Série Especial: 6° Parte - Funcionalismo Público em Itaguaí


Caberá ao próprio prefeito Luciano Mota qual 
será a política adotada ao funcionalismo público

Nessa sexta postagem da Série Especial: Série Especial: Perspectivas para Luciano Mota em 2013 na PREFEITURA DE ITAGUAÍ! O tema principal a refletir serão as possíveis ações do próximo governo nos primeiros dias de 2013. Acredito que essa postagem é a mais importante da série, pois, além dos próprios leitores terem proposto este tópico, também é um ponto delicado, pois envolve o ganha-pão de pessoas e famílias, muitos residentes do nosso município.

Primeiramente, cabe lembrar que se o futuro governo pretende dar um belo aumento já em 2013, deverá adiantar-se, pois os vereadores deverão iniciar, em alguns dias, os trabalhos para aprovar o orçamento da cidade para o próximo ano. Caberá ao próprio prefeito a decisão: Ficar quieto e esperar a câmara aprovar o aumento anual, seja qual for, e jogar o assunto para 2013 ou usar da condição de futuro prefeito e intervir em prol dos servidores já nesse momento.

Segundo, em relação a um assunto conhecido de todos os servidores da prefeitura de Itaguaí: O famigerado Vale-Transporte. No momento que o prefeito assumir a prefeitura em 01/01/2013, certamente ele verá em algum ponto da mesa do prefeito uma certa lei autorizativa, isso mesmo, a lei que autorizou o vale-transporte para todos os servidores públicos. Caberá ao novo prefeito dar providências para implementar a lei ou deixar mofando como o antecessor.

Terceiro, em relação aos concursados que ainda estão esperando serem convocados. De uma coisa é certa, enquanto houver candidatos aprovados no cadastro de reserva esperando na fila, a prefeitura não poderá contratar, isso é regra que não dará para fugir. A decisão de tentar burlar a lei poderá infligir a primeira crise e derrota política pelas vias judiciais, disso Mota tem ciência. Não acredito que o futuro prefeito tome essa via, porém sempre é bom a todos acompanhar esse assunto de perto.

Em relação a situação dos funcionários contratados, esse é um ponto delicado e esse assunto poderá ser a primeira grande decisão do novo governo! Mas qual será a decisão do futuro governo?  Demitir ou não? Demitir apenas os funcionários contratados em altas posições (nomeados) ou qualquer um em cargo de chefia? Demitir parcialmente ou totalmente? Amigos, tenho muitas perguntas sobre esse assunto, porém nenhuma resposta, passo essa pros leitores e pro prefeito!


Em relação a filosofia de trabalho, caberá ao novo prefeito ditar qual será a filosofia adotada dali para frente. Se será um prefeito mais distante da realidade do dia-a-dia do seu funcionalismo, como é a prática adotada pelo atual prefeito, ou um prefeito mais achegado e próximo da realidade do dia-a-dia do seu funcionalismo. Certamente, já nos primeiros dias, saberemos qual será a filosofia adotada pelo prefeito com o funcionalismo público de nossa cidade.

Poderíamos falar de muitas outras coisas relativo ao funcionalismo. Porém deixo aos leitores complementar essa postagem através dos comentários da postagem, sintam-se a vontade para faze-lo. Na próxima postagem, também a pedido de nossos leitores, falaremos dos primeiros dias do novo governo em relação a questão da Educação e da Rede de ensino, até lá!

Prof. Danilo Aguiar

16 comentários:

  1. Na minha opinião devemos priorizar a saúde pública, e eu vejo muitas pessoas q trabalham em atendimento público por exemplo e não fazem nada a não ser ficar sentada, enquanto temos q ficar esperando em filas, pegando senhas, ou como sempre aguardando...

    ResponderExcluir
  2. Ele vai ter que conversar com os vereadores são eles em Itaguaí que dita as regras,se não chegar a um acordo vai ser impossível governar.Charlinho é prefeito até o dia 31/12/2012 a 00:00......

    ResponderExcluir
  3. Espero que o novo Prefeito resolva esse problema com relação ao vale-transporte e refeição.Pois em prefeituras que não terão tanta visibilidade como Itaguaí que terá a criação do arco Metropolitano e um grande complexo Naval, pagam esse benefícios.Isso é realmente muito estranho.
    Estamos de olho!!!!

    ResponderExcluir
  4. O prefeito deveria ficar com os contratados que realmente trabalham, pois alguns só vão para assinar o ponto e ficam de conversa o tempo todo, há uma quantidade excessiva de contratos, portando tempo de sobra para ficar a toa! Quanto ao auxílio transporte estamos aguardando anciosamante. Se a quantidade de contratos não fosse tão grande o salário seria bem melhor, pois a educação recebe a verba do FUNDEB que é suficiente para dar um excelente salário para os efetivos. O contrato deve acontecer sim, porém não nessa quantidade.Quanto a saude acontece a mesma coisa vc fica esperando um atendimento pois há pessoas sem compromisso com a população, é uma total falta de respeito.

