Itaguaí (RJ): Blog Cidadania do Porto - 2 ANOS com muita história para contar!


Me lembro como se fosse ontem, há exatamente dois (2) anos, escrevi minha primeira postagem no Blog Cidadania do Porto. O assunto em destaque era o drama da contaminação do do Aquífero Piranema pelo, então recém-inaugurado, Centro de Tratamento de Resíduos em Chaperó. De lá para cá, tudo mudou, um Blog que foi criado apenas para replicar as notícias de outro blog (Política de Itaguaí) , nesse dia, passava a ganhar conteúdo próprio e exclusivo.

Mas, antes de começar a publicar aqui, blog já estava no ar desde 27/03, republicando postagens do Blog Política de Itaguaí. Naquela época, verificou-se que a rede de internet da Prefeitura de Itaguaí estava bloqueando o endereço do Blog Política de Itaguaí. A solução encontrada pelo moderador do Blog foi criar outro endereço para replicar as notícias em outro endereço, o nome escolhido foi "Cidadania do Porto", pois era suicídio técnico, para os programadores da prefeitura bloquear a palavra "porto" da rede pública de internet, tal ação poderia virtualmente tirar a rede do ar.

Com o passar dos dias, a rede pública voltou a liberar o acesso ao Blog Política de Itaguaí e lentamente, já no final de abril, o espaço alternativo criado deixou de ser usado. Surge assim a proposta de criar um novo espaço, com conteúdo inédito, pois já naquela altura o Blog Política de Itaguaí estava congestionado com filas de postagens para semanas na frente. Em 02/05/2011 entrava no ar o novo Blog Cidadania do Porto com conteúdo próprio, porém sem público. Tudo ainda dependia da rede de distribuição nas redes sociais do Blog maior, até então.

Prof. Danilo Aguiar juntos com os engenheiros das redes de televisão
Visita técnica na torre de TV da cidade em 2011

Nos primeiros meses de 2011, o Blog publicou mais de 100 postagens contendo idéias, propostas  e sugestões para o desenvolvimento da cidade. A Prefeitura de Itaguaí aderiu a várias sugestões como a da reforma e modernização da Torre de TV da cidade, preparando a estrutura montada para receber os equipamentos de transmissão digital e também o início dos estudos para implantação de internet gratuita por transmissão WI-FI nas praças e bairros.


Aparência do Blog Cidadania do Porto em Novembro de 2011

Em setembro de 2011, O Blog Cidadania do Porto começou a fazer história! Pela primeira vez um veículo  de comunicação cobriu um concurso público, em sua totalidade, promovido pela Prefeitura de Itaguaí. Foram postagens diárias com plantões a todo momento. Ao longo de 2012, o blog conseguiu a proeza de informar antes do site da prefeitura a relação dos convocados e data de apresentação. Essa cobertura continua até hoje, cobrindo a situação dos convocados de dezembro de 2012 que ate agora não tomaram posse.

Ao longo de 2012, os leitores foram se fidelizando, a audiência foi multiplicando, e o blog começou a cobertura das novidades do magistério, do serviço público municipal, do Concurso do Magistério de Seropédica e alguns parceiros se uniram a essa jornada como a RH Domínio de Pedro Lemelle e Silvestre Cirilo com seu caderno de esportes. Este   Blog tornou-se junto com o Blog Política de Itaguaí referencias dentro e até fora da cidade. 

O Blog Cidadania do Porto é parceiro no projeto do Instituto Educa Itaguaí 

Hoje (02/05), estamos preparando-se para novos desafios. Profissionalizar este veículo de comunicação está na pauta como prioridade máxima. Devemos lealdade e respeito a nossos leitores, continuaremos informando, na medida do possível, mesmo não contando com boa vontade de alguns gestores municipais. Ter direito a informação é um direito não um favor, como alguns entendem infelizmente. Abraço a todos, estamos caminhando, juntos somos fortes, esse é voto do Blog Cidadania do Porto.

Este Blog  só é possível graças aos leitores e colaboradores, reconhecimento especial ao Professor Fabiano Bastos, do Blog Política de Itaguaí, que acreditou neste projeto e é o principal parceiro desde o primeiro momento!

Prof. Danilo Aguiar
Blog Cidadania do porto

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!