pra outros nao

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!