Locais com histórico de enchentes estão sendo ocupados por empreendimentos em Itaguaí


Novos empreendimentos estão sendo cosntruídos em cima de terrenos sujeito a imundações

Todos nós, moradores de Itaguaí sabemos que nossa cidade tem um longo e traumático histórico de enchentes. A última grande enchente ocorreu em 1996, alagando boa parte dos bairros da cidade, notadamente a Ponte Preta, Chaperó, Jardim América, Engenho, Texeira, Leandro, Brizamar e a região de Piranema, próximo à rodovia Rio-Santos.

Ocorre que de 1996 até hoje, acompanhando o desenvolvimento da cidade, muitas empresas instalaram-se em locais que historicamente são alagados, seja nos verões e principalmente nesses anos atípicos. Assim, esses novos empreendimentos estão sujeitos a serem alagados no período de chuvas (aqui em nossa região, começa agora no final de dezembro).

Outro ponto importante a ser destacado, são as modificações que esses grandes empreendimentos impõe aos terrenos da cidade, como aterros para fins de terraplanagens. Esses aterros modificam o caminho das águas da chuva, podendo alagar residências ou localidades vizinhas que antes não eram suscetíveis a alagamentos. Pergunta: Em casos assim, quem será o responsável pelas perdas materiais? 

Prof. Danilo Aguiar

Um comentário:

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!