Projeto para Itaguaí: Implantação de um projeto de COLETA SELETIVA do lixo doméstico

Falta um sistema de COLETA SELETIVA em Itaguaí!


No meio de tantas discussões sobre a implantação e a operação do Centro de Tratamento de Resíduos localizado no Bairro de Chaperó, sabemos muito bem que o principio adotado por esse sistema é o tradicional, ou seja, simplesmente pegar todo o lixo captado pela rede de coletores e colocar indiscriminadamente no mesmo lugar.

Uma cidade de porte médio como a nossa poderia tranquilamente planejar e implementar um projeto de coleta seletiva do lixo doméstico em Itaguaí. Pois, esse tipo de projeto é autossustentável, não representa gastos a prefeitura pois o custo de implantação do projeto é rapidamente absorvido pelo lucro obtido pela reciclagem do material coletado.

Num projeto dessa envergadura, todos lucram direta e indiretamente, desde o cidadão participante, que pode trocar o trabalho de separar e entregar o lixo para reciclagem e ter como retorno descontos no IPTU (por exemplo) aos trabalhadores, que terão novas oportunidades de renda e também o próprio município que terá menos lixo para entregar no CTR em Chaperó.

O projeto de Coleta Seletiva deve ser um objetivo adotado pela cidade, todos devem vestir a camisa, com conscientização nas escolas e nos eventos oficiais. Assim, podemos transformar o lixo, sem valor aparente, em lucro para a cidade. Mas o investimento deve ser feito, não é só dividir o lixo, é beneficiá-lo. Com a aquisição de equipamentos, esse investimento pode ser capitaneado pela prefeitura.

Terminamos essa exposição afirmando que um projeto dessa envergadura não é gasto, é investimento. Trará empregos, novos recursos financeiros, melhorará a qualidade de vida na cidade e o melhor, terá um importante papel de conscientização. O Blog Cidadania do Porto publicará sempre que possivel projetos e idéias com o objetivo de melhorar a vida em Itaguaí, estamos abertos a sugestões.

Prof. Danilo Aguiar

Um comentário:

  1. Já estava mais do que na hora desse projeto ser implantado. Como foi bem dito na postagem é um projeto auto-sustentável onde todos só têm a ganhar. Sem dúvida todos os municípios deveriam fazer um projeto como esse.
    O que me chama a atenção nesse site é que os usuários do mesmo só tem interesse nos tópicos relacionados ao concurso, quando surge algo realmente interessante para a cidade não tem ninguém interessado.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!