A PREFEITURA DE ITAGUAÍ poderia criar e manter "CURSO NORMAL" e FACULDADE ou UNIVERSIDADE municipal?

A Prefeitura de Macaé (RJ) investiu o dinheiro dos Royalties do Petróleo
no ensino superior criando uma faculdade municipal!

Amigos do Blog Cidadania do Porto, esse debate é muito delicado, pois criar e manter uma instituição de nível superior, seja faculdade ou universidade requer elevados custos financeiros, poucas prefeituras no país mantém uma instituição do tipo, como São Caetano do Sul no estado de São Paulo e Macaé no estado do Rio de Janeiro. Em todos esses casos, foi necessário uma engenharia financeira afim de criar condições para instalação de tais estruturas.

O Fato é que a cidade de Itaguaí precisa mudar seu paradigma acadêmico. Hoje, todos os universitários da cidade diariamente precisam sair da cidade para estudar, com raras exceções, como os estudantes do ensino a distância e os alunos do curso de Engenharia Mecânica do CEFET. A nossa cidade tem todos os ingredientes para se tornar uma cidade universitária, transformando a cidade e mudando o ambiente ao redor.

A questão política é importante nessa história. Como trazer um grande campus de universidades federais ou estaduais para nosso município? A Universidade Rural está logo ali em Seropédica! A UEZO logo ali em Campo Grande, inclusive com cursos voltados para as empresas que estão se instalando aqui em Itaguaí! A FAETEC tem unidades em Santa Cruz e, pasmem, abrirão um centro vocacional em Seropédica. Onde fica Itaguaí nessa história?

Se a nossa cidade pretende ser também uma cidade universitária, a solução pode ser a implantação de uma universidade ou mesmo faculdade municipal. Mas quanto custaria aos cofres do município a manutenção de tal porte? O orçamento da cidade cresce inflacionariamente, em 2013 passará da casa dos R$ 1 bilhão e nos próximos anos certamente chegará, ou passará da casa dos R$ 2 bilhões. Se a prefeitura de Itaguaí pretende ter a melhor rede de educação do Brasil, o assunto entra em discussão.

Uma pequena universidade municipal, com 12 cursos superiores de graduação, algumas linhas de pesquisa, com estrutura optimizada, com boa administração financeira e o apoio de grandes empresas da região poderia ter um orçamento bem compacto e ter uma imensa utilidade para a cidade. Lógico que muitos teóricos da educação levantarão a bandeira constitucional de que prefeituras só devem tomar conta do ensino fundamental, mas e quando sobra dinheiro para tal investimento?

Em 2004, quando Charlinho assumiu a Prefeitura de Itaguaí, toda a estrutura do curso de formação de professores (Normal) foi desmontado do Colégio Municipal Senador Teotônio Vilela. Os alunos foram rapidamente transferidos para o Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, em tempos de vacas magras, a prefeitura não tinham muitos recursos e encarou a manutenção dessa oferta como despesa e não como investimento para a cidade. 

Hoje, a Prefeitura poderia muito bem reativar a oferta de um curso de formação de professores! Hoje, o dinheiro existe, falar que não é obrigação da prefeitura manter um "curso normal"  é papo furado. Ter oferta de um curso de formação de professores de nível em excelência colocaria a cidade de Itaguaí no mapa da educação pública de qualidade. Não questiono a obrigação constitucional de investir no ensino fundamental, mas se tá sobrando dinheiro, como tanto falam, por quê não investir nisso?

Visite o site da Faculdade Municipal de Macaé em http://www.funemac.edu.br/

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!