Funcionalismo Itaguaí: AUXILIO-TRANSPORTE e ALIMENTAÇÃO, quem teve direito, quem ficou de fora!

Contratados ficam de fora do "pacotão de bondades", vários profissionais concursados  
também foram esquecidos em relação ao vale-alimentação!

E D I T O R I A L

Bem, amigos leitores do Blog Cidadania do Porto. Ao longo das últimas horas, muita coisa mudou para uma parte do funcionalismo, já para a outra parte, nada mudou, ou melhor dizendo, tudo se confirmou. Se para o grupo de servidores concursados e estatutários hoje pode ter sido um dia de festa, para a outra parte, esse episódio pode ser o prelúdio do fim de uma história. Ao longo desse editorial procurarei expor de maneira lógica os acontecimentos do dia de hoje.

Primeiramente, o que aconteceu hoje foi uma situação bem simples: Foi depositado o auxílio transporte para os servidores efetivos da prefeitura, ou seja, aqueles servidores que são do regime estatutário. A lei que criou o vale-transporte previa apenas que esses servidores (não extensível aos contratados) recebessem tal benefício. Ou seja, os funcionários contratados não foram lembrados na formulação da lei nem na discussão na câmara municipal.

Aliás, estive presente no dia da votação e presenciei a rapidez que o projetos de lei foram votados no dia. Não vi nenhuma movimentação, na câmara municipal, os vereadores não discutiram nem emendaram tal dispositivo, estendendo aos funcionários contratados. Por fim, os vereadores em nenhum momento se deram conta que estavam votando leis para uma parcela dos funcionários e não para o "todo" do funcionalismo. Fico na dúvida, se isso foi de propósito, foi um relapso ou relaxamento mesmo.

 "....os vereadores em nenhum momento se deram conta que estavam votando leis para uma parcela dos funcionários e não para o "todo" do funcionalismo."

Em relação ao vale-alimentação, me lembro muito bem de ter lido um dispositivo desobrigando a prefeitura de fornecer esse apoio financeiro em caso do local de trabalho fornecer essa opção. O que significa que em caso de escolas e hospitais, com cozinha, o servidor recebe alimentação a partir das cozinhas dessas dependências. A prefeitura ainda tem a opção de não dar em dinheiro o benefício e transformar o dinheiro em "quentinhas".... isso está subentendido na lei!

O pior de tudo é que os mais prejudicados foram justamente os servidores das escolas da rede municipal. Pela lógica, como agora a prefeitura deve ter dotação orçamentária para o vale-alimentação, deveria enviar alimento para que os funcionário possam fazer suas refeições nas unidades escolares. Seja nos períodos letivos, quanto nos períodos de férias. Essa é a lógica, mas para a Prefeitura de Itaguaí, a lógica está sendo outra.

Esse blog já recebeu a notícia que a Prefeitura não arcará com o alimento dos funcionários das escolas nas férias! Você acha justo isso? Nossos funcionários e colegas da rede municipal de ensino precisarem arcar com o próprio bolso as refeições durante o período de férias? Absurdo isso! Não importa se é concursado ou contratado, isso é desumano. Ou oferece o dinheiro, ou oferece o recurso para provimento das refeições

Por último, ressalto que faltam exatamente 31 dias para a posse do próximo prefeito assumir. Como Luciano Mota assumirá a prefeitura, essa é a grande pergunta! Pois, as coisas nesses últimos dias tem ocorrido e vem ocorrendo de maneira dinâmica. O que num dia parece boato, no outro torna-se em realidade. Esse blog somente publicará fatos, não perderemos tempo publicando possibilidades ou especulações, procuraremos publicar apenas os fatos, abraço a todos!

Prof. Danilo Aguiar

26 comentários:

  1. isso é uma grande vergonha so os efetivos ganhar esse auxilio tranporte e os contratados ficarem de fora os contratados tbm pagam passagem pq nem td os contratados moram pertos da onde trabalham é sempre assim os contratados que realmente trabalham mas que os efetivos não tem direto a nada isso é realmente uma grande palhaçada esse vereadores mas uma vez eles motram q so pensam neles e nos efetivos toma cuidado luciano motta pra vc ver realmente que são esse vereadores eles qnd querem alguma coisa eles ficam sempre do lado de quem eles precisam depois que ganham ai eles mostram que realmente eles são de verdade toma mt cuidado msm com esse vereadores luciano mota.ai tai mais uma vez que os contratados não são nada a não ser pra o prefeito so um boneco não mão dele e desse vereadores os contratados é só uma forma deles ganharem msm dinheiro nas custas dos contratados tá ai a resposta pro contratados nem o auxilio tranporte tivemos o direto de ter né e o dinheiro do fundeb pra onde foi esse dinheiro em dois anos que ninguém da educação recebe os funcionario pequeno né aonde esse dinheiro que nós temos td direto dele fala ai senhor prefeito charlinho e vereadores

