Série Especial: 2° Parte - Primeiras inciativas do futuro governo na PREFEITURA DE ITAGUAÍ

Primeiras inciativas de Luciano Mota já devem estar sendo tomadas pela sua equipe

Nessa primeira postagem da Série Especial: Série Especial: Perspectivas para Luciano Mota em 2013 na PREFEITURA DE ITAGUAÍ! Procurarei delimitar "por alto" quais poderão ser as primeiras iniciativas do novo governo municipal. Cabe lembrar que os primeiros dias do mandato de um novo administrador público são momentos extremamente delicados, pois são dias de transição em todas as esferas da administração pública municipal.

A primeira grande mudança já começou neste domingo, desde o momento que o TRE declarou o novo vencedor. Essa mudança passa por despercebida, mas é o alicerce principal de uma nova administração  que é a filosofia adotada pelo novo gestor da cidade. Será uma filosofia centralizadora, como da atual administração, descentralizada ou descentralizadora? E além, como o novo prefeito administrará a cidade? Sendo da "rua" ou do "gabinete" ou os dois?

Essa resposta não pode ser respondida verbalmente, mas com certeza será notada! Todos na cidade notarão como o novo prefeito agirá no dia-a-dia e responderão a essas perguntas naturalmente. Com certeza, esse julgamento já começou. Pois, o eleitor desde já começa a acompanhar todos os passos do novo prefeito da cidade! Com as mídias sociais e a internet, esse acompanhamento passou a ser feito em tempo real, e o julgamento do eleitor na mesma velocidade.

Sendo assim, sabemos que o mandato do novo prefeito já começou. Nesses últimos dias de 2012, dependendo da filosofia adotada, caberá exclusivamente ao novo prefeito (ou não) a escolha da nova equipe que comandará os destinos da cidade pelos próximos quatro (4) anos. Nesse momento, a cidade conhecerá não apenas a "cara" do prefeito, mas também a "cara" da sua nova administração. Se será uma equipe "política", equipe "técnica" ou um misto.

Outro ponto crucial nesse momento de transição são os cargos estratégicos da cidade, como aqueles que envolvem os serviços necessários para a saúde da população como de hospitais ou postos de atendimento 24 horas. Nada disso pode fechar para balanço, tudo tem que se manter funcionando, e esse será o momento mais complicado. Caberá a equipe do novo prefeito também entrar em comum acordo com a atual administração para uma transição harmoniosa principalmente nesse setor.

Outro ponto importantíssimo será a própria transição em si. Espera-se que o atual prefeito e sua equipe se empenhe em abrir as portas da prefeitura e sua administração aos novos administradores. Seja para dar ciência dos atuais procedimentos adotados como também abrindo seus arquivos e demonstrativos para que a nova administração saiba desde o 1° dia o que está acontecendo na prefeitura. Não acredito que a atual administração adote postura diferente!

Por último, não posso deixar de falar sobre o orçamento para 2013. Luciano Mota e sua equipe já deve está se empenhando em ajustar e negociar com a atual câmara municipal o orçamento para a nova administração. Não é cabível que a câmara não procure o futuro prefeito e sua equipe para ajustar o orçamento, o novo prefeito, indiretamente já começou a governar a cidade. Na próxima postagem, falaremos sobre as Obras iniciadas pelo atual governo, até lá amigos!

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

  1. alguem pode me passar o telefone da administração da Prefeitura de Itaguai.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!