Mensagem do Blog ao SEPE Itaguaí e aos PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO da rede municipal


E D I T O R I A L

Amigos leitores do Blog Cidadania do Porto e colegas da rede municipal de ensino, ao longo de todo esse tempo em que este veículo esteve no ar, pouco expus meu posicionamento sobre as necessidades de nossa categoria. Acreditava até este momento que uma postagem dessa natureza poderia ser feita em conjunto a representação sindical, na impossibilidade de tal, resolvi assinar essa mensagem a ser lida abaixo.

Primeiramente, reafirmo a minha posição em relação ao concurso público. Todos os aprovados no concurso tem o direito de serem chamados, não importa se são selecionados ou cadastro de reserva (na qual me incluo nessa lista de aprovados). Não é justo alguém que conquistou seu direito ser preterido por alguém que não foi habilitado a assumir a vaga. Todos tiveram a sua chance e os que obtiveram as melhores posições conquistaram sua vaga, essa sempre foi a regra do jogo.

Também, não posso deixar de falar dos funcionários contratados da prefeitura. Sou testemunha ocular do trabalho e esforço que meus colegas desempenharam ao longo desses anos, não deixaram a peteca cair, exerceram com destreza ao extremo suas funções, não são melhores nem piores que ninguém, somente foram profissionais, exercendo com presteza suas funções, ninguém tem o direito de questionar o trabalho de desse grupo apenas usando um critério de nota em concurso, ora se ganha, ora se perde, a escola da vida é assim cabe a nós aprender e seguir em frente.

Segundo, o blog Cidadania do Porto recebe, não é de hoje, reclamações e murmurações dos novos concursados em relação a perseguição psicológica e assédio moral. A esses sou completamente solidário, sei que isso está acontecendo, somente peço a vocês a paciência, pois direções e coordenações de escolas passam, mas um funcionário concursado fica, não só um, mas passa por muitos, muitos mandatos, prefeito vai, prefeito vem, mais o concursado fica.

Terceiro, não posso deixar de falar do atual quadro geral que os nossos colegas estão passando pela rede. É inconcebível ter uma rede de escolas luxuosas, que são verdadeiros castelos, com tudo de bom e do melhor sem que o mesmo tratamento não ocorre com o ser humano trabalhador e educador. Sem investir no educador e no profissional relacionado, todo esse investimento em imóveis e móveis caem por terra.

A Prefeitura de Itaguaí ainda não aprendeu que quando seu profissional não está feliz, isto mesmo que escrevi, FELIZ, não há prédio bonito nem ar-condicionado tampouco notebook que modifique isso. O que alegra e motiva o profissional, principalmente na educação é um bom salário, um bom plano de carreira, um bom plano de cargos e salários e entre outros. Em resumo, ou investe no ser humano, ou todo investimento em prédios e equipamentos caem por terra.

Ainda nesse item, levanto a questão da educação continuada. Acredito que cursinho de 15-20 horas é importante, mas educação continuada de verdade é uma graduação para os colegas que não possuem, e para nós, graduados, uma especialização, mestrado e doutorado. A melhor coisa que a nossa prefeitura poderia fazer é oferecer essas opções de forma gratuita, tanto aos funcionários concursados quanto aos funcionários contratados, todos assim ganhariam engrandecendo seus currículos com novas opções.

Quarto, minha mensagem aos dirigentes do SEPE de Itaguaí, tanto a situação quanto a oposição do sindicato. Na minha humilde opinião de professor, se hoje, os profissionais da educação da rede municipal não estão aderindo aos posicionamentos e convocações do sindicato é por que algo aí está errado! Sinceramente, eu não confiaria num sindicato tão passivo e tão compassivo com as ações do atual governo municipal.

Tais ações não caracterizam um sindicato de luta, mas de um sindicato subserviente. Com o governo não se negocia direitos, não ficam esperando a boa vontade da prefeitura em resolver os problemas e as pendências, se exige, luta, vai aos tribunais, vai até as últimas consequências! O SEPE é um sindicato dos profissionais da educação, não é um departamento da SMEC. 

Quantas vezes já ouvi relatos de colegas, que quando incomodados, foram procurar ajuda no SEPE, ao chegar lá, não conseguiram o acolhimento por parte da atual direção sindical. Assim, o sindicalizado não consegue mais ver no seu sindicato uma representação de fato na sua vida dentro do local de trabalho. Isso explicaria o fato de uma assembléia geral convocada pelo SEPE só ter dado 23 presentes sendo quase a metade da atual diretoria.

A todos os dirigentes do SEPE em Itaguaí, deixo minha advertência, ou vocês todos mudam radicalmente essa postura submissa e arcaica de fazer sindicalismo, com base na política extrema da boa vizinhança com o governo municipal ou serão atropelados pelos acontecimentos vindouros. Muitos novos professores e profissionais se levantarão em breve, e assim como uma onda, pode tragar todos os que se oporem a essas mudanças.

Aos meus leitores afirmo, para mudar a relação entre os servidores e a prefeitura de Itaguaí, infelizmente fará necessário mudar essa direção sindical. Precisamos ter um sindicato forte e que tenha PRESTÍGIO junto a categoria, com pulso firme nas negociações trabalhistas e com boas relações com os profissionais da educação. Essa atual direção sindical, toda ela, a meu ver deveria ser mudada. Não dá pra continuar com esse pessoal que está lá, deixo a meus leitores esse recado!

Prof. Danilo Aguiar

3 comentários:

  1. Perfeita a colocação...imparcial, coerente e justa!

    ResponderExcluir
  2. Diga-me Danilo, alguém do sindicato te procurou depois deste artigo seu. Porque hj, procurando sobre o SEPE de Itaguaí no Google, só achei assuntos negativos sobre o mesmo e percebo que o SEPE de Itaguaí não se posicionou em nenhum momento a cerca deste concurso. Às vezes fico preocupada em deixar uma matrícula minha de PII(D-1)em outro município, para ficar com a de PI (D-4) em Itaguaí. Precisamos, de fato, de um SEPE que se posicione.

    ResponderExcluir
  3. eu tb gostei muito do seu texto e concordo plenamente com a sua locação. Chega de omissão e procurar ir a luta para condições melhores de trab. e plano de carreira para justo para todos.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!