Editorial do Blog Cidadania do Porto e a minha solidariedade ao blog Política de Itaguaí

 E D I T O R I A L
Hoje, o meu telefone tocou, fui atender, era o editor do blog Politica de Itaguaí, meu amigo e colega de profissão, professor Fabiano. Com uma voz em que demonstrava abatimento e com muita tristeza no coração, o jovem professor me comunicava, em tom de desabafo, que tinha recorrido a uma decisão dura para coibir comentários anônimos, o motivo dessa decisão é que a cada dia que se passava, os comentários, principalmente os "anônimos" estão subindo de tom.

No passado, as coisas eram bem diferentes, as mensagens anônimas eram bem produzidas com indiretas sutis e inteligentes, hoje, as mensagens anônimas publicadas lá, em sua grande maioria, banalizaram-se em calúnias, difamações e ofensas morais e até mesmo pessoais.

Como resultado desse processo, muitos políticos, intelectuais, visitantes ilustres e até mesmo alguns leitores que visitavam o blog desde os primórdios, em 2008, afastaram-se (ou estão se afastando) e por consequência, deixaram de colaborar nos debates promovidos por aquele blog. Apesar disso, a audiência do blog Política e o número de comentários cresceram enormemente, porém a qualidade dos debates decaiu, como diz o jargão, quantidade não significa qualidade, não concordam?

Nesse momento, em pleno início de período eleitoral, a julgar pela escalada desses comentários anônimos, fatalmente a Justiça Eleitoral interviria no blog Política de Itaguaí e fatalmente tiraria o site do ar. Causando assim, enormes prejuízos a democracia na cidade, pois, por causa dessa meia dúzia de anônimos inconsequentes, milhares de leitores poderiam perder acesso ao único canal de informação política em Itaguaí

Concordo que com a instituição da moderação no blog Política de Itaguaí, o site perderá completamente o jeito e a característica de fórum, com comentários pipocando toda hora e com comentários puxando novos comentários, mas o que poderia se feito? Não há outra solução em curto prazo! Ou se modera ou se corre o risco de ver o site saindo do ar por possíveis ações judiciais.

Confesso que estou receoso de tomar a mesma posição do professor Fabiano. Pois meu blog não é moderado, nem é meu desejo que se modere esse canal de comunicação.Até esse momento, só tenho amigos acessando este blog, seja pelos projetos e ideias que publico, noticias envolvendo a cidade e a cobertura dispensada ao concurso público.

Porém, se esse grupo de indivíduos tentarem migrar de lá pra cá, não me restará outra opção, a não ser baixar moderação geral nos comentários. Por isso eu peço a todos, façam vocês mesmos a moderação do que escrevem, para que a inconsequência de uns não prejudique a todos! Eu não ganho nada ficando 24 horas lendo comentários, confio plenamente em vocês. Comentem a vontade e debatam os tópicos postados em tempo real.

Estou temendo também o fim dos murais de recados dos dois (2) blogs, foi uma grande ideia que tive em 2010 que foi prontamente adotada pelo colega na época, foi um avanço, pois criava uma mini-sala de bate-papo que interagia (ou interage) todos no blog. Hoje, perdeu completamente o foco, tornando-se uma fábrica de calúnias e difamações, triste mesmo. Se o mural acabar lá, encerrarei também aqui, pois também estou temendo a migração desses anônimos.

Por isso, sou solidário ao meu colega Fabiano e espero que Eu não precise tomar essa decisão extrema no Blog Cidadania do Porto. Amigo, sei que quando você e outros criaram o blog Política de Itaguaí, em 2008, não pensavam que um dia tomariam essa decisão, porém a vida nos ensinam muitas lições, não é verdade? Hoje o dia foi duro, mas amanhã certamente haverá dias melhores, FORÇA FABIANO!!! São meus votos de solidariedade a alguém que respeito e tenho muita consideração. Abraços grande professor Fabiano.