    ResponderExcluir
  5. Ouvi dizer que o prefeito vai assinar a carteira dos contratados, seria isso legal (lei) ?Há uma fila enorme de concursados esperando sua vez. Muita gente de itaguaí não passou pois simplesmente, habituou-se ao subemprego: reclama do salário, mas não desiste, não busca estudar e melhorar (há excessões ). É uma mentalidade errada. Por outro lado os que passaram no concurso tem uma escolaridade muita além para o cargo escolhido. Como superar esta diferença, esta agora nas mãos do novo prefeito.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, não há discussão, quem passou no concurso tem o direito de assumir a sua vaga! Independente da escolaridade dita "superior", se este ficará ou não é outra história...Ao prefeito só cabe convocar, se não fizer, a justiça fará! Aos contratados, bem, eles quando procuraram a prefeitura entregando seus currículos, já sabiam previamente dessas condições insalubres, triste, mas é esta a realidade!

    ResponderExcluir
  7. Assinar a carteira é ILEGAL! Pois isso configuraria emprego fixo pelo regime de CLT. E emprego fixo no serviço público também deve ser preenchido por concurso Público! É assim em várias prefeituras...como Paracambi.

    ResponderExcluir
  8. Será que a PMI poderia usar o seguinte como exemplo:
    A Companhia Municipal de Limpeza Urbana - COMLURB, torna pública a realização de concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Agente do Preparo de Alimentos, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e opção pelo Regime do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mediante as condições estabelecidas neste Edital. É uma empresa mista.
    Estes funcionários trabalham em escolas municipais do RJ, e o salário é de R$ 740,00 com vale transporte e alimentação,o Prefeito poderia usar este sistema ? porém o salário não poderia ser maior de um concursado

    ResponderExcluir
  9. Amigo anônimo, nada impede que os funcionários de alguns setores da prefeitura sejam regidos pela CLT, ou seja, tenham a "carteira assinada". Porém, isso só pode ocorrer em caso de aprovação em concurso público. Como disse o Danilo, é ilegal assinar carteira de contratados, eles não foram aprovados em concurso. A bem da verdade, a própria existência de funcionários contratados é uma aberração, pois cargos comissionados devem ser uma EXCEÇÃO. A regra é termos pessoal aprovado em CONCURSO PÚBLICO. Na minha opinião, os funcionários contratados devem ser substituídos por concursados, o quanto antes. E os excedentes devem ser dispensados. Não é cabível que em uma biblioteca, com pouquíssimo movimento, haja 4 funcionários o dia inteiro batendo papo, quando 1 ou 2 seriam mais do que suficientes. A prefeitura virou cabide de empregos, HÁ MUITOS ANOS, isso não é prática implementada pelo Charlinho. Entra prefeito e sai prefeito, os cargos da prefeitura são utilizados como moeda de troca para amigos e familiares do prefeito e de seus aliados. Essa é uma prática ILEGAL e, vou mais longe, CRIMINOSA. Como cidadãos, devemos exigir o fim desta prática. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Só resta saber se o atual governo vai manter a mesma prática de contratos, pois o contrato é voto certo, como foi no 2º mandato do Charlinho, sem contar que o tel. do prefeito estava sempre a disposição servindo de intimidação e coação para alguns funcionários, que sabiam que mesmo não fazendo um bom trabalho tinham a certeza de que ninguém poderia com eles.

    ResponderExcluir
  11. fui ameaçada varias vezes uma delas foi desse jeito é só da um telefonema para o charlinho.não mexe comigo não.

    ResponderExcluir
  12. queridos gostaria de informa-los que se isso acontecer, de assinarem a carteira de vocês,vão continuar com o emprego de vocês mais não vão ser funcionários da prefeitura ,como batem no peito e menosprezam os outros.

    ResponderExcluir
  13. discordo que contrato com pessoas sem preparo,seja voto certo pode até ser voto daquela pessoa ou de seus familiares mais o voto da população que é mais importante e em maior numero não vai ser conquistado com esse tipo de funcionários.e sim com funcionários qualificados que gostam do que fazem,comprometidos com seu trabalho querendo fazer a coisa certa.

    ResponderExcluir
  14. Sou ag. adm e professor, é uma injustiça falar q os contratados não fazem nada. Tem muitos efetivos q só pq sao concursados, ficam mandando nos contratados. Os unicos contratados q mandam nsao aqueles q tem cargo de confiança....Parem gente com esse descaso com os funcionários contratados.

    ResponderExcluir
  15. O Luciano tem que colocar de volta pra sala de aula a maioria das Diretoras de muitas escolas de itaguaí. Muitas maltratam os funcionários contratados ,fazem ameaças com os tais relatoórios q elas colocam o que querem sem deixar os funcionários terem acesso o relatório e isso acontece também com alguns efetivos que conheço que também receberam esse cartigo.Encoberto pelos acessores da SMEC.
    A mudança na educação começa aí mudando a direção, tem muitas professoras competentes e que merecem ser diretoras.

    ResponderExcluir
  16. o novo prefeito deve valorizar os funcionarios publicos efetivos que tem o ensino medio e trabalham em cargo que so precisam do ensino fundamental incompleto,acho que essas pessoas merecem irem para outro cargo melhor....isso pra mim e valorizaçao da escolaridade das pessoas...

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!