Assembléia SEPE Itaguaí: EDUCAÇÃO ENTRA EM ESTADO DE GREVE - Confira o posicionamento da categoria em relação ao SÁBADO LETIVO e o REAJUSTE SALARIAL


O  Blog não conseguiu cobrir presentemente a assembléia devido a compromissos em sala de aula, contudo, acompanhamos através de amigos a reunião do SEPE-Itaguaí (Sindicato dos Profissionais da Educação). Segue aos leitores as informações obtidas por este veículo sobre os comunicados e as decisões tomadas durante a reunião que ocorreu hoje (08/08) na Catedral S. Francisco Xavier. Agradecemos previamente a todos os presentes lá na reunião que entraram em contato com o blog para o envio das notícias.


1) O Prefeito Luciano Mota não recebeu os representantes do SEPE em seu gabinete no dia 05/08 conforme havia prometido por ele mesmo em Junho.


2) Após a negativa de recebimento, o SEPE recebeu a informação de que o prefeito não teve ainda tempo para estudar o caso, nem sobre a porcentagem de reajuste possível aos servidores.


3) Se o prefeito não comunicar a categoria o índice de reajuste oferecido a categoria até a próxima assembléia, marcada para 22/08 às 14 horas, não resta outra opção a não ser a paralisação geral.


Também ficou decidido que até 22/08, os representantes do SEPE irão visitar todas as unidades escolares da rede municipal com um documento que será entregue ao prefeito (Se este disponibilizar-se a recebe-lo), funcionando como abaixo-assinado contendo como itens principais as seguintes questões:


1)  O Calendário da escola sem os chamados "Sábados Letivos". A categoria entende que existem vários argumentos favoráveis a ilegalidade dessa prática. Como ao fato dos servidores somente poderem trabalhar durante a semana e também ao fato dos professores DE-1 estarem a anos trabalhando 2 horas e meia a mais toda semana sem ganhar nada a mais por isso.


2) Baixar definitivamente a carga horária dos Professores DE-1, para 1/3 de planejamento fora da sala de aula partindo do calculo de 22,5 horas semanais.


3)  Ele não fique protelando em relação ao assunto e se pronuncie sobre o índice de reajuste salarial da categoria.


Também, em relação aos sábados Letivos, o SEPE orientou aos profissionais da categoria que não forem trabalhar neste sábado (10/08). Se receberem falta, os profissionais devem recolher a prova de que foram descontados na folha e levarem ao SEPE, que o departamento jurídico do sindicato imediatamente acionará a Prefeitura de Itaguaí na justiça. Amigos, essas foram as informações que chegaram ao Blog nessa noite de quinta-feira (08/08). 

Qualquer novidade ou correção de informações, estamos aberto a faze-lo nesse espaço.

Blog Cidadania do Porto

26 comentários:

  1. Muito justo essas reivindicações. Principalmente pelo reajuste e pelos sábados letivos, trabalho em uma instituição (privada) aos sábados pela manhã e o que me foi passado pelo DP da secretaria de educação é que somente será abonada a falta ( no sábado) se apresentado atestado médico. E é preciso protestar com afinco um sábado letivo em pleno feriado nacional (7 de setembro- independência do Brasil), não somos obrigados trabalhar, caso contrário terão que pagar hora extra dobrada, conforme a lei abaixo:

    Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-lei 5452/43 | Decreto-lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943

    Art. 70 - Salvo o disposto nos artigos 68 e 69, é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, nos termos da legislação própria. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)

    ResponderExcluir
  2. ************ATÉ QUE ENFIM TOMARAM ATITUDE*******************

    NÃO QUEREMOS SER PASSAGEIROS DE UM ÔNIBUS QUE PRECISOU DESPENCAR PARA SAIR NA MÍDIA...MOSTRAR O DESCASO DOS POLÍTICOS PELA SOCIEDADE !!!!!!!!!!!! DESPENCAREMOS SIM!!!! DOENTES DE TANTO ESTRESSE!!!! FALTA TUDO PARA NOSSAS ESCOLAS E PARA NÓS!!! JÁ FIZ GREVE HÁ +- 13 ANOS ( O SALÁRIO ERA RS 240,00 UMA VERGONHA) ... SÓ CONSEGUIMOS MELHORAR UM POUCO DESSA MANEIRA... NOVATOS, NÃO DESANIMEM... EU TAMBÉM ERA NOVATO... A UNIÃO FARÁ A DIFERENÇA, E SE PRECISO, SÓ RETORNAREMOS QDO TIVER A CERTEZA DE Q NINGUÉM FOI PENALIZADO... NÃO FICAREMOS EM CASA... IREMOS ÀS RUAS DE ITAGUAÍ... COMO FIZERAM PARA PEDIR VOTOS... SOMENTE ASSIM A POPULAÇÃO NOS RESPEITARÁ E REALMENTE INCOMODAREMOS... VAMOS PEDIR O APOIO DA COMUNIDADE E CONVOCAR O VAGNER MONTES... ESTE É O MMTO!!!! UM ABRAÇO AO POVO QUE SOFRE, MAS É UNIDO PARA TRABALHAR!!!!!! NÃO TEMOS DINHEIRO PARA IR PARA BALADAS, NÉ? FICA A DICA!

