Itaguaí terá mais 16 unidades de ensino em período integral em 2012

 Serão inauguradas 14 novas creches e escolas; outras duas ganharão programa do MEC


Para o próximo período letivo, a rede municipal de ensino de Itaguaí contará com mais 16 unidades escolares com extensão da carga horária. Estão em construção mais sete escolas de período integral e sete creches em diversos bairros da cidade: Engenho, Mangueira,  Amendoeiras (Teixeira), Centro, Somel, Parque Primavera e Gleba B do Chaperó, Vila Geny, Piranema e Mazomba. Todas as escolas têm capacidade para até mil alunos e, funcionarão com o programa de educação integral da prefeitura, assim como as creches, que comportam  180 crianças. 

Além disso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) pré-selecionou algumas unidades de ensino do município para implantar o Programa Mais Educação, que garante um complemento escolar, com extensão da carga horária para os estudantes, mediante o repasse de R$ 37 mil por escola para serem aplicados nos dez meses letivos. 

De acordo com a Secretaria de Educação de Itaguaí, das três escolas selecionadas pelo Governo Federal, apenas duas estão confirmadas até o momento: a E. E. M. Chaperó e a E. M. Severina dos Ramos de Sousa. Na E. M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim já funciona o programa de ensino em tempo integral realizado pela Prefeitura de Itaguaí. Na última Prova Brasil, a unidade teve a melhor classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Baixada e figurou em 29º lugar na lista das melhores escolas do Estado. Também foi a única da região entre as 100 primeiras. Na avaliação da secretária de Educação de Itaguaí, Laudinice Brito, outras escolas precisam mais que a Américo Amorim.

Das outras duas unidades beneficiadas, apenas uma já realizava algum programa de educação complementar, como é o caso da E. E. M. Chaperó, onde funciona o Escola Aberta, outro programa do Ministério da Educação. Para a E.M. Severina dos Ramos de Sousa, no bairro de Coroa Grande, que atende quase mil alunos, o Mais Educação deverá ser ainda mais importante. Até o dia 15 de fevereiro, serão avaliadas as atividades mais compatíveis com cada unidade, que geralmente englobam esporte, oficinas culturais e reforço escolar.   

Mais esporte - Outra novidade para o próximo ano escolar será o início do funcionamento do Programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, nas 16 escolas municipais atendidas pelo Mais Educação. Haverá novos monitores, que passarão por um processo de capacitação a partir das necessidades de cada escola, onde serão realizadas atividades esportivas extracurriculares. O objetivo é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.


Seguem as novidades por bairro:

Vila Geny - terá uma nova escola e creche, além de receber a construção de um complexo esportivo. Ainda está sendo avaliada a implantação de mais uma creche naquela comunidade. Em fevereiro, deve ser inaugurada apenas uma das creches.

Teixeira / Amendoeiras - ganhará uma escola e uma creche, previstas para serem inauguradas em fevereiro de 2012.

Engenho - contará com uma escola, uma quadra e uma creche novas, que também  devem abrir as portas no próximo mês de fevereiro.

Centro - a comunidade poderá desfrutar de mais uma escola e quadra. Por conta de imprevistos no projeto, não se sabe se estará pronta até fevereiro deste ano, mas ainda no início do ano começará a atender àquela região .

Mangueira - uma nova escola e quadra estão em construção nesse bairro, próximo a Ibirapitanga. A prefeitura estima que até o final do primeiro semestre de 2012 será entregue à comunidade.

Piranema - estão sendo erguidas: uma escola, creche e quadra, que devem ficar prontas até julho de 2012.

Sase/Somel - Um grande complexo esportivo está sendo construído nessa região, que englobará ainda uma escola, creche e quadra, com previsão de ser inaugurada já em fevereiro de 2012.

Chaperó - O bairro ganhará duas creches, cujas obras estão bem adiantadas: uma em Parque Primavera e outra na Gleba B. As inaugurações devem acontecer entre fevereiro e junho deste ano. A E. E. M. Chaperó, que atende cerca de  600 alunos, ainda ganhará  o programa Mais Educação do Governo Federal, que garante extensão da carga horária escolar. Na unidade, já funcionava programa Escola Aberta, oferecendo atividades aos sábados para a comunidade local.  

Mazomba - Contará com mais uma creche, que está em processo licitatório, mas sai até o final do primeiro semestre de 2012.

Coroa Grande - A E. M. Severina dos Ramos de Sousa será contemplada com o programa Mais Educação, do MEC. Na unidade, que é uma das maiores do município, são atendidos quase mil estudantes, que agora terão atividades complementares no contraturno, de acordo com as especificidades da escola.

Fonte: MCI - Ariane Rodrigues


4 comentários:

  1. se o professor Danilo puder me responder onde será essa creche no parque primavera,porque não vi nada de obra,só um campo de futebol perto da ponte do cai tudo antes da linha ferrea que insinua uma possivel obra.Responda se puder por favor e AMO ESSE BLOG passo por aqui todo dia

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber que lugar do sase/somel será este grande complexo esportivo .pois ate agora não vi nada no sase ,vi uma obra deste porte no bairro ibirapitanga. será que não esta havendo um equivoco. pois os dois bairros se interligão

    ResponderExcluir
  3. Bem, somente publiquei a matéria que recebi por e-mail. A mesma que os veículos da cidade receberam. Devem ser obras para 2012...

    ResponderExcluir
  4. olá Prof. Danilo gostaria de saber se realmente essas escolas já estão construídas ou estão em construção.Dede já fico grata!
    Um abraço

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!