Esporte Itaguaí: Ferramentas que auxiliam o desenvolvimento esportivo local (Escrito por Silvestre Cirilo)



Itaguaí vive um teórico momento de renovação e espera-se que o esporte esteja incluído. O primeiro passo foi a criação da Secretaria de Esporte e Lazer, porém, até o momento, ela vive de especulações e sem nome definido oficialmente para o seu comando. Entretanto, os esportistas itaguaienses esperam mais do que foi feito nas últimas décadas. E, nessas mesmas décadas surgiram ferramentas que auxiliam o financiamento esportivo e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Mas, para que isso aconteça deve-se ter planejamento e eficácia na execução das ações. 

Abaixo apresento algumas sugestões:

Lei de Incentivo ao Esporte: 
Lei que aproveita a indústria e o comércio presente nas cidades. Em geral, nos municípios, se valem da renúncia do ISS e do ICMS para o apoio a projetos esportivos previamente cadastrados de acordo com legislação específica.


Bolsa Atleta: 
Auxílio prestado diretamente aos atletas de acordo com requisitos especificados em legislação própria. Deve estar atrelada a um planejamento estratégico do município para o desenvolvimento esportivo com o intuito de evitar o que estamos vendo atualmente no bolsa atleta federal: má utilização por conta da falta de fiscalização e planejamento atrelado ao desenvolvimento do esporte.


Parcerias: 
A cidade não conta com universidade em seu território, mas fica próximo à Universidade Rural, local onde poderia se buscar parcerias para atualização e capacitação tanto na área técnica, como na área de gestão, além de oferecer oportunidades aos graduandos em educação física. Outro tipo de parceria que poderia ser estudada é junto à indústria local. Esse tipo de parceria poderia fomentar o esporte de rendimento local, que apresenta custos, por vezes, proibitivos para a máquina pública, assim como, auxiliar a superar a inércia do poder pública em tomadas de decisão que necessitam de agilidade.

Legislação: 
Criação de um sistema esportivo local, como facultado na lei 9.615/98 aos municípios, objetivando a melhor organização do esporte local e especificando como deve ser o funcionamento do setor, permitindo uma real integração entre os diversos setores (educação, saúde, assistência social), por exemplo.

Silvestre Cirilo



Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!