    ResponderExcluir
  3. isso é um absurdo, não fiz concurso público para trabalhar aos sábados, tenho outros compromissos como vou fazer meus cursos se só tenho os sábados isso e´uma arbitrariedade, um abuso de poder.. creche funciona o ano todo não pode esta devendo horas.

    ResponderExcluir
  4. ******VERGONHA!!!! PONTO FACULTATIVO ECONOMIZA MERENDA!!!!********
    AO SAIRMOS ÀS RUAS, PRECISAMOS CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE SOBRE O QUE ESTÃO FAZENDO COM A "EDUCAÇÃO" DE ITAGUAÍ... ECONOMIAS E MAIS ECONOMIAS... E AS VERBAS????? CONSCIENTIZAÇÃO JÁ!!!!!!!!!!!!!!


    ****ORGANIZANDO PANFLETOS**** LULA CHEGOU PRESIDENTE PORQUE FEZ ACONTECER... NUMA ÉPOCA QUE NÃO HAVIA INTERNET!!!!

    ResponderExcluir
  5. O Luciano Mota, Sergio Cabral e Eduardo Paes, deveriam andar de mãos dadas. É a corja dos bem vestidos e de discursos prontos.

    ResponderExcluir
  6. Venho através desta pedir orientação quanto à determinação da Prefeitura Municipal de Itaguaí e Secretaria Municipal de Educação e Cultura obrigando os funcionários a trabalharem nessas datas citadas abaixo:


    Sábados letivos em 2013

    10 de agosto
    24 de agosto
    7 de setembro
    19 de outubro
    9 de novembro
    23 de novembro
    21 de dezembro

    Obs: É bom lembrar que a carga horária que está no edital do concurso de 2011 é de 40 horas semanais.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado SEPE de Itaguaí!!!!!!!!!!!!!!!!! Por nos defender diante de tanta DITADURA, IMPOSIÇÃO E TIRANIA!!!!

    ResponderExcluir
  8. funcionário de Itaguaí9 de agosto de 2013 às 08:27

    Marca uma reunião com ele na Prime que ele comparece

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber por qual motivo do SEPE-Itaguaí não incluir nas reivindicações a questão referente ao horário de planejamento (1/3) para os professores DE-4? Três meses atrás o SEPE-RJ ganhou uma ação contra o governo do estado RJ, pois o horário de planejamento dos professores de 16 horas não estava sendo respeitado.

    OBS: Dia 31/07 o MEC homologou parecer do CNE sobre o cumprimento do 1/3 para planejamento, leia para maiores informações no link abaixo.

    http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=4279

    ResponderExcluir
  10. Para o cargo de Professor DE - 1, no concurso de 2011 diz no edital que são 20 horas de regência. Então a prefeitura de Itaguaí deve respeitar o horário.
    As escolas de Itaguaí devem ter o horário reduzido pois, nas escolas de horário integral os professores com duas matrículas ou dobra fazem 9 horas de trabalho diário.
    As escolas teriam que ficar com os alunos 8 horas no período integral e 4 horas no regular como nos outros municípios. No Rio de Janeiro são três turnos 7 - 11 , 11 - 15 e 15 - 19.

    ResponderExcluir
  11. Se o ponto é faculdade implica que o funcionário pode optar por trabalhar ou não, mas não é o que ocorre. Nos obrigam a ficar em casa e depois quer que paguemos no sábado? E a senhora secretária? Vai trabalhar também?

    ResponderExcluir
  12. O pior que só os professores tem o sábado letivo e o restos dos funcionário como Secretaria de Educação, saúde etc....

    ResponderExcluir
  13. Sou agente adm escolar trabalho em creche, trabalhei o mes de janeiro todo, já os professores ficaram em casa trabalhamos 40hs, mas querem que agente trabalhe nos sábados letivos desnecessarios, e tem diretora ameaçando falando q quem não for vai dar falta, liguei pro SEPE e fui informado q faltas não podem ser dadas e nós não somos obrigados a ir. tem q ter negociação, quem levar falta é só levar o coprovante no sepe pq eles vao entrar na justiça pq é ilegal, não temos que viver no medo.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da notícia!!! Mas acho que faltam outros pontos importantes nas reivindicações. Como por exemplo:
    *Auxílio alimentação, a justificativa é que professores podem almoçar na escola, mas é um absurdo não termos "direito" a suco ou fruta, somente os alunos podem!, Professores que ficam o dia inteiro na escola nãopodem 'desfrutar" do lanche, que novamente só é oferecido aos alunos e durante esses sábados letivos arbitrários não termos direito a almoço!!!!

