Oficinas e atividades esportivas animam as férias de verão em Itaguaí

 Escolas estarão abertas a crianças e a toda a comunidade durante os fins de semana de janeiro

Janeiro é tempo de diversão e mais aprendizado em Itaguaí. Sete escolas da rede municipal de ensino continuarão funcionando  durante as férias, aos sábados,por meio do Programa Escola Aberta, do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a prefeitura. Nessas unidades, são realizadas oficinas de artesanato, biscuit, curso de cabeleireiro, além de esportes diversos abertos aos alunos, jovens, crianças, adultos, pais, responsáveis e idosos, principalmente o público entre 12 e 15 anos. As atividades, que são organizadas no formato de oficinas, palestras e cursos, envolvendo, acontecem todos os sábados, das 8h às 14h ou das 9h às 15h, dependendo da disponibilidade das escolas.

Para a coordenadora do programa Escola Aberta em Itaguaí, Regina Vasconcellos, o retorno tem sido bastante positivo. De acordo com ela, duas escolas se destacam na realização dessas atividades: A E. M. Oscar José de Souza, na Ponte Preta e a E. E. M. Chaperó, no bairro de mesmo nome. “Pela falta de opções de lazer, a comunidade acaba aderindo bastante. A média de participantes varia entre 150 e 180”, afirma, acrescentando que o sucesso de atividades esportivas como taekwondo tem exportado talentos da cidade. “Alguns grupos já se apresentaram em outros municípios”. Além disso, a novidade chamou a atenção da E. M. Dr. Jorge Abraão, no bairro do Mazomba, que não participava do programa e decidiu, por conta própria, ampliar seu horário de aula aos sábados, com atividades como vídeos e sala de jogos.

Na E. M. Oscar José de Souza, as atividades são constantes aos fins de semana, sempre das 8h às 14h. Oficinas de cabeleireiro, taekwondo e culinária divertem e instruem a comunidade do entorno da Ponte Preta. É o mesmo caso da E. E. M. Chaperó, onde são oferecidas aulas de artesanato, culinária, street dance, modelo e manequim, além de esportes como vôlei e futsal. De acordo com a diretora da unidade, Marleide Minomo, o programa ainda conseguiu reduzir o índice de jovens de 12 e 13 anos grávidas. “A presença do Escola Aberta foi fundamental para os moradores do Chaperó, já que, tirando a criança e o jovem das ruas aos fins de semana, houve ainda a diminuição de comportamentos negativos, como palavrões”, alegra-se a diretora.
 
Um programa do MEC - O Programa Escola Aberta, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, a comunidade escolar e a do entorno ampliam sua integração planejando e executando atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas. A proposta é no sentido de fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento.

 As atividades acontecem nas unidades abaixo:


* E. M. Oscar José de Souza - Rua Lucia Tieme Hara s/n.º, bairro da Ponte Preta – (21) 2687-0912

* E. M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim - Rua Sebastião Bruno Oliveira s/nº, bairro Itimirim – (21) 3782-4261(Sec) / 2687-8845

* E. M. Tereza de Araújo Sagário - Av. Tabajara, s/nº, bairro Ibirapitanga – (21) 3782-2028

* Ciep 497 - Rua Manoel Soares da Costa, s/nº, bairro do Engenho – (21) 2688-1911

* E. M. Severino Salustiano de Farias - Est. do Teixeira esq. C/ Rua Z s/n.º, bairro Teixeira – (21) 2687-6895

* E. M. Elmira Figueira - Rua Tocantins, s/n.º, bairro Estrela do Céu – (21) 3782-4211 (Sec)

* E. E. M. Chaperó - Rua 16, s/n.º - Gleba B, bairro do Chaperó – (21) 2687-4973

Fonte: MCI - Ariane Rodrigues

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!