Contagem Regressiva: PREFEITURA DE ITAGUAÍ tem 77 dias para chamar 100% dos selecionados no concurso!


EDITORIAL

A contar do dia da homologação, 16/01, a Prefeitura de Itaguaí hoje (01/05) só tem 77 dias para chamar 100% dos candidatos selecionados. A medida que os prazos estabelecidos no edital vão se esgotando, a paciência de todos os candidatos aprovados se esgotam na mesma medida. Muitos já estão preparando instrumentos judiciais para apresentar no dia seguinte ao término do prazo na justiça.

Fico triste ao ver essa mórbida contagem regressiva, muitos candidatos aprovados já estão preparando junto a advogados instrumentos jurídicos para apresentar no dia seguinte ao término do prazo estabelecido no edital. Todos nós, aprovados no concurso, já estamos perdendo a esperança de ver nossas convocações sendo anunciadas sem a intervenção do poder judiciário.

Outra questão a ser ponderada é relativo a entrada do Ministério Público nessa questão. Vale salientar que o MP só entrará efetivamente na questão quando o edital for flagrantemente desrespeitado. O que só ocorrerá de fato a partir de 16/07. Não adianta protocolar reclamação antes desta data, pois não tem como colocar a carroça na frente dos bois.

Por outro lado, fica cada vez mais claro que a Prefeitura de Itaguaí passou o primeiro semestre inteiro ganhando tempo com o edital do concurso público em baixo do braço. A meta principal foi sempre manter a qualquer custo os funcionários contratados. Para tal objetivo, a prefeitura não está medindo esforços para protelar ao máximo o processo de convocação dos aprovados.

Mas é claro que a Procuradoria Jurídica já deve ter informado ao "chefe" que tal solução é paliativa e de curta duração. A prefeitura não poderá fugir da obrigação de convocar até 16/07 todos os 2100 candidatos selecionados no concurso. Se por ventura a prefeitura cruzar os braços, poderá ter uma surpresa, pois, a exemplo de Belford Roxo, a decisão judicial foi muito rápida. 

A Prefeitura de Itaguaí também está se esquecendo que no Brasil todas as informações relativos a administração governamental são públicas. Inclusive a informação de quantos funcionários contratados ela mantém em cada função! Qualquer juiz certamente não negará um "Habeas Data" a qualquer candidato aprovado que queira saber quantos funcionários contratados estão trabalhando em seu lugar.

A grande verdade por trás disso é que tudo leva a crer que esse concurso terá o mesmo final do concurso de Belford Roxo. Com a justiça mandando convocar todos os concursados e a Prefeitura de Itaguaí tentando recorrer a todas as instâncias possíveis, gastando verbas governamentais em custos de ações apenas para manter o "status quo". 

Os administradores de nosso município podem falar o que quiserem. Mas contra fatos, inexistem argumentos. O fato é: O NÚMERO DE APROVADOS NO CONCURSO É INFERIOR, EM MUITO, AO NÚMERO DE CONTRATADOS. Quando falo em aprovados, coloco no mesmo balaio os selecionados e o cadastro de reservas.

A Prefeitura não poderá fugir da obrigação de convocar todos os 3800-3900 candidatos aprovados. E a partir de 16/07, se o Ministério público não entrar no caso, nada nos impede de ajuizar uma ação contra a prefeitura. Conquistamos esse direito, de ser funcionários da Prefeitura de Itaguaí. Todos merecem assumir! Se não for pela boa vontade do governante de plantão, certamente será pela boa vontade de um magistrado!

Prof. Danilo Aguiar

8 comentários:

  1. Eu sou um deles, já está tudo pronto para acionar a justiça, pois sou da primeira convocação, e eles estão convocando outras pessoas para levar exames sem ter empossados todos que levaram exames da primeira vez. Prefeito de merda, e acaba fazendo com que a cidade fique com uma fama ruim.

    ResponderExcluir
  2. Fui selecionado para agente adm escolar, e até agora NADA! Ligo pra lá e cada um dá umaa informação diferente, só irei esperar até julho (prazo final p/ convocação) e tbm vou entrar na justiça. É um absurdo vc ainda ter que esquentar a cabeça por um direito adquirido!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo seu interesse com os concursados, estou na espera e anciosa.
    Gostaria de saber se vc sabe informar se a PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU paga oS beneficios que ITAGUAÍ não paga? Pois vou prestar concurso.
    No aguardo de uma resposta.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí gente!! Mandado de segurança neles!!

    ResponderExcluir
  5. E isso ai gente, sou efetiva passei mas estou no cadastro reserva tem vários contratos em minha escola,e efetivos novos só entraram 3, sendo que a maioria é contrato, fico pensando pela minha escola como exemplo tendo quase 70% contrato tenho esperança da chamada.

    ResponderExcluir
  6. Não tem jeito, eles estão de brincadeira, MP neles, só assim isso vai andar, não sei se o SR. Prefeito é muito incompetente e omisso, ou sua cúpula que é conivente e enrolada, não tem cabimento essa demora, já que o edital diz que até 16/07, ele vai ter que chamar todos os selecionados e logo a seguir os aprovados no cadastro de reservas, será que eles sabem ler? estou achando que não, é uma cambada de analfabetos, infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. SENHORES CANDIDATOS PAREM DE RECLAMAR E ENTREM LOGO NA JUSTIÇA SE VCS ACHAM Q ESTÃO CERTOS. RECLAMAR É FACIL, QUERO VER E TOMAR UMA ATITUDE.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito q essa falta de respeito com os q passaram no concurso tivesse um fim pois isso é um desrespeito. tem um monte de contrato na prefeitura e quem estuda,se esforça sonha uma vida toda com isso não tem vez.e tudo isso para ter voto dos idiotas q ainda voto num prefeito q ñao cumpre com a lei.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!