Por Uma Itaguaí Melhor (Escrito por Eudivan Figueredo)


Muito se tem discutido acerca dos problemas que afligem a população itaguaiense de um modo em geral, problemas estes que envolve o sistema de saúde, a falta d'água, saneamento básico entre outros.

Na base desse problema, encontra-se o sofrimento do povo no que diz respeito ao atendimento no SUS.O fato é que na prática, sabe-se que o Sistema de Saúde pública possui diversos problemas, como filas intermináveis, mau atendimento prestados por seus funcionários e etc.

Outro fator determinante tem sido a falta de saneamento básico, e isso acarreta um mau cheiro horrível nos bueiros, além do que o esgoto sem tratamento cai direto nos rios e consequentemente polui os mesmos. Diante dessa calamidade pública é fundamental que haja a canalização e tratamento de esgotos. Com essas medidas de sanamento é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças.

Por último, é conveniente comentar a falta d'água, uma situação lastimável que proporciona mau estar a vida do povo. Segundo alguns, para obterem esse bem precioso, pagam quarenta reais mensal para terem água de poço. Para outros o problema já é mais complicado, perdem noites e noites de sono esperando a água chegar aos canos e assim conseguirem puxar com a bomba e quando conseguem ainda vem suja e muitas das vezes com lama. Por isso se faz necessário o tratamento de água.

Não há dúvidas, portanto, de que os problemas que afetam a população de Itaguaí faz com possamos refletir sobre o sistema de saúde no Brasil...e enxergar até aonde o sistema capitalista pode ir, prejudicando a vida do ser humano. Mas,como já se sabe a priorização da saúde e prestação de serviço, torna a população mais saudável e confiante e talvez seja exatamente o que os nossos governantes não desejam, pois uma nação educada, saudável e confiante é mais difícil de governar.

Enfim,cabe ao futuro prefeito aliar-se não só ao governo estadual, mas também ao federal e sendo assim trazer melhorias para o município de Itaguaí, pois apesar da realidade nua e crua que o povo vive...Todos esperam por uma Itaguaí Melhor.

Estudante de Psicologia - UNESA

Artigo escrito a convite do blog Cidadania do Porto. Eudivan, agradeço a atenção, e sempre este blog estará com as portas abertas para novas publicações de todos os interessados! - ass: Danilo

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!