    ResponderExcluir
  16. ISSO MESMO E POR AI! TEMOS Q ENFRENTAR ESSA FALTA DE VERGONHA NA CARA POR PARTE DO PREFEITO E DE TODO O GOVERNO DO RIO, MAGISTÉRIO DO RIO MUNICÍPIO E ESTADO JÁ ESTÃO DE GREVE, AGORA TEMOS Q MOSTRAR Q TB TEMOS CORAGEM A EDUCAÇÃO DEVE SE UNIR DE UMA VEZ POR TODAS!! SO ASSIM TEREMOS RECONHECIMENTO E SEREMOS RESPEITADOS COMO DEVEMOS SER!

    ResponderExcluir
  17. OBRIGADA AO SEPE DE ITAGUAI E ESTAMOS UNIDOS NESSA LUTA! DEVEMOS NOS UNIR CADA VEZ MAIS!

    ResponderExcluir
  18. O PREFEITO ESTA SENDO AUTORITÁRIO VAMOS ENFRENTÁ-LO MESMO SEGUIR A MODA DO RIO E SE FOR NECESSÁRIO INVADIR A PREFEITURA TEMOS Q SEGUIR OS PASSOS O BRASIL TA MUDANDO #VEMPRARUA!

    ResponderExcluir
  19. Com certeza muitos Diretores de escola ameaçam os funcionários caso faltem o Sábado Letivo! Também digo ainda que tem diretora que usa o "Poder" da sua função para ficar tirando funcionário do horário do trabalho para fins particulares. Também denuncio a venda de rifas em escola!!!! Funcionários sendo coagidos, ameaçados.....em breve estarei citado os Artigos, as Leis do Estatuto dos Funcionários que se trata dessa postura inadequada de certos diretores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Professor DE – 1 (Ed. Infantil ao 5º ano/EJA – etapas iniciais e Educ. Especial)
    25 Horas(20h em regência e 5h em atividades complementares na UE), isto é o que consta no edital, então vamos reivindicar o que é correto. Não concordo com os sábados letivos. É só contar os dias das Reuniões Pedagógicas como aula dada, como é contado os COC. Se a intenção é aula para que os alunos compareçam aos sábados é pura mentira, pois a minoria comparece.

    ResponderExcluir
  21. Falando em diretoras quero saber se é certo o favoritismo com uns e outros funcionários que ficam ausente durante uma semana em dias normais de funcionamento da creche para viajar e desfrutar das maravilhas da Bahia com seu namorado pq o mesmo estava de férias e os resto dos funcionários ralando sendo a diretora diz não ter banco de horas... e não desconta desta funcionaria!Como pode isso?Há muita coisa errada nas unidades por conta das gestoras que usa seus cargos para favorecer uns e quanto outros tem que ralar.

    ResponderExcluir
  22. Realmente!!!!! Dias de COC ,Reuniões Pedagógicas que sempre são a mesma coisa que sabemos @#@@###@ e ponto facultativo servem para economizar o dinheiro da merenda e depois querem q a gente vá sábado para ficar contando carneirinho para as paredes...QUEM DISSER QUE VAI ALUNO ESTÁ MENTINDO!!!! ACORDA POPULAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  23. ************INTERESSANTE!!!!!!!*******************
    ALGUNS PROFESSORES QUE TRABALHARAM NO DIA 10 NÃO ESTÃO TRABALHANDO HOJE. O QUE SERÁ QUE ACONTECEU??? MUDARAM DE IDEIA OU FORAM BENEFICIADOS????? FICA A DICA ...

    ResponderExcluir
  24. Não sou obrigado me alimentar na escola.Tenho o direito de escolher minha alimentação e principalmente aonde desejo me alimentar. Ainda não ter direito a 200 ml de suco e uma fruta que custa 0,50 centavos é muita @%#@% desse prefeito.AUXILIO-ALIMENTAÇÃO JÁ !!!

    ResponderExcluir
  25. ************INTERESSANTE!!! *******************

    ALGUNS PROFESSORES QUE TRABALHARAM NO SABADO LETIVO NÃO ESTAVAM TRABALHANDO HOJE. O QUE SERÁ QUE ACONTECEU??? ESTRANHO...

    ResponderExcluir
  26. Boa noite companheiro. Alerta a falsa democarcia e Ditadura eminente. Através de conversa com amigos vejo que a lista que o SEPE deixou nas escolas para que todos assinassem não foi apresentada aos funcionários algumas diretoras recolheram essa listagem. A direta da Escola Prefeito Wilson e JArdim Mar agiram da mesma forma não deixando a lista em fácil acesso aos seus funcionários, recolhendo todo material.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!