Esporte Itaguaí: A construção de equipamentos esportivos como alavancagem do esporte (Escrito por Silvestre Cirilo)

Em reportagem do Jornal Atual, em 26/03, o atual presidente da Câmara, Nisan César, anunciou a vontade de construir um estádio municipal em nossa cidade nos próximos quatro anos. Bem, foi uma notícia que acabou passando despercebida junto à população itaguaiense, cidade que vive e respira futebol, mesmo sem uma boa competição realizada por estes lados desde os campeonatos municipais realizados nos anos 1990. Além disso, não podemos esquecer o tradicional clube da cidade, o Itaguaí Atlético Clube. Nos anos 1980, o clube disputou o campeonato carioca, chegando a disputar a 2ª divisão, no ano de 1992. Entretanto, com gestões equivocadas, o clube foi se apagando do cenário estadual, se limitando a uma sede social praticamente sem uso e um estádio que, atualmente, serve como palco de shows.

Caso essa notícia se concretize, será a primeira vez em muitos anos que o esporte da cidade poderá saborear um equipamento esportivo novo. Mas, o poder público não deve esquecer que um equipamento desse porte necessita de um planejamento que envolva o seu uso e a geração de receitas para a sua manutenção. O caro em um equipamento esportivo não é a sua construção e, sim, a sua manutenção. A criação de um fundo municipal para o esporte, uma agenda que contemple o uso do estádio respeitando as condições para que se mantenha em ótimas condições o gramado, a oferta de outros serviços ligados à utilização do estádio, entre outros pontos que devem ser observados. Para confirmar essa fala, disponibilizo o programa Segredos do Esporte, da ESPN, sobre estádios e arenas.



Cabe à administração pública pesar as vantagens e desvantagens de se construir um estádio de futebol em Itaguaí. Por que não a construção desse equipamento dentro de um projeto maior como um Centro Esportivo Municipal? Por que não aproveitar o próprio estádio do Itaguaí A.C.? Por que não reativar o campeonato municipal? Por que não reestruturar o Itaguaí A.C.? A construção de um equipamento esportivo, por si só, não consegue ser um fator de desenvolvimento esportivo local, mas a construção aliado a um planejamento macro voltado ao esporte em si, privilegiando a continuidade e um trabalho voltado à parte técnica.




Silvestre Cirilo
esporteegestao@gmail.com

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!