Educação Itaguaí: Nem todos os PROFESSORES ficaram satisfeitos com o DIA DE REMANEJAMENTO!


O blog Cidadania do Porto acompanhou o último dia de apresentação dos interessados em solicitar remanejamento. Nesta quinta-feira (19/12), se apresentaram os professores DE-1 e DE-4, respectivamente os professores do primeiro e segundo segmento da rede municipal de ensino. Na fila de espera, devido a falta de informações objetivas e claras, muitos chegaram ao CEI desde o fim desta madrugada. No final, prevaleceu o critério do tempo de serviço público municipal.

Reclamações

A insatisfação em relação ao processo de remanejamento foi ampla. Muitos presentes estavam insatisfeitos com o desfecho de seus pedidos. Vários servidores receberam diferentes orientações de suas direções escolares, alguns não tiveram seus nomes enumerados nas listas de remanejamento, outros, receberam de suas direções a orientação de apresentarem as documentações no CEI, orientação prontamente desconsideradas pela coordenação do departamento pessoal.

Para os professores DE-1, as reclamações foram entorno do engessamento do processo de escolha das escolas, como a maioria dos presentes solicitaram sair de escolas periféricas rumo as escolas do centro do município, boa parte dos presentes ficou sem que seus pedidos fossem atendidos. De modo geral, todos reclamavam que o departamento pessoal não estava preocupado com o funcionalismo, chegaram a sugerir uma lista de espera, prontamente ignorada pela equipe de atendimento.

Para os professores DE-4, as reclamações foram sobre as listas de carência com dados imprecisos e/ou sem as devidas atualizações. O blog recebeu reclamações de que muitas escolas com carências conhecidas não enviaram suas reais necessidades e outras reclamações do oposto, a carência estava lá, mas não era, a princípio, real. Teve professor que entregou o memorando nas novas escolas e entrará natal e ano novo sem conhecer quais turmas pegará na unidade em 2014. Aparentemente o departamento pessoal não tinha, em mãos, todas essas informações para atendimento mais preciso ao professor.

Uma reclamação pertinente: Principalmente no caso dos professores DE-4 - Indagavam da falta de jogo de cintura e de flexibilidade. Em vários casos, o número de carências era maior que o número de interessados em remanejamento, não havendo qualquer necessidade de engessamento do processo. Poderia ser dado ao profissional presente o direito de ver as novas opções ou mesmo, negociar lotações em outras escolas, sem prejuízo de escolha aos demais candidatos, segundo informes dos presentes, a inflexibilidade foi a marca desse dia de atendimento.

Outro ponto bastante questionado entre os presentes foi a aparente inexistência de uma "operação rescaldo", ou seja, um momento posterior para atendimento dos casos não atendido no dia de hoje. Foi divulgado oficialmente que no dia de hoje não seriam discutidos casos especiais ou atendimento personalizado, mas ao mesmo tempo, não foram sinalizados que esses casos seriam atendidos posteriormente. Os servidores se aborreceram com tal posição. Houve apenas uma meia-promessa de atendimento posterior, sem garantias mais objetivas.

Sugestões ao Departamento Pessoal

O Blog Cidadania do Porto recebeu inúmeras reclamações dos servidores leitores do blog e tentou, na medida do possível condessa-las nessa postagem. Sugerimos ao departamento pessoal que crie, para os servidores que não conseguiram lotação hoje, uma lista de espera, com as devidas atualizações das carências nas unidades escolares. 

Segundo, sugerimos que se estude os casos especiais, sejam mais flexíveis visando o bom senso. O engessamento do processo prejudica a todos, inclusive o próprio departamento pessoal. Um pouco de boa vontade não resolverá 100% dos problemas! Ao escutar os servidores, com carinho e compaixão é possível, ao menos, tentar as soluções. Pois muitos se sentem prejudicados.

Terceiro, faltou uma espécie de "telefone vermelho" no CEI. O Departamento pessoal, poderia ter mantido um telefone disponível para tirar tirar dúvidas direto com as direções de escolas, em alguns casos de imprecisões nas carências apontadas pelos professores solicitantes.

Esperamos que o departamento pessoal leia essas sugestões e tente, no possível, fazer um arremate final desse processo nos próximos dias. O Blog Cidadania do Porto entende como é complexo esse processo por isso entendemos que mais para frente todos esses detalhes podem ser devidamente reparados, só depende de vocês. Confiamos no bom senso dos colegas do departamento pessoal.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!