ITAGUAÍ poderá receber em 2012 um DISTRITO VERDE para empresas ecossustentáveis!

 Estado planeja instalar em Itaguaí novo pólo de indústrias ecologicamente corretas


Instalada ao lado do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a área abrigará empresas voltadas à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias destinadas à economia verde. A data para o início da construção do Distrito Verde será divulgada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, que será realizada em junho do ano que vem. 

De acordo com a subsecretária de Economia Verde, Suzana Kahn, a iniciativa promoverá a sinergia entre indústria, universidade e Estado, desenvolvendo o potencial de inovação para a nova economia do Rio.

O Distrito Verde será uma concentração geográfica de empresas que estão interconectadas, fornecedores especializados, serviços e infraestrutura. Pode ser também definida como uma organização econômica geográfica – disse Suzana Kahn.

De acordo com a subsecretária, as características favoráveis do local à instalação do Distrito Verde nortearam a escolha.

- O espaço está próximo a centros de pesquisa, universidade e a um parque tecnológico com várias empresas de tecnologia de ponta já instaladas. Na área também funciona uma incubadora de empresas que poderá fornecer serviços para as companhias que forem se instalar no distrito. Lá também é uma área com infraestrutura, próxima ao aeroporto e com ligação ao centro da cidade – afirmou.

De acordo com informações da Secretaria do Ambiente, duas empresas já confirmaram instalação na área do Parque Tecnológico da UFRJ: a General Eletric (GE), com o seu centro de pesquisas, e a L’Oréal. Também para o ano de 2012, há a perspectiva de desenvolver um novo polo do Distrito Verde, em Itaguaí. A região poderá concentrar projetos de energia renovável, caso das indústrias de equipamentos para usinas eólicas e solar.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!