Instituto Estadual do Ambiente abre 220 vagas para guarda-parques (20 vagas para Itaguaí e região)



RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Instituto Estadual do Ambiente destinado à contratação temporária de 220 guarda-parques. Segundo o edital disponível no endereço eletrônico da organizadora responsável, a Fundação Euclides da Cunha, do total de vagas ofertadas 15 são para atuar no município de Parati, 20 em Angra dos Reis, 20 em Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Rio Claro, oito em Valença, 28 no Rio de Janeiro, 11 em Niterói e Maricá, 36 em Cachoeiras de Macaco, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim, sete em Petrópolis e Miguel Pereira, 18 em Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, oito em São Francisco de Itabapoana, 29 em Armação de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama, São Pedro d'Aldeia e Saquarema, 10 em Campos dos Goytacazes e São João da Barra e 10 em Resende e Itatiaia.

Do total de vagas, 173 serão de ampla concorrência e 47 ficarão reservadas aos candidatos negros ou índios.

REQUISITOS E SALÁRIO

A remuneração mensal será de R$ 1.500,00 em jornadas de 40 horas semanais, mas para garantir este vencimento o candidato deverá atender a uma série de requisitos como: ter idade mínima de 18 e máxima de 45 anos, estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, ter concluído o Ensino Médio, ter altura mínima de 1,60 metros.

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar do processo seletivo deverão preencher o formulário de inscrição disponível no site www.fec.uff.br até o dia 15 de abril e pagar a taxa de R$ 50,00.

PROVAS

O processo seletivo será composto por três etapas, sendo a primeira constituída de avaliação intelectual por meio de prova objetiva com 60 questões sobre Língua Portuguesa Conhecimentos Específicos, a segunda fase será a avaliação de aptidão física e a terceira será constituída de prova de títulos.

As informações sobre os locais e os horários de aplicação das provas serão disponibilizadas no site da organizadora com antecedência mínima de cinco dias.

OUTRAS INFORMAÇÕES

São atribuições do guarda-parque: desempenhar ações de educação ambiental; prevenir, fiscalizar e combater incêndios florestais e queimadas no interior das unidades de conservação e em seu entorno imediato; garantir a segurança dos visitantes e funcionários das unidades de conservação; empreender ações de busca e salvamento no interior das unidades de conservação; zelar pela vida selvagem, pelas belezas cênicas e, quando for o caso, pelo patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico; zelar pelo cumprimento da legislação ambiental e atos normativos específicos das unidades de conservação; promover atividades de interpretação natural, cultural e histórica relacionadas à unidade de conservação; promover ações de caráter socioambiental voltadas para as comunidades do entorno da unidade de conservação ou ainda residentes em seu interior; zelar pelo patrimônio físico das unidades de conservação; desempenhar ações de educação e conscientização ambiental, bem como auxiliar, quando necessário, nas demais atividades administrativas das unidades de conservação; e apoiar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em caso de calamidade pública.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!