Saúde Itaguaí: Bairro Califórnia terá mutirão contra a dengue

 Ação da Secretaria de Saúde de Itaguaí promove o combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí está organizando mais uma caminhada contra a dengue na cidade. No dia 19 de maio, um sábado, o bairro contemplado será o Califórnia. Agentes de saúde e patrulheiros mirins (crianças de 8 a 12 anos) darão orientações sobre a identificação de focos do Aedes aegypti, com o objetivo de mobilizar a população para os cuidados rotineiros na prevenção da doença. O ponto de concentração será em frente à quadra esportiva da localidade, ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), localizado à Rua Washington, s/nº.

Durante a caminhada, carros de som divulgarão a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra a Dengue, projeto do Governo do Estado inspirado em estratégia adotada em Cingapura. As associações de moradores, conselhos comunitários e igrejas católicas e evangélicas de Itaguaí também estão mobilizadas. É esperada a participação de cerca de 300 pessoas, dentre elas o grupo da Terceira Idade, que recebe apoio da Secretaria de Assistência Social de Itaguaí. Esses idosos também farão o trabalho juntamente com as equipes de saúde.

Foco na prevenção – A ação será realizada no Califórnia, única localidade de Itaguaí onde a infestação das larvas de Aedes aegypti é mais acentuada. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde de Itaguaí, Sebastião Jorge de Souza, o objetivo das caminhadas é conscientizar os moradores sobre a importância da dedicação de dez minutos por semana para limpeza dos principais criadouros do mosquito. “Nossa estratégia está sendo mais voltada para os locais críticos e em alerta. São frequentes as realizações de palestras nas escolas e nos demais locais”, afirma.

 Além do Califórnia, foram ainda detectadas cinco localidades de Itaguaí em situação de alerta: Engenho, Itaguaí Mar, Monte Serrat, Parque Paraíso e Ibirapitanga. Na média geral, o município está em baixo risco. O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa), feito entre 10 e 17 de março deste ano, apontou Itaguaí com 0,6% de focos do mosquito, o menor índice desde 2005 para o município.

Diminuição dos casos de dengue – O trabalho preventivo feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí e a ausência de chuvas têm sido responsáveis pela diminuição nos casos de dengue da cidade. Segundo dados do departamento de Vigilância em Saúde de Itaguaí, até o momento, o município registrou 45 casos suspeitos de dengue. O diretor do departamento, Sebastião Jorge de Souza, destaca a maior participação de parceiros, como centros comunitários e associações de moradores, na redução do número de casos da doença. “Este ano, está sendo muito importante a participação dessas instituições. Como elas têm contato direto com os moradores, conseguem convencê-los melhor”, diz Souza.

Os interessados em participar das demais caminhadas devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou a Associação de Moradores do seu bairro. Outras informações pelo telefone (21) 2688-6052, ramal 248.



 :: Serviço ::
Data: Sábado, dia 19 de maio

Local: Ponto de encontro na quadra esportiva, ao lado do Cras Califórnia – Rua Washington, s/ nº, Qd. 102, Lote 01, bairro Califórnia - Itaguaí (RJ).

Horário: A partir das 9h     

Fonte: MCI - Ariane Rodrigues     

2 comentários:

  1. É isso ai galera do bem , vamos mostra que a Secretária de Saúde funciona para o bem dos seus municipes,parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fazer uma denúncia a respeito de um esgoto a ceu aberto passando enfrente a um posto de saúde no bairro de vista alegre há mais de 6 meses(Posto de saúde vista alegre)na estrada dos teixeiras e os administradores do posto não se preocupa com a salmora verde que passa enfrente...que absurdo! os moradores esperam uma solução!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!