Praias de Itaguaí ganham limpeza especial durante o Carnaval


Cerca de 40 agentes da prefeitura conscientizarão banhistas sobre a importância de preservar o ambiente

O projeto Praia Para Todos chega a sua sexta edição neste Carnaval, com o objetivo de manter limpa a orla de Itaguaí, na Baixada Fluminense. Durante cinco dias, de 18 a 22 de fevereiro, cerca de 40 agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí (Semaap) irão trabalhar na coleta de resíduos ao longo das praias, que podem chegar a cinco toneladas. Também serão distribuídas 5 mil sacolas recicláveis para os banhistas em diversos pontos da cidade.
A ideia é fazer com que as praias se mantenham limpas e alertar os visitantes sobre a preservação do meio ambiente. Também serão distribuídos imãs de geladeira com o passo a passo para uma manutenção adequada da ordem nas areias e águas marítimas. Itaguaí recebe no período cerca de 20 mil visitantes em todas as praias e cachoeiras do município.
Nove locais turísticos de Itaguaí receberão os agentes do projeto. Na Ilha de Itacuruçá (porção pertencente a Itaguaí), serão a Praia do Boi, Praia da Quatiquara, Praia da Sapinhoera, Praia do Gato, e Praia Gato de Fora. Na Ilha dos Martisns, tem a Praia do Leste, Praia do Sul e Praia do Funil. Também a Ilha das Cabras será beneficiada.  
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Sustentável de Itaguaí, Cláudio Hayassaka, muitos daqueles que descobrem o potencial turístico da cidade não costumam preservar as belezas naturais encontradas. 

Segue descrição de algumas das praias:

Praia do Leste - Itaguaí - RJ
Com uma bela paisagem tropical, é uma das praias mais belas de Itaguaí. Sua média faixa de areia fina e clara, mar calmo de coloração azul esverdeado, a tornam propícia para passar bons momentos. A região é cercada de muita área verde, com a presença de coqueiros. Durante o verão, costuma ficar bastante movimentada. Para os que gostam de um pouco mais de atividade, uma boa caminhada revela a riqueza da natureza presente no local.

Praia da Quatiquara – Itaguaí (Itacuruçá) - RJ
 De beleza exuberante, esta praia é uma das mais conservadas de toda a Ilha de Itacuruçá. Com uma grande faixa de areia clara e fina, o mar é tranquilo, de águas transparentes, ótimo para o banho. Cercada por mata nativa preservada, é um ótimo lugar para os que gostam de aventura, que podem realizar trilhas por aqui. Coqueiros ainda enfeitam a areia. Costuma receber muitos visitantes, provenientes dos passeios de barco e de trilhas.

Praia do Boi - Itaguaí (Itacuruçá) - RJ
Com aproximadamente 200 metros de extensão, esta praia é pouco conhecida por visitantes da Ilha de Itacuruçá. Possui uma espaçosa faixa de areia clara, e o mar é tranquilo de águas transparentes. Cercada por muita vegetação nativa preservada, é um ótimo lugar para estar em contato com a natureza e descansar já que a praia é muito sossegada. Costuma receber alguns visitantes durante o verão, turistas que passeiam de barco e acabam chegando até essa tranquila praia, e aproveitam para admirar a bela paisagem. Praia simples, possui algumas casas em sua extensão, mas pouca infraestrutura, o que significa que o turista deve levar alimentos e bebidas para que não ocorram problemas.

Ariane Rodrigues - MCI

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!