Projeto para Itaguaí: Implantação de um Centro de Tratamento de dependentes químicos

Clinica de tratamento de dependentes químicos em Lageado

Amigos, leitores do Blog Cidadania do Porto, todos já se perguntaram aonde são tratados os dependentes químicos da cidade (?), seja ele menor de idade ou mesmo maior de idade. Os dependentes químicos menores de idade são de responsabilidade do conselho tutelar e do juizado de menores. Para ambos os casos, o problema é o mesmo, não há um lugar específico para tratamento na cidade.

É inacreditável, uma cidade com os recursos financeiros como a nossa não ter um plano de apoio aos dependentes químicos, como por exemplo a construção de um centro de tratamento. O custo de um projeto dessa envergadura é pequeno comparado aos resultados. A vantagem de poder tratar-los na própria cidade é enorme.

Muitos centros de tratamento de deficientes químicos sérios são auto-sustentáveis. Pois possuem projetos de trabalho como a agricultura, cursos diversos, oficinas ... que além de recuperar, ainda reinsere o cidadão no mercado de trabalho. Ou seja, esses centros são úteis, não se tratando de gasto e sim de investimento.

Quanto aos menores dependentes químicos, é triste perceber nossos jovens se destruindo, muitos destes procuram a droga como recurso para fugir das realidades difíceis em seus lares e na vida. Por isso, as políticas públicas poderiam ir além, sou a favor do retorno do pai e mãe social, como no tempo do ensino integral dos CIEPs da era Brizola. 

Essas sugestões não acabariam com o problema, mas com certeza seria um passo a diante. O que não pode acontecer é a nossa prefeitura fingir que o problema não existe. O problema existe e deve ser implementado soluções reais e não paliativas. O blog Cidadania do Porto está com o espaço aberto para as autoridades exporem suas ações.

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!