Itaguaí está com inscrições abertas para o ProJovem Adolescente

 Pessoas entre 14 e 18 anos podem fazer oficinas e atividades diversas

Os jovens de Itaguaí têm uma chance ainda maior de inserção no mercado de trabalho. A Secretaria Municipal de Assistência de Social abriu inscrições para o ProJovem Adolescente, programa em parceria com o Governo Federal, destinado a pessoas entre 14 e 18 anos. São oferecidas atividades diversas de apoio a esses jovens. Os interessados devem procurar um dos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, localizados no Centro, em Brisamar, na Califórnia e no Chaperó, ou ainda o polo do ProJovem, no bairro do Mazomba. São oferecidas cerca de 50 vagas por unidade, totalizando 250. A retomada do programa está marcada para fevereiro, em data a ser definida.

As atividades oferecidas este ano serão diversificadas. Os jovens poderão fazer oficinas de teatro, capoeira, orientação social, inclusão digital, entre outras. A ideia é estimular a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. É o que afirma Nadia Sousa, coordenadora da Proteção Básica de Itaguaí. “O foco está no fortalecimento da convivência familiar e comunitária, no retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino”, revela Sousa. 

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também àqueles  em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2011, cerca de 200 adolescentes foram beneficiados pelo programa em Itaguaí. Sousa ainda salienta que desde que o ProJovem Adolescente foi implantado na cidade, em 2009, já tiveram casos interessantes de superação. “Já observamos muitas mudanças nos comportamentos dos alunos nos últimos dois anos”, diz.
As inscrições devem ser feitas nos próprios CRAS ou no polo do ProJovem Adolescente de Itaguaí. Outras informações podem ser obtidas nestes locais ou na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada à Av. Isoldackson Cruz de Brito, 18.745 – Vila Margarida (antiga Est. RJ-99). Ou pelo telefone (21) 2688-6052, ramal 232.

Segue abaixo o endereço das unidades de Proteção Básica de Itaguaí:

CRAS Brisamar – Tel: (21) 2687-3410
Rua Transversal, 44 – Brisamar

CRAS Califórnia – Tel: (21) 2688-1702
Rua Washington, s/nº - Qd. 102 Lote 01 – Califórnia

CRAS Centro – Tel: (21) 2687-8942
Rua Maria Soares da Silva, 314 – Parque Independência

CRAS Chaperó – Tel: (21) 3781-3457
Estrada do Chaperó, s/nº – Gleba A/Chaperó

Polo do ProJovem
Estrada do Mazomba, 22 – Mazomba (Parque Dom Bosco, ao lado da E. E. M. Dr. Jorge Abrahão)

Ariane Rodrigues - MCI

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!