Concurso de Itaguaí: De acordo com funcionários da PREFEITURA, agenda do prefeito não tem espaço para os concursados!


É uma constante nas últimas semanas. Quando um candidato aprovado no concurso público entra em contato com a prefeitura, o atendente está prontamente com a mesma resposta: "Sem previsão de posse (ou novas  convocações) devido a agenda do prefeito". Nas redes sociais na internet, todos falam a mesma coisa, a resposta da prefeitura é a mesma.

Essa desculpa está sendo apresentada indiscriminadamente a todos que ligam para a prefeitura em busca de informações. Não importa a pergunta, a resposta é sempre a mesma: "Problemas na agenda do prefeito". Para mim, essa desculpa é no mínimo classificada como esfarrapada. Pois, nesse processo de posse dos candidatos aprovados no concurso, a figura do prefeito é apenas decorativa.

O fato é que a convocação dos aprovados no CONCURSO PÚBLICO está sendo feito a contra-gotas. Lentamente estão sendo chamados os concursados, quase parando, sem qualquer prazo previamente estabelecido. Assim, os administradores da prefeitura mostram seu total desprezo ao princípio constitucional da publicidade dos atos públicos.

A Prefeitura de Itaguaí ainda não deve ter notado que o mundo mudou! Belford Roxo tentou repetir velhas práticas do passado e o resultado foi desastroso para o prefeito de lá, resultado: Foi obrigado a chamar os aprovados no cadastro de reserva . Esse cenário certamente se repetirá se a prefeitura de Itaguaí manter-se firme em sua decisão de manter a qualquer custo os contratados.

Mesmo que a agenda do prefeito seja a mais lotada do mundo, ele não poderá rejeitar um fato importante: A partir do dia 17 de Julho, prazo máximo de 180 dias após a homologação, qualquer candidato aprovado no concurso público dentro das vagas previstas (os selecionado) poderá ajuizar ações judiciais contra a Prefeitura de Itaguaí preiteando posse imediata

E os aprovados no cadastro de reserva, todos poderão ajuizar um "Habeas Data" exigindo a lista de todos os funcionários contratados nas suas respectivas áreas, e após constatação de que há vagas para os demais concursados, o juiz poderá mandar a prefeitura continuar dando posse até que todas as vagas tenham sido ocupadas por concursados devidamente aprovados.

Certamente, a procuradoria jurídica do prefeito já deve ter dado ciência desses fatos acima citados. A decisão de tentar levar esse assunto em banho-maria é uma decisão sobretudo política. Mas se a justiça mandar dar posse aos concursados em pleno período eleitoral, a poucos dias da eleição, o desastre político pode ser maior, será que o prefeito já pensou nisso?

Prof. Danilo Aguiar

6 comentários:

  1. Concordo que o Sr. Prefeito tenha sua agenda lotada.
    Portanto, qualifique alguém de sua confiança que o represente na recepção dos novos concursados.

    ResponderExcluir
  2. Não me importo nem um pouco com a presença ou não do prefeito, até por que ele sai e eu fico, quero é minha vaga, fui aprovado dentro do número de vagas, já levei meus exames e ainda não fui empossado. Ligo pra lá e ouço que não tem previsão, é sempre a mesma coisa e eu estou desempregado, não tinha condições de pagar por todos os exames que pediram, pedi grana emprestado e até hoje não tive como pagar. (lembrando que muitos exames não foi preciso entregar)

    ResponderExcluir
  3. O sr. prefeito pode delegar a prática desse ato administrativo complexo.... Ele é que não quer.... O Prof. Danilo está correto devemos pleitear nossos direitos ao tempo correto, e ele que se dane pra lá... bem pra lá de nós....

    ResponderExcluir
  4. é por esse e outros motivos que o senhor prefeito já esta em materia do jornal o extra de 8/4 como sendo investigado pelo seu enorme patrimonio ou seja em tão pouco tempo de mandato já conseguiu ser o prefeito com o maior patrimonio no Brasil....suspeito de usar dinheiro publico p/aumentar seu patrimonio....

    ResponderExcluir
  5. O mais interessante é que estão liberando dobras para professores em Itaguaí, conforme de declarou uma professora da rede que estava comemorando por ter conseguido "encaixar" seus horários.

    Estamos sendo tratados como palhaços em um picadeiro,vamos aguardar até a data limite e tomar uma decisão juntos, o judiciário existe para isto,eles vão ter tantos processos em mãos que vão precisar decidir pelo melhor,pelo correto, que é nos dar a posse.

    ResponderExcluir
  6. Também apresentei todos os exames e não fui chamado para a posse.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!