Pesquisa: Que UNIVERSIDADE PRIVADA poderia se instalar em Itaguaí e quais CURSOS DE GRADUAÇÃO poderiam ser ofertados?


O Blog Cidadania do Porto está promovendo uma pesquisa junto aos leitores. O município de Itaguaí é carente da oferta de cursos de graduação, no nível superior. A proximidade com grandes universidade públicas em Seropédica e Campo Grande (na zona oeste do Rio de Janeiro) inibem, de certa forma, a instalação de campus de universidades privadas na cidade. Apesar de não ser obrigação do governo municipal a instalação e oferta de vagas no ensino superior na cidade, é importante para o município ter essas instituições funcionando aqui.

No final dos anos 90, a Universidade Castelo Branco - UCB se instalou na cidade, ocupando o prédio do CIEP 300. Ofereceu aos itaguaienses os cursos de Administração, Direito, Letras e Pedagogia. Como o fim do apoio institucional da Prefeitura (O prédio do CIEP era cedido para aulas noturnas), A UCB, no início dos anos 2000, instalou-se nas dependências do atual colégio CEM, essa solução apenas serviu para dar prosseguimento as turmas já existentes e encerrar as atividades da instituição na cidade. 

A experiencia da UCB em Itaguaí não deixou qualquer legado permanente para a cidade, exceto os diplomas expedidos. Certamente, se a Prefeitura de Itaguaí interessar-se em fazer uma nova parceria  com qualquer nova instituição de ensino superior, deverá observar essa falha do passado (!) e precisa colocar no papel também a obrigação para a universidade instalar-se de fato em nossa cidade com campus próprio localizado em terreno próprio e com cursos de interesse real a nossa cidade e que atraiam também estudantes de fora para cá.

Como é extremamente complicado trazer uma universidade pública, nessa postagem, priorizaremos em deixar algumas sugestões a prefeitura e aos leitores de Universidades particulares que poderiam instalar CAMPUS em nossa cidade. Deixamos essas sugestões também para a prefeitura com o objetivo pela busca de parcerias para que elas se instalem de fato as estruturas de forma permanente no município de Itaguaí.










De igual modo, deixamos em debate a seguinte pergunta:
Quais CURSOS DE GRADUAÇÃO poderiam ser ofertados aos moradores de Itaguaí e região? 


O debate está aberto no blog e nas redes sociais, todos os leitores podem responder a essas duas (2) perguntas em forma de comentário nesse veículo ou no facebook. Esperamos que essa postagem sensibilize os governantes e demais políticos na nossa cidade. Temos que deixar de ser uma cidade onde os estudantes precisem sair todos os dias para estudar e tornar-se uma cidade onde os alunos de fora vem estudar

3 comentários:

  1. Eu tenho em Itaguaí, uma parceria com a UNIG-UNIVERSIDADE IGUAÇU DE NOVA IGUAÇU. Em cursos de Pós Graduação. E procurei a prefeitura de Itaguaí, na pessoa da Sr. Secretario de Desenvolvimento Econômico de Itaguaí, o Sr. Marcos Praxedes e o Sr. Fernando. Os mesmos ficaram de levar uma proposta de uma parceria de uma futura instalação da Unig em Itaguaí. Só que já se passaram mais de 2 meses e como aínda, não obtive uma resposta positiva deles, pois os mesmos ficaram de levar essa proposta ao Prefeito Luciano Mota e até o momento estou a espera de uma reposta e como estava demorando essa resposta, me dirigi a Secretaria de Educação e pedi para falar Com a Secretária de Educação e fui prontamente atendida, pela Sra. Mary Sub-Secretaria de Educação de Itaguaí que prontamente aceitou e achou muito boa a ideia de trazermos essa Universidade a Unig, para Itaguaí. e me falou que iria ter uma reunião com o Secretário o Sr.Marcos Praxedes, para que ele possa estar agilizando essa reunião juntamente ao prefeito e em seguida agendarmos uma REUNIÃO COM OS PROPRIETÁRIOS DA UNIG. PARA PODERMOS COLOCAR EM PRÁTICA ESSA PARCERIA DE TERMOS DEFINITIVAMENTE UMA GRANDE UNIVERSIDADE EM ITAGUAÍ. ATÉ O MOMENTO ESTOU NO AQUARDO DE UM CONTATO DE ALQUEM DA PREFEITURA, PARA QUE POSSAMOS DAR PROSEGUIMENTO NESSA PARCERIA; HELIO COELHO.

    ResponderExcluir
  2. Universidade Carioca... tem ótimos preços e com parceria ainda oferece descontos.
    Administração, Letras não podem faltar assim como Petróleo e Gás e Engenharia já que Itaguaí é a Cidade do Porto.

    ResponderExcluir
  3. Postei um comentário que não foi aceito.Não caluniei,não fiz difamações e,muito menos, menti.
    Apenas discordei e expus minha opinião.Será que foi porque citei o nome do candidato a governador,Lindberg?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!