    ResponderExcluir
  2. Nos da educação ( escolas )nunca tivemos alimentação no periodo de ferias,sempre compramos quentinha ou vaquinha entre funcionários

    ResponderExcluir
  3. Não tem logica pois os funcionarios das escolas não tem direito a escolherem o que comer, sendo obrigados a a se almentar do cardapio escolhidos pelas nutricionistas, que não irão comer. Só ficarei aguardando como ficará o periodo de recesso. E como faremos, na falta de agua, quando os alunos são dispensados e temos que comprar quentinhas, pois não podemos nos deslocar até nossas casas, pois não temos horario de almoço de uma hora. Fico aguardando resposta dos que se dizem entendidos, no caso vereadores e o senhor prefeito, que nunca nesse governo eu vi ir numa unidade escolar e almoçar.

    ResponderExcluir
  4. Só tenho uma coisa a dizer: Isso se chama Itaguaí!
    Que lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    É lógico que não concordo com esse fato de estatutario receber e contratados não. Pórem, acredito que os contratados estão recebendo por aquilo que lutou para ter: Sem luta, sem conquista!!!

    Nos meus 6 meses de prefeitura, acredito que já corri atrás dos meus direitos mais do que um contratado em 7 anos. Mesmo ouvindo, você não vai conseguir isso, aqui em Itaguaí é diferente. Jamais, deixei me levar pelo conformismo.

    Agora é só observar a fala Anônimo says:
    30 de novembro de 2012 21:24

    Em nenhum momento fundamenta sua opinião, só faz tentar colocar o Luciano Mota contra o Charlinho (como se isso fosse preciso), dizer que contratados trabalham mais que efetivo.
    Acorda contratados, a lutas de vocês não é contra o estatutário!!!
    Vocês tiveram 7 anos para mudar e o que fizeram????

    ResponderExcluir
  6. Não entendi e aux alimentação ou refeição?

    Não existe uma diferença entre eles?

    Ou estou enganado!

    ResponderExcluir
  7. NOS ESTAMOS RECEBENDO AUX ALIMENTAÇÃO OU REFEIÇÃO?

    AUX ALIMENTAÇÂO TODOS TEM O DIREITO DE RECEBER!

    Vale-refeição é o termo utilizado para o benefício dado aos empregados para que eles se alimentem no período de trabalho em restaurantes, lanchonetes e padarias que façam parte da rede da empresa responsável pelo repasse do dinheiro.

    O vale-alimentação destina-se para compras

    ResponderExcluir
  8. ENGRAÇADO E QUE O CONCURSO PUBLICO E ABERTO PARA TODOS! CONCURSADO ESTUDA MUITO PRA FAZER PROVA! FAÇAM CONCURSOS E SEJAM PROFISSIONAIS DE CARREIRA E NAO CABIDDE DE EMPREGOS PARA POLITICOS! ACORDA POVO!

    ResponderExcluir
  9. Não concordo com o vale transporte de apenas 100,00 Para morador de Itaguaí,pois a condução que eu pego para ir para o trabalho é o mesmo valor de quem mora em Santa Cruz ou Campo Grande, acho que deveria ser igual para todos.

    ResponderExcluir
  10. É muito engraçado dizer que contratado trabalha mais que concursado! Isso só pode ser fala de contratado mesmo, porque desde que estou na prefeitura de Itaguaí que venho ouvindo isso. Será falta de argumento de quem não teve capacidade de passar no concurso? Com certeza é. Também não concordo que a passagem não seja dada para os contratados, eles merecem respeito, pois foram a mão de obra utilizada pela a prefeitura durante anos, e o vale alimentação deveria ser para todos os funcionários independente de onde trabalhe. Eu sou da educação e sempre ouvi dizer que a merenda é do aluno e não do funcionário, não ‘posso repetir, não posso comer uma fruta porque é do aluno! E agora? Vou poder? E como ficará a minha alimentação no recesso?

    ResponderExcluir
  11. Concordo R$100,00 é muita injustiça para quem mora em Itaguaí e Vale alimentação deveria ser para todos, uma vez que o funcionário das escolas minicipais só têm direito a comer depois de que todos os alunos estejam satisfeitos e daí que muitas vezes não sobra merenda suficiente para os funcionários. Mais ainda, durante as férias o estômago dos funcionários das escolas municipais entram de férias também ? Faça-me o favor, prefeito !

