O outro lado: Mesmo no topo do ranking da Firjan, Itaguaí falha na infraestrutura


Mesmo no topo, segundo reportagem da Agência O Globo, Itaguaí falha na infraestrutura

RIO - Construir muros de cimento e tijolos na entrada da casa e junto ao banheiro foi a solução encontrada por Marcele Guimarães para evitar as constantes inundações de sua residência em dias de chuva. Vizinha de um valão, cheio de mato e lixo, e da Rodovia Rio-Santos, Marcele mora no Santana, um dos 38 bairros de Itaguaí, município que lidera o ranking das prefeituras do estado do Rio com maior Índice Firjan de Gestão Fiscal, medido em 2010. Em infraestrutura básica e ordenamento urbano, Itaguaí está longe do conceito A obtido na gestão de seu dinheiro. Dados do IBGE revelam que um terço do município não conta com saneamento.
- Pago R$ 350 de aluguel. Não teria como mudar para um lugar mais caro - diz Marcele.
Localizada a 69 km da capital e com uma população de 111 mil habitantes, Itaguaí é um município de contrastes. Os portos de Itaguaí e do Sudeste e a vizinhança da Companhia Siderúrgica do Atlântico trouxeram dinamismo econômico. Tanto é que lojas de grandes redes e 13 agências bancárias se instalaram por lá. Em contrapartida, não faltam queixas. Mesmo quanto à pavimentação, embora a prefeitura garanta que asfaltou 95% das ruas.
Prefeito na região há cerca 16 anos seguidos - oito em Mangaratiba, sua terra natal, e quase oito em Itaguaí -, Carlo Busatto Junior, o Charlinho (PMDB), enumera seus investimentos e cita a Saúde como o grande problema do município:
- Construí dez postos. Temos um hospital e um centro de especialidades. Podemos atender pouco mais de cem mil e recebemos o dobro. E só R$ 1,5 milhão por mês de repasse do SUS.
Para Ranulfo Vidigal, do Instituto de Economia da UFRJ, a liderança de Itaguaí reflete o esforço de arrecadação, investimentos e gastos abaixo do teto constitucional com servidores:
- Embora o esforço fiscal seja alto, o resultado das políticas nem sempre é o desejável. Não adianta ter indicadores tão bons, se o que retorna não resulta numa sociedade equilibrada. (Selma Schmidt)

2 comentários:

  1. Remuneração baixa para servidores não pode elevar Município algum em qualquer tipo de ranking,obras para quem chega ver é fácil,mas nos cantos da cidade ninguém vai né?

    ResponderExcluir
  2. Eu li a noticia do ranking do dia hj ... me apreceu um indice falso (por exemplo parece que a cidade informou que toda a verba da educação é pr´pria- mas itaguaí não tem FUNDEB!?)
    Outyro ponto existe uma alegação do prefeito que tá tudo saneado! KKKK FAZ ME RI!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!