Série Especial: 5° Parte - Transportes e Trânsito


Assim que o novo prefeito chegar ao gabinete, se verá em frente
 a decisões como dar continuidade ou não as obras!

Nessa quarta postagem da Série Especial: Série Especial: Perspectivas para Luciano Mota em 2013 na PREFEITURA DE ITAGUAÍ! O tema principal a refletir é a questão dos Transportes e Trânsito na cidade, nos primeiros dias de governo. Cabe lembrar aos leitores que essa série de postagens tenta apenas delimitar nos primeiros dias, o que pode ser feito pela nova equipe de governo, pois, como já foi dito anteriormente, é um momento de transição.

Primeiramente, a nova administração assumirá já no dia 01/01 com um caos instalado no centro da cidade, formando um "nó viário" que transformou tudo num grande engarrafamento generalizado, em qualquer parte do dia, os congestionamentos são comuns agora. Caberá ao novo prefeito, pelo menos tentar, implementar um modelo de gestão do trânsito, de forma a diminuir um pouco a quantidade de automóveis no centro da cidade.

Talvez se os ônibus e o transporte alternativo seguisse, a partir da rodoviária num trajeto diferente, isso poderia ser uma medida paliativa que podia ser adotada nos primeiros dias. Outra medida que poderia ser adotada já nos primeiros dias da nova administração poderia ser o racionamento de vagas na principal via da cidade para forçar a abertura de uma nova faixa de pista. Mas para frente, o novo prefeito terá que procurar um novo local para o terminal de ônibus do centro da cidade.

Tudo isso, transformou o centro da cidade num funil rodoviário. Na próxima postagem, a pedido dos leitores, teremos uma a reflexão sobre o que podemos esperar do governo de Luciano Mota no que diz respeito ao trato do prefeito com o funcionalismo público, até lá!

Prof. Danilo Aguiar

4 comentários:

  1. Soluções imediatas para melhoria do trânsito:
    - Reorganizar e licitar o transporte coletivo e acabar com a farra das kombis e mototaxi.
    - Estacionamento rotativo no Centro
    - Mudança da entrada do Supermercado Guanabara, novamente para os fundos.
    - Construção da Av. do Contorno, que se iniciaria proximo a rodoviaria, cruzando a av. Airton Sena, seguindo pela area da Expo e encontrando-se com a Ismael Cavalcante.

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  2. Boa! Agradeço as sugestões! Obrigado e contribua sempre que possível!

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  3. Essa terceira faixa é um fato, até mesmo pelo que já temos saindo do Nova Brescia. Ou o rotativo ou a retirada do estacionamento do Centro, que não se vê em outras cidades... Sendo uma fonte de renda para a prefeitura com a criação de estacionamentos públicos.

    A mudança da entrada do Guanabara é imperativa para essa melhora...

    Caso o terminal do centro continue no mesmo lugar, poderia ser adotada a medida tomada na FIOCRUZ, com a adoção de mureta entre o ponto e a pista, evitando paradas no meio da rua.

    Criação de recuos nos pontos de ônibus e fiscalização para a parada em locais proibidos.

    Retirada dos controladores de trânsito dos sinais, evitando com isso multas indevidas... Colocando-se câmeras para evitar o avanço dos sinais entre 6h e 22h.

    Fechamento da passagem na ary parreira (altura do formigão) e criação de um retorno na entrada dos prédios, dando fluidez ao trânsito na principal.

    Parceria com o Governo do Estado para a questão dos ônibus intermunicipais , ficando uma possível parceria (se possível)para controle de horários, além de focar junto ao Estado a volta do trem da Supervia, já garantida pelo Estado na última renovação da concessão, mas sem muito esforço para por em prática.

    ônibus municipais rodando 24 horas.

    Reorganização do trânsito no Pátio MIx, colcoação de ponto de ônibus e passarelas...

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  4. Os ônibus para o centro do Rio de Janeiro são uma vergonha, é cobrado R$ 6,65 (para quem não usa bilhete único), e oferecem uns poucos ônibus com ar condicionado, a grande maioria da frota da real rio é composta de ônibus sem o mínimo de conforto, por exemplo o que faz o horário das 5h da manhã não possui ao menos uma cortina, são bancos apertados e duros e não possui ar condicionado ou seja são ônibus que não poderiam rodar para tão longe e o que mais impressiona é que ano após ano nenhuma outra empresa entra, não há concorrência e os horários são ainda piores, saio as 3h do trabalho e o primeiro expresso (seletiva) só sai as 16h30m da Menezes Cortes, da central sai apenas paradores sem ar condicionado que demoram mais de 2 horas para chegar em Itaguaí, e nunca houve nenhuma cobrança por melhorias por parte da prefeitura ou por alguma "autoridade".Fico na esperança que nesse governo possa haver alguma mudança nesse sentido mas a grande verdade é que é lamentável depender da real rio, com letras minusculas mesmo, pois é uma empresa que não respeita e não dá a mínima para seus clientes.

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