SÉRIE ESPECIAL: Mudanças na Educação em Itaguaí para 2014 - ÚLTIMA PARTE Leia o "novo" Plano de Cargos e Salários - CONFIRA os VALORES dos salários propostos!


O Blog Cidadania do Porto chega a última postagem da SÉRIE ESPECIAL: Mudanças na Educação municipal de Itaguaí para 2014 e seus impactos para o funcionalismo! Publicaremos na íntegra o Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal elaborado pela comissão nomeada pelo prefeito no início desse ano. Devido as dificuldades envolvidas na publicação das imagens, montamos alguns links abaixo para navegação dos leitores. 


Perguntas, muitas perguntas...

O Blog entende que se a proposta desde o início era entregar todo processo de reestruturação do plano de cargos e salários a uma entidade como a Fundação Getúlio Vargas - FGV, para qual objetivo essas comissões passaram o ano de 2013 trabalhando nesses planos? Não seria um desprestígio, depois de tanto tempo de trabalho dessas comissões, simplesmente desprezar o trabalho já feito e, praticamente recomeçando do "zero", entregar a FGV pra refazer tudo? 

A essa altura, a única resposta plausível é: GANHAR TEMPO. Mas ganhar tempo para qual objetivo? Aprovar o plano mais lá na frente, talvez em 2016, dentro de um cenário objetivando releição? Não seria tempo demais para testar a paciência do funcionalismo municipal? O prefeito e sua equipe de governo realmente acreditaria que seria (ou será) possível enrolar o funcionalismo por até 4 anos inteiros? Essas perguntas ainda permanecem sem resposta!

Análise do Plano da Educação

Quanto ao Plano de Cargos e Salários da educação, após leitura do texto e comparação com o plano atual, podemos classificá-lo como um documento conservador. Esperávamos um documento renovador, mas, como tal plano foi construído sob "portas fechadas", não houve participação do funcionalismo. Por causa da ausência de fóruns e audiências públicas, o "novo" plano se tornou, aparentemente, apenas uma revisão do plano anterior, já existente. 

Alguns pontos problemáticos persistem: Como a falta de normatização de inúmeros itens, como a eleição de diretores escolares, apoio financeiro aos estudos, garantia de 1/3 de planejamento 'real" para os professores, incorporação da galera da Educação Infantil (especialmente os auxiliares) no plano, com equiparação aos professores, implementação de férias amplas a todo funcionalismo. O "novo" plano traz algumas novidades como a tabela com os novos adicionais por formação. 

Em relação aos valores, foram fornecidos duas (2) tabelas: Em uma tabela, os valores levam em conta o pior cenário possível, com o caixa da prefeitura em baixa, como exemplo, esse ano fiscal de 2013. Na outra tabela, os valores levados em conta se baseiam na perspectiva de arrecadação para os próximos anos, com o início em 2014. O prefeito e sua equipe, provalvemente, já possuem todos esses valores a meses em mãos, a decisão de não implementa-los aparentemente é a falta de vontade política.

Despedida

Termino essa série especial agradecendo pela audiência histórica em todas as postagens. Com milhares e milhares de visualizações. Agradeço ainda pela grande repercussão em todas as redes sociais, com centenas de compartilhamentos em todas as postagens dessa série. Esperamos que essa série sirva, ao menos, para alertar os gestores da educação no município, de que não se faz um GRANDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, sem funcionários valorizados e respeitados. Abraço a todos, juntos somos forte, separados somos vulneráveis.

7 comentários:

  1. A verdade é uma só: comissão atécnica. Por isso a necessidade da FGV. É muito fácil criticar, contudo, em nenhum momento, a comissão trouxe objetividade para fixação das remunerações. Isso não existe em lugar nenhum no mundo. Agora a FGV irá trazer seriedade ao plano apresentado. O PCS é de todos os servidores e não só do magistério.

    ResponderExcluir
  2. E o da saúde? Nao disponibilizaram?

    ResponderExcluir
  3. Bem a FGV entra para justamente baixar os valores.1 Porque a comissão não fundamentou valores em outros pcs e como comissao é paga, é interessante demorar e fazer mal feito. 2 A folha está cheia de contratados e comissionados nesse cenário é inviável aumento real.

    ResponderExcluir
  4. Gente, qnto o plano q Charlinho e a camara aprovou pra saúde no final de 2012, o luciano pediu 120 dias para avaliar... mas ainda q ele nao aprove um novo plano, o outro nao passaria a vigorá?? a camara e o prefeito anterior ja havia aprovado!!!

    ResponderExcluir
  5. Funcionário de Itaguaí22 de dezembro de 2013 às 19:10

    QUERO MANDAR UM RECADO PARA ESSE PSEUDO PREFEITO! QUALQUER COISA QUE ELE FAÇA AGORA, COM CERTEZA ELE NÃO SERÁ REELEITO. NEM ELE E NEM A CORJA DELE.

    ResponderExcluir
  6. Venho através deste DENUNCIAR a conduta de alguns diretores de escolas municipais de Itaguaí! Os mesmos estão penalizando os funcionários com uma carga horária pesadíssima nesse período de recesso escolar! Em janeiro, segundo esses DIRETORES todos funcionários deverão trabalhar TODO dia, nada mais nada menos que cinco horas diárias!!!! É um absurdo!!! A Secretária de Educação Sra. Célia não está vendo o que está acontecendo! E como fica a questão da alimentação teremos comida ou será depositado na conta de cada funcionário o valor para a nossa refeição?????????????????

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!