SÉRIE ESPECIAL: Mudanças na Educação em Itaguaí para 2014 - 6° PARTE Insatisfação e REVOLTA tomam conta da rede pelas medidas tomadas pela PREFEITURA, GREVE é questão de tempo!


Nessa sexta postagem da SÉRIE ESPECIAL: Mudanças na Educação municipal de Itaguaí para 2014 e seus impactos para o funcionalismo! Abordaremos o impacto dessas mudanças no funcionalismo e futuras repercussões. Cabe lembrar que essa série especial será estendida para também relatar a insatisfação dos funcionários da educação infantil, a pedido dos leitores que são funcionários das creches e outras repartições da rede municipal de ensino e também dos funcionários administrativos e de apoio. 

Se existe uma única palavra que possa resumir o que sentem cada um dos funcionários da educação, essa palavra é a REVOLTA. Em todos os níveis de comando e de postos de trabalho, pouco ou nada estão satisfeitos com as medidas que serão adotas pela secretaria de educação para 2014. Por todos os corredores das unidades escolares e até mesmo nos corredores da própria SMEC, a perplexidade toma conta de todos, com o volume e o resultado prático dessas mudanças, apenas mais trabalho com o mesmo baixo salário.

E toda essa insatisfação culmina no engavetamento do plano de cargos e salários da categoria, que está a um ano sendo prometido e na mesma medida sendo protelado pelo poder executivo municipal. Qual o real objetivo de tudo isso? Será que o objetivo final é transformar a carreira pública municipal menos atraente para forçar futuros pedidos de exonerações? Será que o objetivo final da SMEC é relegar ao professor e funcionário da escola a uma simples função de "operário de fábrica", sem direito a opinião e nem autonomia pedagógica? Sem diálogo, tudo leva a crer que sim!

Porém, duas (2) normativas editadas recentemente pela secretaria de educação colocam mais em dúvida a verdadeira personalidade da nova gestão educacional de nossa municipalidade. A primeira delas, podemos destacar, é a proibição do uso de aparelhos eletrônicos por parte dos funcionários nas unidades escolas para atividades "não-pedagógicas", com penas que podem chegar a um inquérito administrativo. Para efeito prático, todos os funcionários estão proibidos de portarem qualquer aparelho que possa tirar foto. Ou seja, se este blog publicar um simples calendário escolar, o blogueiro, no caso, o que vos escreve, corre o risco de ser até exonerado, dependendo de como foi adquirida a imagem.

A outra normativa, é que todos os funcionários que estão em estágio probatório passarão por avaliações a cada seis (6) meses. O problema é que, segundo reclamações de servidores, os relatórios estão extrapolando o que está previsto no Estatuto Geral dos Servidores do Município, que reza apenas pela idoneidade moral, disciplina, pontualidade, assiduidade e eficiência (art. 17). Outro ponto, é que o estatuto não prevê essas avaliações e sim uma única avaliação a ser organizada 90 dias antes do término do período do estágio probatório (art. 18). A normativa pode está em conflito direto com o estatuto do servidor.

Poderia montar uma série de postagens apenas com as reclamações, perplexidade e revolta dos servidores, mas prefiro deixar o espaço aberto para o debate dessas inúmeras questões. Se começar a falar então das medidas impostas a galera das creches, administrativos e apoio, a postagem não termina...Confesso que como professor da rede, encaro com perplexidade tudo isso. Esperava muito da atual secretária de educação e depositei minhas esperanças em sua gestão ao longo desse ano, pois sempre tive confiança que as coisas podiam melhorar.

Hoje reconheço que a decepção tomou conta de meu coração, sendo prejudicado como professor e vendo meus colegas, de todos os segmentos, sendo prejudicados junto comigo e isso trouxe dor me entristecendo bastante, nem sei mais o que escrever para registrar a dor e a mágoa por trás de tudo isso. Hoje, o clima é para uma greve geral, antes improvável, torna-se cada vez mais palpável. Já se fala em greve abertamente nos corredores, de todos os segmentos da secretaria de educação e se nada for feito até fevereiro, podemos chegar as vias de fato. (Fica o aviso!)

9 comentários:

  1. Prof Fabiano, quantas vezes fui hostilizado em seu blog por defender determinadas idéias? Agora te afirmo, até ano passado tinhamos liberdade de expressão, nosso trabalho era respeitado e tinhamos voz. E agora? O povo de Itaguaí está feliz? está satisfeito? Também sou da Educação e estou sofrendo as mesmas decepções que vc. Eu sinto falta da gestão passada, acho que o povo também, e vc? peço que não censure meu comentário e que o responda.

    ResponderExcluir
  2. Zé Ninguém, quem está comandando o Blog Cidadania do Porto sou eu, o professor Fabiano comanda o blog Política de Itaguaí. Alias, seus comentários são bem vindos no blog desde que sigam regras já enunciadas acima, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Danilo, gostaria de saber informações sobre a reunião do conselho de educação que ocorreu hoje (17/12 as 13:30), onde definiria ou não a mudança de 6 para 5 tempos por turno?

    Obs: Estou preparado para GREVE em fevereiro

    ResponderExcluir
  4. Os professores entram de férias/recesso agora dia 21 de dezembro retornarão início de fevereiro de 2014. As demais classes ficarão trabalhando dias: 23, 26, 27 e 30 dezembro. Os professores sempre são beneficiados. Por lei eles têm direito a 30 dias em janeiro e mais 15 em julho. Agora soma tudo e vê quanto dá! E as demais classes ficam quantos dias de férias/recesso e ainda dizem que ganham pouco!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Perdão Prof Danilo, mas faço a vc as mesmas perguntas, vc considera que hoje o povo espa mais satisfeito do que na gestão passada?

    ResponderExcluir
  6. A realidade é que tem muita gente reclamando do trabalho mas cumprir horário e as tarefas designadas para alguns é um absurdo, chega a ser perseguição, muitos estão com a mentalidade de que funcionário público não trabalha, é por estas pessoas que estipularam esta avaliação do período probatório. Infelizmente, quem trabalha certo acaba sendo prejudicado e chamando de bobo.

    ResponderExcluir
  7. os concursado de D1 que passou no concurso. Pelo jeito caiu no esquecimento.

    ResponderExcluir
  8. Não sou da educação, mas quem sabe por ser mais organizada sindicalmente, fazendo greve o PCS sai beneficiando à todos os funcionários da PMI.
    Não sou à favor de greves, porém, no momento atual é o que nos resta. Infelizmente....

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!