Série Especial: 7 anos de governo Charlinho em Itaguaí [6° Parte - CULTURA]

 
A Estação ferroviária, abandonada por anos, agora abriga a Casa de Cultura

Devido a cobertura da publicação na sexta (06/01) pela internet da lista de aprovados do concurso público da prefeitura de Itaguaí, continuaremos hoje (08/01) a publicação dessa série especial. 

Nessa sexta postagem da Série Especial: 7 anos do governo Charlinho em Itaguaí, abordaremos como a atual administração abordou a questão da cultura em nosso município. Não podemos perder de vista que até pouco tempo atrás, a questão do tratamento dispensado a cultura em nosso município era simplesmente tratada como prioridade secundária.  O atual governo modificou esse quadro.

A principal mudança, pelo meu ponto de vista, foi a criação da Casa de Cultura, localizada na antiga estação ferroviária. Após reforma do prédio e ampliação, o prédio passou a abrigar a biblioteca do município (antes, a biblioteca vagava de endereço quase todos os anos) e um pequeno (pequeno mesmo) centro de exposições artísticas e para cursos como de artesanato.

Ou seja, se antes da atual administração, qualquer evento precisaria obrigatoriamente de espaço para tal, agora, a cultura passou a dispor de um espaço próprio e permanente, além do teatro, obviamente. Outro ponto a ser destacado foi a recente instalação de uma lona cultural próxima da Casa de Cultura no centro de Itaguaí.

Ficará para a próxima gestão municipal a construção de um museu ou mesmo um centro cultural maior e com maior conforto, a criação de uma secretaria municipal de cultura ou mesmo a criação de uma fundação ou autarquia com autonomia administrativa ou financeira. Itaguaí precisa também de um instituto que tombe e preserve os prédios históricos da cidade.

Na última postagem dessa série especial, falaremos sobre as políticas públicas em relação ao Lazer/Bem estar social  nesses últimos 7 anos de governo Charlinho em Itaguaí, até amanhã! O blog Cidadania do Porto está aberto a comentários, toda opinião construtiva é bem-vinda.

Prof. Danilo Aguiar

4 comentários:

  1. O Grande avanço que a próxima gestão deve fazer é entender que a cultura se faz em parceria com os agentes de cultura, fomentando a mesma e não querendo mandar e subordinar... Outro passo importante é a necessidade de termos profissionais na área e não apenas curiosos, cabos eleitorais e amigos (talvez esses dois pontos sejam a grande fragilidade do atual governo)

    Ps.Danilo a Cultura infeliz menente é uma área meio esquecido do atual governo. É engraçado vc falar em avanços. Se o grande avanço é a casa de cultura deveríamos referenciar o sagário que deixou um teatro em ótimas condições (pra quem não sabe hj os equipamentos do teatro ou são herança do antigo governo ou são inferiores a eles...)

    ResponderExcluir
  2. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).8 de janeiro de 2012 às 17:39

    ITAGUAI , NAO TEM COMPANHIA DE TEATRO, NAO TEM LIVRARIAS,NAO CULTURA PROPRIA NAO TEM UMA PREOCUPAÇAO COM A HISTORIA DA CIDADE. NAO APOIA OS ARTISTAS,OS ESCRITORES OS POETAS DE ITAGUAI. A SECRETARIA DE CULTURA E EDUCAÇAO SAO DE PESSOAS DE MANGARATIBA, NA CASA DE CULTURA FICAM 20 PARASITAS QUE NAO FAZEM NADA PELA CULTURA DE ITAGUAI , ITAGUAI NAO TEM CONSELHO DE CULTURA, NAO TEM UMA GALERIA DE ARTE,NAO TEM CENTRO DE MEMORIA MUNICIPAL,NAO UMA PINACOTECA MUNICIPAL,NAO TEM AGENTES DE CULTURA, CADE A LONA CULTURAL ,QUE CUSTOU 300 MIL .VOU MANNDA UM LNK- MODELO DE CASA DE CULTURA (WWW.ARARUAMA.RJ.GOV.BR). VAMOS FISCALIZAR...VAMOS COBRAR, CHEGA DE IMCOMPETENCIA.ABAIXO OS PARASITAS DA CULTURA

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite quero saber se os concursados que passaram no concurso de Itaguaí na área de educação professor DI que estão em cadastro de reserva fora do prazo do dobro de nº de vagas temos esperanção de serms chamados? pois o nosso nome não consta no diário Ofical

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber se concursados na área da edeucacação professor DI que ficaram no cadastro de reserva poderão ter esperança de ser convocados, pois fiquei selecionada e não achei o meu nome na listagem.Desde já agradeço e peço que me informe se sair alguma noticia. Obrigada

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!