Artigo: As MEGA-DESAPROPRIAÇÕES promovidas pela PREFEITURA e a população de Itaguaí

Moro a muito tempo em minha casa nesta cidade
 espero não ser contemplado por uma desapropriação promovida pela prefeitura!

Nos últimos meses, um assunto comum nas rodas políticas e nas esquinas da cidade são os autos de desapropriações promovidos pela Prefeitura de Itaguaí nos últimos anos. Para os leitores que não estão inteirados no assunto, a algum tempo, pelo que entendi, a câmara municipal praticamente deu carta branca para o prefeito a desapropriar terrenos sem autorização prévia do legislativo, segundo fontes na internet, o atual governo municipal desapropriou nos últimos anos 1.200 imóveis da cidade.

Nesta postagem não falarei sobre as desapropriações em si, mas sobre o clima de insegurança que essas desapropriações promovidas pela prefeitura trazem aos moradores da cidade. Cai entre nós, se essa informação de 1.200 desapropriações for realmente verdadeira, estamos falando de um tamanho referente a bairros inteiros equivalente ao que a prefeitura já desapropriou até agora. Seria praticamente uma parte importante da cidade que simplesmente virou alvo de desapropriação.

Não posso negar que ouço na rua boatos que dão conta de histórias absurdas envolvendo essas desapropriações de imóveis de famílias da cidade. Sou testemunha direta de um desses casos, onde a prefeitura desapropriou um imóvel rural de um amigo, ofereceram compulsoriamente um valor baixíssimo pelo valor total das terras e das benfeitorias, nenhum advogado da cidade aceitou pegar a ação e no final foi necessário uma manobra jurídica para entrar com a ação em outra comarca

O fato é que os moradores de nossa cidade, inclusive este que vos escreve, estão completamente inseguros. Muitos de nós trabalhamos duro para comprar nossos terrenos e gastamos muito para construir nossos imóveis. Não queremos dinheiro, queremos morar num lugar que escolhemos para viver. É triste e desesperador para um chefe de família receber uma carta comunicando que sua casa será desapropriada, os leitores já se colocaram numa situação dessas?

Não desejo nem para meu pior inimigo uma situação dessas, ver sua casa sendo desapropriada. O pior dessa história é que não importa qual o valor do imóvel que será desapropriado, seja por acordo com a prefeitura ou por via judicial, os imóveis da cidade estão tão inflacionados que é quase impossível comprar um novo imóvel com o dinheiro da desapropriação. Os moradores da Ilha da Madeira quando foram forçados a vender seus imóveis se viram nesta situação.

Não sei ao certo quais imóveis foram desapropriados, mas se realmente passou de 1.000, é muita coisa! Mas para qual motivo de tantos imóveis sendo desapropriados? Para construção de escolas, postos de saúde, praças? Mas é necessário desapropriar residências de cidadãos da cidade? O fato é que a cidade precisa crescer, é louvável a construção de bens para assistência dos munícipes, mas antes de tudo, devem respeitar a casa das famílias da cidade!

Eu confesso que estou receoso, se realmente a câmara municipal abriu mão dessa prerrogativa, de dar a palavra final para desapropriações na cidade, é então muito poder dado a uma só pessoa. O administrador da cidade virou deus, onde pode aos caprichos pessoais decretar desapropriações, cabe lembrar que nossa casa é o nosso lar, imagina um lugar onde passamos a vida toda morando sendo destruída por uma canetada apenas? 

Prof Danilo Aguiar

Um comentário:

  1. É isso aí gente !! Façam uma pesquisa lá em Rio Claro pra saber a vida pregressa do Alexandre Vale>
    Ele e sua família, influentes na cidade, tomam terras do povo.
    Você vai votar neste cara?
    E o Luciano Mota? Deu golpe no próprio pai e no próprio areal!!
    Você vai votar neste cara?
    Fala sério!! Vote 20!! Esse sim, é um cidadão do bem, de caráter, com campanha limpa e transparente e digno de governar nosso município!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!