Prof. Danilo Aguiar

14 comentários:

  1. Professor Danilo, parabéns pelo seu blog! Aqui, a gente vê o alto astral que vc passa pra gente todo dia aqui e no seu perfil no facebook! Já visitei o blog do seu colega e lá o astral é muito carregado, gente ofendendo todo mundo, brindado, muito chato isso....esse um blog do seu colega é muito pra baixo...aqui, vc sempre nos bota pra cima! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Visitei muito o blog Política, mas como passei no concurso, já a uns 2 meses não piso lá, só aqui! Bons tempos aqueles, quando Márcio Pinto, Jack, Toni Coleho e outros debatiam com a gente nas noites e madrugadas a fora no Blog Política, saudades!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, professor!
    Eu sou moradora do Rio e comecei a acessar o seu blog depois que fiz o concurso para Itaguaí. Quando fiz o concurso sabia que Itaguaí era uma cidade pequena, porem não imaginava que tinha tantos problemas, problemas fácil de resolver, como o vale transporte para os servidores da educação, mais viram um drama como se os trabalhadores não tivessem direitos a isso. Hoje acesso este blog e o politica de itaguaí várias vezes ao dia são nesses blogs que obtenho todas as informações que preciso. Sei que é difícil lidar com pessoas, com os pensamentos dela então mais difícil ainda, mas não desistam pois mesmo que vocês tenham que limitar algumas coisas no blog o mais importantante vocês sempre vão poder nos dar a informação. Foi ela que me fez visitar esse blog e o politica de itaguai e é ela que nos faz pensar em se precisamos continuar assim ou devemos mudar ou melhor MELHORAR. Ano de eleição povo de Itaguaí sera que vocês não merecem o melhor?
    Obrigada, professor Danilo

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, é triste ver projetos tão importantes como os blogs Política de Itaguaí e Cidadania do Porto se verem ameaçados por meia dúzia de baderneiros. Professor, vamos fazer um movimento para manter o blog Cidadania aberto, quem tem que moderar é a gente, depois, quando perdemos o direito de comentar livremente é que damos valor. Abraços professor!

    ResponderExcluir
  5. O grande problema do blog Política é o conflito de interesses. Pelo que estou lendo lá, o professor Fabiano deveria se afastar da direção do blog Política durante o periodo eleitoral. Se ele quer apoiar a campanha de um candidato a prefeito, não vejo nada de mal, porém, esse apoio não deve contaminar a neutralidade do seu blog. Se afastar no periodo eleitoral seria a melhor coisa a fazer! Parabéns Professor Danilo por manter seu blog aberto, abração!

    ResponderExcluir
  6. bom dia a todos!
    esse blog me ajudou muito e concerteza a muita gente que ficou sem informação a respeito do concurso, wlw mesmo prf. Danilo!
    Só uma dúvida, vc sabe se é mesmo real esse aumento de 10% no salário?

    desde já muito obrigado,bjão para todos do cidadania do porto!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos, sem vocês o blog Cidadania não seria essa grande família que é hoje! Obrigado pelo apoio!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!
    Professor fabiano continue nessa força,pois Deus é contigo!!
    Que Deus continue lhe dando benções sem medidas!!

    ResponderExcluir
  9. Mas o clima no blog do professor Fabiano tá tenso demais! Eu mesmo estou com medo de comentar lá. Prefiro acompanhar de longe essas coisas, não gosto muito de ver meu comentario passando por "avaliação", tinha que haver um modo de cadastrar os leitores que comentam sempre para que esses não precisem de moderação prevea, fica aí a minha sugestão!

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, gosto muito do seu blog professor Danilo. também acho uma injustiça o que estão fazendo com seu colega, abraços

    ResponderExcluir
  11. Caro professor Danilo, quando fiz o concurso nada sabia sôbre Itaguai, foi
    através de seu blog e do prof Fabiano que comecei a conhecer a cidade, e
    voces nos brindaram com valiosas informações. Então professor, o senhor tem
    o meu total apoio para a moderação, pois muitos confundem liberdade com
    libertinagem.
    Um grande abraço a você e ao Prof. Fabiano

    Hugo

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo apoio Danilo!!!!

    Quero deixar registrado aqui, que o Blog continua tendo a mesma média de visitas diárias e agora com a moderação, praticamente acabaram os comentários que podem vir a prejudicar pessoas e o blog. O nível dos comentários melhorou demais. Foi uma decisão meio que obrigada mas acertada.

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Prof. Danilo

    Alguma informação sôbre a data da posse dos convocados?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!