Candidatos de Itaguaí prometem VOLTA DO TREM, haverá disposição em cumprir tal promessa?

Será que um dia veremos uma composição da SUPERVIA chegando a Itaguaí?

Um assunto que a muitos anos está na pauta de muitos políticos da região é o retorno do ramal de trem de passageiros ligando Itaguaí à Santa Cruz. Esse ramal foi ativo até 1990, era composto por cinco (5) estações, sendo três (3) paradas intermediárias (Distrito Industrial, João XXIII e Cristo Redentor). Naquela época, os trem partiam e chegavam a nossa cidade em um intervalo de uma (1) hora. Alguns registros da época davam conta de um tráfego de 10.000 passageiros/dia.

Com a desativação do ramal de passageiros, o trecho ferroviário dentro da área urbana de Santa Cruz foi lentamente sendo ocupada por moradores que construíram casas ao longo de seu leito ferroviário. Tudo fruto do abandono do bem público por parte das autoridades. Em 1997, a SUPERVIA ao receber a concessão das linhas de subúrbio, também foi delimitado que ela cuidasse do ramal. Como naquela altura, o leito ferroviário já havia sendo ocupado, o assunto ficou congelado até os dias atuais.

Chegamos ao ano de 2012, a SUPERVIA quando indagada sobre o assunto sempre coloca prazos que são a perder de vista e quando aproxima-se os prazos já fixados, via de regra são protelados novamente. O atual prazo é de que a linha seja reimplantada em 2015, absurdo. O fato é que já a alguns ano esse assunto congelou-se por desinteresse político, mas não do governo do estado, o problema está nos políticos de mandato em nossa cidade.

Em dezesseis (16) anos, dois prefeitos, quatro legislaturas não houve uma ação real sequer, por parte de nossos políticos locais junto ao governo do estado e a SUPERVIA no sentido de pleitear ou cobrar a reimplantação do ramal ferroviário de passageiros. Se houve tal manifestação, foi tão tímida que não é digno de nota neste blog. O fato é que estranhamente os políticos daqui não se interessaram em levantar esta bandeira, como se a população não precisasse disso.

Faltando poucos dias para o pleito eleitoral, todos os candidatos da oposição colocaram em seus programas o retorno do ramal ferroviário, porém, ainda não vi os candidatos governistas tocarem no assunto, por qual motivo o atual governo municipal nem não teve interesse em levantar esta bandeira? E aos candidatos de oposição, o caminho para ver o trem de volta a estação de Itaguaí é longo, muito longo, mas será um feito histórico, o trem de volta a Itaguaí.

Por outro lado, duas empresas de ônibus são diretamente interessadas neste assunto, a Real Rio e a Expresso. Diariamente, uma massa humana precisa se deslocar de Itaguaí para os bairros da zona oeste e centro da cidade do Rio de Janeiro. Com o trem, o esvaziamento dos carros dessas empresas seria visível. Até que ponto essas empresas influenciam no NÃO retorno do trem de passageiros a nossa cidade? Com certeza o lobby deve ser fortíssimo.


Mesmo uma linha simples eletrificada, como de Paracambi,
ampliará as possibilidades de transporte e integração em Itaguaí! 

O fato é que nossa cidade quer o retorno do trem de passageiros. Todos candidatos tem a obrigação de pleitear e cobrar o retorno desse serviço essencial de transporte. Não importa se é governo ou oposição, a cidade é um bem maior. Conectar nossa cidade na rede de transportes de massa da região metropolitana, cidades menores como Paracambi conseguiram conservar esse serviço, Itaguaí precisa reconquistar esse serviço público, fica minha mensagem a todos os candidatos.

Prof. Danilo Aguiar

4 comentários:

  1. Com certeza não é do interesse das empresas de ônibus da nossa cidade o retorno dos trens porque diminuiria o lucro das mesmas.A prefeitura não leva em consideração que esse transporte é essencial a nossa população,principalmente com o rápido crescimento de Itaguaí.Não acredito na promessa desses candidatos.Abraço Profº Danilo.

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  2. vamos ver se nossas autoridades acorda., parabens prof. danilo pela reportagem.

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  3. Só vou complementar o que o "primeiro anônimo" falou:
    Não é do interesse das empresas de ônibos (pois vão perder receita), não é do interesse da supervia (pois vão ter que dispôr de novos trêns e gastar com a logística das estações), não é do interesse da prefeitura, pois vai ter que desapropriar as famílias que invadiram o terreno... só é conveniente para a população, e sabemos muito bem que esses três citados acima querem é que a população se exploda.
    Essa situação também é conveniente para os candidatos a prefeito, porque é mais uma promessa que eles podem fazer para enganar a população, depois de eleito vão empurrando com a barriga, assim como a supervia faz.

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  4. olá como estão as obras para a volta do trem itaguai santa cruz.Não se fala mais nada é?

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