Exemplo para Itaguaí: PARACAMBI realizou seu concurso e chamou os aprovados em 38 dias!

Mesmo sendo prefeituras com realidades diferentes, Paracambi respeitou os aprovados
e convocou todos os selecionados em 38 dias!

Amigos, nessa sexta-feira, fui surpreendido por um telefonema do departamento de pessoal da prefeitura de Paracambi. Fui convocado para me apresentar para assumir a minha vaga conquistada num concurso público. Fiquei feliz e ao mesmo tempo me questionei sobre a rapidez do concurso realizado lá em relação a morosidade do concurso realizado aqui.

Ressalvando as proporções de cada concurso, a prefeitura de Paracambi chamou ao longo dessa semana (entre 16 e 20 de janeiro) de uma só vez todos os aprovados dentro das vagas oferecidas. Um detalhe muito interessante foi a rapidez em que isso ocorreu, em 38 dias, após a divulgação do resultado final pela organizadora do concurso (9/12), o departamento de pessoal de lá já estava agendando a convocação dos aprovados.

Enquanto isso, a prefeitura de Itaguaí mesmo já tendo em mãos alguns resultados finais publicados pela CEPUERJ em 18/11, não conseguiu agilizar seu  processo de seleção. Levando-se em conta que somente no dia 17/12 o prefeito homologou o concurso, podemos dizer que a prefeitura de Itaguaí precisou de 60 dias apenas para homologar o concurso (a contar de 18/11).

A diferença da prefeitura de Paracambi para a de Itaguaí é que lá, os concursos são realizados com certa periodicidade, já aqui, os concursos são realizados sempre em fins de mandato, o último ocorreu ainda na gestão Sagário (!), antes de 2004. O resultado final é este, uma prefeitura que simplesmente não tem experiência e talvez nem estrutura para fichar os aprovados convocados.

Prof. Danilo Aguiar

16 comentários:

  1. Valeu Prof. Danilo, por mais essa matéria!!!!
    Sua observação foi ótima!
    Como este é um ano de eleições, temo por ser mais um engôdo esse concurso de Itaguaí.
    Cidadãos que precisam trabalhar, chefes de famílias. Pagam inscrições, estudam, investem em si. Passam......mas demoram a ser convocados.
    Mas na hora de votar...somos obrigados, temos que cumprir com o dever de CIDADÃOS.
    Mas o prefeito, não cumpre aquilo que ele HOMOLOGOU, que é convocação imediata dos selecionados no concurso.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Danilo. Meu nome é Henrique e sou webmaster, programador e gerente das redes sociais da Prefeitura de Paracambi. Ficamos lisonjeados com o elogio, tentamos fazer o melhor serviço, apesar das dificuldades operacionais. Agradecemos pela menção.
    Gostaria de aproveitar e pedir permissão para reproduzir ou lincar o seu texto em nossa página oficial.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. OLA DANILO..VOCE POR ACXASOSABERIA ME DIZER COMO FAÇO PARA TER ACESSO AOS NOMES CONVOCADOS?PASSEI NO CONCURSO PARA PROFESSOR E GOSTARIA DE SABER QUEM SERÁ O PROXIMO A SER CHAMADO ASSIM SABER MINHA CLASSIFICAÇÃO PARA TAL CONCURSO..OBRIGADA, ROSANGELA

    ResponderExcluir
  4. Henrique, está autorizado! O blog Cidadania do Porto agradece ao prestígio dos amigos de Paracambi!

    ResponderExcluir
  5. Agilidade e Transparencia, são duas coisas diferentes.Em Itaguai é possível visualizar a listagem dos convocados, agora, Paracambi onde está a listagem dos convocados. Em qualquer concurso publico é possivel ao candidato ter acesso aos chamamentos que ocorrem durante o periodo de validade do concurso publico.

    ResponderExcluir
  6. Meia verdade, caro amigo!
    Sem transparência não há democracia que se sustente!
    Você precisa, em qualquer concurso, ver a lista de convocados.
    Todos os documentos de Paracambi estão disponíveis em PDF, menos a tal convocação...
    Se tem não é legível...então...
    Muito estranho...
    Ano de eleição...
    Estamos de olho.

    ResponderExcluir
  7. Caro Sr. Danilo

    Eu fiz o concurso, será que estou sendo convocado?
    O senhor tem acesso a essa lista de convocação?
    Não moro em Paracambi e gostaria de ter mais informações.
    Por que não há publicação sobre isso?
    Nem todos estão em casa, é um mês de férias.
    Marcia

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter feito esse concurso e ter sido chamado para assumir a vaga, eu não estou cobrindo o concurso de Paracambi. A única coisa que sei é que chamaram, ao longo dessas últimas duas semanas, todos os candidatos aprovados dentro das vagas previstas no edital. Desculpe, mas é a única coisa que sei no momento.

    ResponderExcluir
  9. Cheguei agora de viagem. Vi esse blog e fiquei muito surpreso!
    Como faço para obter informações atualizadas?
    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Amigos, meu nome é Henrique e sou responsável pelas mídias digitais da Prefeitura de Paracambi. Entendo que existe muita ansiedade para ser convocado e a divulgação da lista de pessoas já convocadas é importante. O problema é que essa lista muda sempre à medida que mais e mais pessoas são convocadas. Na próxima terça-feira divulgaremos uma lista das pessoas já convocadas até o presente e, por isso, pedimos que fiquem atentos ao nosso site, Facebook e Twitter pois a informação será divulgada nos três.

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE TER ACESSO A ESTA LISTA DE CONVOCAÇÃO , POIS FUI APROVADA E ESTOU TENDO DIFICULDADES PARA ENCONTRA-LA E QUANDO LIGO PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OS TELEFONES ESTÃO OCUPADOS. POR FAVOR ENVIE PARA: lucianodomingossousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Danilo. Fui convocada para paracambi ontem, mas nao estava em casa e minha mae nao conseguiu anotar os exames e documentos necessarios à posse. Poderia me falar quais documentos foram exigidos a vc em paracambi?
    por favor, obrigada

    ResponderExcluir
  13. Todos!! O telefone do departamento pessoal, se não me engano é 26832008!

    ResponderExcluir
  14. Oi Danilo!!! Eu fui aprovada no concurso de Paracambi, mas não sei se fui convocada!!! Onde tá essa lista dos convocados?? O que faço pra saber se fui convocada, por favor!!! Aguardo sua resposta!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Pena não ser assim no atual momento.Fiz a prova em fevereiro de 2016 e até agora (22/nov/2016) não fui convocado. Mesmo sendo titular! Vai mudar o prefeito e pelo visto minha convocação vai se arrastar.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!