Tempestades e inexistência de uma Defesa Civil Local prometem trazer o caos a Itaguaí!


Com apenas uma tempestade de porte médio, centro da cidade enche com facilidade

Após ver as primeiras tempestades de verão, já é possível notar que a nossa cidade não tem infraestrutura adequada e preparada para escoar as águas pluviais. A falta de uma rede coletora de esgoto e águas pluviais pode colocar a cidade num caos, mesmo em tempestades médias como essas dos últimos dias. A cidade precisa urgentemente da implantação de um sistema de saneamento básico.

Pelo que sei até este momento, o nosso município não possui uma Secretaria de Defesa Civil Municipal. Desde o início do governo Charlinho, a defesa civil local foi extinta. Sem esse importante órgão, como pode a cidade ter um plano de amparo e prevenção de enchentes eficiente? Ou mesmo, uma estrutura adequada para amparar os desabrigados nessas enchentes?

Imagina só! Uma cidade sem saneamento básico, não planejado e para piorar, sem defesa civil local. Uma combinação perigosa onde nossa cidade poderá ser pega de surpresa. Se ocorrer até mesmo uma tragédia, não será por falta de aviso. Se realmente a cidade não tem uma defesa civil organizada, a inexistência deste órgão pode custar a vida de muitos itaguaienses nesse verão.

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

  1. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).22 de dezembro de 2011 às 13:05

    Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty recebem capacitação do ITDEC

    Publicado em 09/06/2011
    Seção: SIMULADOS / TREINAMENTOS

    O Instituto Tecnológico de Defesa Civil – ITDEC, órgão vinculado à estrutura da SUOP, dando prosseguimento ao Programa Permanente de Capacitação Interna – PPCI para a prevenção de desastres, capacitou as 4 secretarias e coordenadorias municipais de Defesa Civil das Prefeituras da região da Costa Verde do Estado: Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty. O encontro ocorreu no dia 08/06, no auditório do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear – CCCEN, em Angra dos Reis.

    O PPCI, coordenado pelo Ten Cel Paulo Renato, diretor do ITDEC, após nivelar 149 oficiais do CBMERJ, lotados nos diversos órgãos da SUOP, nos meses de março, abril e maio, em conhecimentos básicos de Defesa Civil, avança agora para os municípios, buscando a capacitação para a prevenção de desastres da força de trabalho das Defesas Civis das Prefeituras, sobretudo, dos secretários municipais e coordenadores. (BOM CABE SABE AONDE ESTA ESTA SECRETARIA , VOCE OU ALGUM CIDADAO SABE TO MANDANDO O SITE DA SUOP .ENTREGA AO DEUS JACK FERNADES (HEFESTO) )Bem-vindo ao site da Superintendência Operacional de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro - SuOp.

    Este site foi criado para que as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e a população fluminense compreendam como a SuOp articula e coordena ações de Defesa Civil no âmbito estadual, compreendendo ações de prevenção, de preparação para emergências e danos, de resposta aos desastres e de reconstrução.

    Endereço: Praça da República, 45 - 3º andar - Centro

    Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.211-350

    Telefones de contato: (21) 2333-3046 / (21) 2333-3047

    (21) 2333-3048 / (21) 2333-3049 (tel/fax

    ResponderExcluir
  2. so lamento pelo caos antes com o sagario a defesa civl atuava super bem DELCI GOMES VEM COMIGO!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!