    ResponderExcluir
  12. Fala sério! Passagem não é benefício e sim direito do trabalhador. Eu estava pagando para trabalhar como todos os outros funcionários. Até agora não recebi benefício nenhum como o Vale Alimentação por exemplo. É uma vergonha que o prefeito tenha feito o dever de casa pela metade, ele podia aprender alguma coisa com o Prefeito Eduardo Paes que valoriza o funcionário público, resta agora esperar Pelo Luciano Mota (o qual já ouvi falar bastante mal), mas não tenho nada a dizer dele, espero que faça um bom trabalho para calar a boca daqueles que o criticaram mesmo antes de tomar posse, tenho certeza de que se o Vale tivesse ganhado nas eleições, nem o vale transporte estaria vendo agora. Como forma de apoio a colega Letícia que corajosamente colocou seu nome, também colocarei o meu e faço a mesma pergunta: e aí? Como ficaremos no recesso? Dieta forçada? Ah para !!!

    ResponderExcluir
  13. UMA PENA CONTRATADO NÃO RECEBER VALE -TRANSPORTE.

    ResponderExcluir
  14. PREFEITO CHARLINHO

    SÓ TENHO À AGRADECER , PELA FALTA DE CONSIDERAÇÃO QUE TEVE

    COM SEUS CONTRATADOS , DE DEIXA-LO DE FORA , SOMOS TODOS

    FUNCIONÁRIOS , PORTANTO TEMOS OS MESMOS DIREITOS.

    ResponderExcluir
  15. OS CONTRATADOS VÃO SAIR MESMO? OU É SÓ BOATO AINDA TEM MUTOS CONTRATADOS NO LUGAR DE QUEM FEZ PROVA E PASSOU.

    ResponderExcluir
  16. estou entrando agora na prefeitura gostaria de saber os nomes das escolas no centro,e se tem ainda vaga nestas referidas escolas.

    ResponderExcluir
  17. Sou auxiliar de serviço escolar.Estou trabalhando no recesso e sem almoço!Os (ESCRAVOS) nas senzalas se (ALIMENTAVÃO);E eu na (ESCOLA);não tenho direito ao alimento ?????????

    ResponderExcluir
  18. POIS É AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR, LIMPA, CUIDA, ZELA, E ESTA SEM FERIAS E SEM ALIMENTAÇÃO.

    ResponderExcluir
  19. A verdade é a seguinte todos merecem respeito e valor seja efetivo ou contratado,porém com 25 anos de prefeitura tenho assistido uma realidade, muita gente nova deste concurso trabalhando e muitos contratados com picuinha,inveja coisas assim,esta é a realidade em Itaguaí.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!!!!

    ALGUÉM PODE ME INFORMAR QUAL A FUNÇÃO DO AUXILIAR DE SERVIÇO ESCOLAR? QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS? FUI CONVOCADA E ESTAREI LARGANDO UM EMPREGO
    QUE ESTOU A 15 ANOS, TUDO PELA ESTABILIDADE.
    Já percebi pelos comentários que o pessoal da educação não é valorizado pela Prefeitura.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. auxiliar de serviço escolar, limpeza de toda dependência da escola salario,622,00 salario família 22,00 até 14 anos mais 244,00 de transporte se morar fora de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  23. GENTE ME RESPONDAM, sou contratada estou correndo mesmo o risco de ser mandada embora DANILO AGUIAR o que o senhor acha,se falando em lei posso ser ou não mandada embora o direito realmente é dos concursados e eu????????????????????

    ResponderExcluir
  24. concordo com a letícia sabias palavras.

    Será falta de argumento de quem não teve capacidade de passar no concurso? Com certeza é.

    ResponderExcluir
  25. a lutas de vocês não é contra o estatutário!!!

    ResponderExcluir
  26. o grande problema é que ainda se acha que reina o imperio do coronel!! os contratos nao se dao valor, pois tem medo de serem exonerados por este motivo fazem eles de escravos trabalhando muito e ganhando pouco, os contratados tem que se dar mais valor e nao aceitarem serem esculachados como ficam sendo, a prefeitura nao paga horas extras, e ameaçam os contratados se nao aceitarem tem quem quer, isto é uma mentira pois nao tem quem quer não, ficam contratando qualquer um e ai fica do jeito que esta, os carros novos ja estão a maioria batidos, eles bate ate mesmo dentro do patio da sectran ao manobrar, voces contratados tem que ser mais unidos e não se sujeitarem as ordem absurdas.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!